
Fundada a 16 de junho de 1966, tem na sua bandeira as cores rosa e branca, propostas por Ney de Gaspar, com sede localizada à Avenida Dom Helder Câmara, 2233, no bairro de Vieira Fazenda, subúrbio do Rio de Janeiro. Seus fundadores são Ney de Gaspar, Josué da Silva, José Victor Barcelos, Antônio Barbosa, Ernani Pinto, Hélio Fábio dos Santos, entre outros. De acordo com Hiram Araújo, autor do livro “Carnaval – Seis Mil Anos de História”, na década de 1940 Dona Andreza Moreira da Silva foi morar no Morro do Jacarezinho e fundou, em 28 de março de 1946, a Unidos do Morro Azul. A Unidos do Jacarezinho surgiu da junção da Unidos do Jacaré à Unidos do Morro Azul. Dona Andreza era líder no morro e foi uma das primeiras mulheres a assumir a presidência de uma escola de samba, sendo também fundadora da União das Escolas de Samba (UES). A escola está localizada no Morro do Jacarezinho, um dos maiores grupos habitacionais da cidade, no bairro do Jacaré, o segundo parque industrial do Rio de Janeiro. Teve como principais presidentes: em 1989, Jorge Couto Reis e, nos anos de 1990/1991, Francisco Sérgio Figueiredo Brollo. Suas principais colocações e enredos foram: 1997, terceiro lugar no Grupo de Acesso B com o enredo “Sonhando com a Infância, Oh como é Doce ser Criança”;
1998, primeiro lugar no Grupo de Acesso B com o enredo “Etnias em Festa na Sapucaí”; 1999, desfilou no Grupo A; 2000, desfilou no Grupo de Acesso A com o enredo “Do Barão à Fundação, 100 Anos À Serviços Da Nação”; 2001, terceiro lugar no Grupo B com o enredo “Maracanã, 50 Anos de Emoções”. No ano de 2005 a escola classificou-se em décimo lugar do Grupo de Acesso B com o enredo em homenagem ao compositor portelense Monarco.
BIBLIOGRAFIA CRÍTICA:
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Edição: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006, RJ.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.