
Como Bloco Carnavalesco Rosa de Ouro foi fundado em 13 de março de 1970, com sede Rua Coelho Lisboa, no bairro de Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio de Janeiro, por componentes da Ala dos Impossíveis, da Portela, integrada por Candeia, Valdir 59, Bidi e Wanderley Francisco, entre outros. Segundo os seus fundadores, o nome “Rosa de Ouro” faz alusão ao musical “Rosa de Ouro”, de 1965, “Rosa de Ouro”, de autoria de Kléber Santos e Hermínio Bello de Carvalho, com Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Elton Medeiros, Anescarzinho do Salgueiro, Clementina de Jesus e Jair do Cavaquinho, entre outros, com a música-título autoria de Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho.
Nos anos 2000, apoiado pelo seu patrono Marcos Falcon, o Bloco Rosa de Ouro se reestruturou e chegou ao grupo de disputa das escolas de samba, se transformando, então, em Grêmio Recreativo e Escola de Samba Rosa de Ouro.
No ano de 2005 assumiu a presidência da agremiação Marcos Falcon. Neste mesmo ano fez apresentou o “Desfile de Avaliação” com o enredo “Obá, a terceira mulher de Xangô”. No ano seguinte, em 2006, a Escola foi a campeã do Grupo E (Sexta Divisão), com o enredo do carnavalesco Humberto Abrantes “Rosa de Ouro é Comércio, Festa e Arte na Feira de Caruaru”, e samba-enredo composto por Luisinho Oliveira, Henrique Guerra, Marcio Alexandre, Serginho Mato Alto e Ronaldo do Cavaco, tendo como intérprete Rodrigo da Silva.
Em 2007 teve como presidente Adriane Gonçalves e desfilou com o enredo “Diz no pé, toda a criação da humanidade”, classificando-se em 7.º Lugar no Grupo D (Quinta Divisão).
No ano de 2008 assumiu a presidência Jarbas Fernandes de Mello e a escola desfilou com o enredo “As sete vertentes do bem e do mal”, com o qual se classificou em 11.º Lugar do Grupo D.
Em 2009 o enredo da Escola foi o seu patrono e presidente Marcos Falcon, quando a escola classificou-se em 4º Lugar do Grupo RJ-3, com o enredo “Não há limite para o sonho. Quem ousa vence”.
Em 2010 a Escola classificou-se em 3º Lugar do Grupo RJ-3 (quinta divisão), com o samba-enredo “Da ousadia dos migrantes à construção de um sonho. Feira de São Cristóvão, o Nordeste carioca!”, de Roberto Botelho, Edson Pereira, Henrik Silva e Zé Carlos.
No ano de 2016 o a jovem Escola perdeu o seu presidente e patrono Marcos Falcon. Para ocupar o lugar de presidente de honra foi nomeada Nilce Fran, uma das maiores passistas da história da Portela e filha de Wanderley Francisco, um dos fundadores do Rosa de Ouro.
No ano de 2018 a agremiação classificou-se em 13º Lugar da Série C (quarta divisão), com o enredo “Tributo à Vaidade”, um reedição de um enredo da Portela do ano de 1991, em samba composto por Café da Portela, Carlinhos Madureira e Iran Silva. Neste mesmo ano, de 2018, o presidente Hélio José Julinho deixou o cargo, e após o Carnaval de 2019, a presidente de honra Nilce Fran foi eleita presidente da agremiação e a Escola classificou-se em 6º Lugar da Série D com o enredo “Iamandu e Jaci: o Sopro da Criação”. No ano seguinte, em 2020, a Escola desfilou no Grupo de Acesso da Avenida Intendente Magalhães com o enredo em homenagem à Nilce Fran: “Nilce Fran – A filha de Yansã”, samba de autoria de Robinho, Lício Pádua e Fernando Sapê, com o qual a agremiação se classificou em 7º Lugar.
No ano de 2022 a agremiação desfilando na Série Prata com o enredo “Coroaci, a Terra do Sol”
No Carnaval do ano de 2023 a Escola desfilou na Série Prata com o samba-enredo “Inhame – A raiz do fundamento que me faz feliz! Sou Popo, sou Ouro, Sou Costa do Marfim no Carnaval do Rio!”, dos compositores Valtinho Botafogo, Robinho, Lício Pádua, Dimas Mello, Victor Rangel, Augusto Locutor, Gladiador, Jefferson Oliveira, Edson de Jesus e Deco Moratelli, classificando-se em 15º lugar.
No ano de 2024 a Escola reeditou o enredo da Portela do ano de 2012, “Bahia: E o povo na rua cantando… É feito uma reza, um ritual”, em sambas-enredo de Luiz Carlos Máximo, Naldo, Toninho Nascimento e Wanderley Monteiro, classificando-se em 10º lugar, sendo rebaixada da Série Bronze.
Em 2025 a Escola desfilou com o enredo “Anastácia” no Grupo de Avaliação, tornando-se a Campeã, passando para a Série Bronze no Carnaval de 2026.