0.000
Termo
Os Afro-sambas
Dados Históricos e Descrição
Os "Afro-sambas" é um álbum gravado com músicas compostas por Baden Powell e Vinícius de Moraes com a participação do Quarteto em Cy, de Dulce Nunes, e do "coro da amizade" em 1966. O trabalho foi produzido por Roberto Quartin para o selo Forma. As músicas tiveram arranjos e regência do maestro Cesar Guerra-Peixe.

A inspiração para o álbum foi um LP de samba de roda baiano escutado por Vinícius de Moraes - "Sambas de Roda e Candomblés da Bahia", - que foi um presente dado pelo amigo Carlos Coqueijo Costa. Era um samba ainda muito permeado pela influência africana, diferente do carioca. A sonoridade levou a dupla Baden e Vinícius a misturar o instrumental percussivo ligado às tradições religiosas afro-brasileiras com a bateria, o baixo e o violão. O álbum foi uma reincorporação das tradições musicais afro-brasileiras na nova sonoridade que surgiu após a bossa nova. Uma reinterpretação promovida por Baden Powell e Vinícius de Moraes. 

O repertório foi composto pelas músicas "Canto de Ossanha", "Canto de Xangô", "Bocoché", "Canto de Iemanjá", "Tempo de amor", "Canto do Caboclo Pedra-Preta", "Tristeza e solidão" e "Lamento de Exu", que seguiram sendo revistas por músicos importantes na música brasileira.  

Tocaram no álbum, além de Vinicius, Baden, o Quarteto em Cy, Dulce Nunes, Nicolino Copia - o "Copinha" - na flauta, Pedro Luiz de Assis no saxofone tenor, Aurino Ferreira no sax barítono, Jorge Marinho no contrabaixo, Reisinho na bateria, Alfredo Bessa e Nelson Luiz no atabaque, Alexandre Silva martins no bongô, Gilson de Freitas no pandeiro, Mineirinho no agogô, Adyr José Raimundo no afoxé. Tudo gravado por Ademar Rocha, com fotos de Pedro de Moraes e capa de Goebel Weyne. 

Também participou do disco o que foi chamado por Vinícius de "coro da amizade", formado por Eliana Sabino, (filha do escritor Fernando Sabino), Tereza Drumond (namorada de Baden), a atriz iniciante Betty Faria, os médicos César Augusto Parga Proença e Otto Gonçalves Filho e Nelita (esposa de Vinicius na época).

O álbum foi regravado por Baden Powell e lançado pela gravadora Biscoito Fino em 1990, com a participação do Quarteto em Cy, com o músico fazendo os vocais no lugar de Vinícius de Moraes.