Agremiação formada em Santos, em 23 de abril de 2002 e com sede localizada à Rua Quinze de Novembro, 68 – Centro, cidade de Santos, no Estado de São Paulo.
O Clube foi fundado por um grupo de amigos, tendo a sua primeira reunião das dependências do bar e lanchonete do SESC Santos. Na ocasião, o músico e jornalista Marcello Laranja fez uma explanação sobre a história do choro, ao lado do conjunto Cinco Companheiros.
Segundo seus fundadores:
“O Clube do Choro de Santos tem o objetivo de promover e difundir o Choro para o público em geral e também para admiradores do choro, tanto artistas que tocam chorinho ou para o público que quer conhecer melhor o gênero musical. A ideia sempre foi agregar os conjuntos de choro da região da Baixada Santista e também para que as pessoas- principalmente o jovem – possam tomar contato com o Choro, que é considerado o primeiro gênero de música popular urbana do Brasil, muitas vezes excluído do atual processo cultural, em razão da comercialização e da banalização da música popular. Anualmente o clube promove eventos comemorativos ao ‘Dia Municipal e Nacional do Choro’, no mês de abril, e ao ‘Dia Estadual do Choro’, em junho.”
O Clube teve como a primeira sede localizada em uma das salas da Sociedade Humanitária, na Praça José Bonifácio.
No dia 23 de abril de 2008 o Clube transferiu-se para a nova sede, desta vez no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro histórico de Santos.
Em novembro de 2010, a Prefeitura de Santos cedeu uma sala nas dependências do Mercado Municipal, onde foi montada a Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, passando a ser usada para a formação de jovens e adolescentes em aulas de diversos instrumentos pertinentes ao gênero.
Em 2023, tendo como presidente Marcello Laranja, o Clube do Choro de Santos promoveu a “Semana Nacional do Choro 2023”, na qual celebrou o aniversário de Pixinguinha e os 21 anos do Clube. O evento contou com uma programação na qual contou com os seguintes grupos e artistas expoentes locais do gênero em Santos:
Roda de Choro, na sede do Clube, com o convidado especial John Berman, tendo como músicos da casa Edinho Schmidt, Monteiro, Arizinho 7 Cordas e Alexandre Branches; cinco espetáculos no dia 5 de maio, no Largo do Valongo/Museu Pelé com os grupos Duo Choro de Bolso, Choro de Crina, Regional Caiçara e Aqui Tem Choro, e fechando com o músico Maynard Carvalho e banda;
No dia 6 de maio de 2023, também no Largo do Valongo/Museu Pelé, show com o Grupo Pra que Chorar, com a participação especial de Mano Jotta R.; “Roda de Conversa” no foyer do 1º andar do Museu Pelé, tendo como tema “Pixinguinha, Pelé e a formação da identidade brasileira”, com os convidados Jamir Lopes, Marcello Laranja e Douglas Martins; show com o grupo Choro Negro, com participação Abecca; espetáculo com o grupo Caros Amigos, tendo como convidada especial Mariana do Cavaco, e fechando as comemorações do evento, show com Canhotinho do Cavaco, Luizinho 7 cordas e trio.
O evento foi organizado pelo Clube do Choro de Santos, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura por meio de emendas parlamentares dos vereadores Fabrício Cardoso e Benedito Furtado, apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo e parcerias com projeto “Chorinho no Aquário” e Zopp Criativa Produções.
No ano de 2024 constava como presidente o músico e jornalista Marcello Laranja.