
A Tapecar Gravações foi uma gravadora de discos brasileira independente criada em 1967 por Manuel Camero, conhecido como Manolo, que também foi executivo da gravadora RCA e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Originalmente era uma loja que vendia cartuchos sonoros para carros – os antecessores das fitas K-7. Inicialmente, a gravadora teve licença para distribuir, no Brasil, discos da Motown e Tamla, com artistas como Stevie Wonder e Jackson 5. Depois investiu em catálogo próprio. Durante os anos de atividade lançou cerca de 200 LPs, fora os compactos. Teve em seu cast artistas como Novos Baianos, Bezerra da Silva, Candeia, Xangô da Mangueira, Beth Carvalho e artistas de MPB e forró. Em 1974, a gravadora montou a sua própria fábrica de vinil e produziu discos também para a Som Livre a partir de 1978.
Após a falência em 1980, o catálogo internacional ficou com Aycha Discos (extinta um ano depois, em 1981), também de Manolo Camero, enquanto o acervo nacional foi para a Discos Copacabana, depois adquirida pela EMI e, posteriormente, pela Universal Music.
A Tapecar retornou em 2021 pelas mãos da filha de Manolo, Rossana Camero. No retorno, a gravadora optou por relançar o catálogo em streaming e LP. A Nikita Records entrou como parceira da Tapecar nos streamings. No ano de 2022 já havia trinta títulos da Tapecar disponíveis nas plataformas digitais de música. Entre os trabalhos relançados estão discos de Elza Soares, Candeia, Claudia Savaget e Gilson de Souza.