4.001
Termo
Associação Educativa e Cultural Didá
Dados Históricos e Descrição

O projeto Didá foi idealizado por Neguinho do Samba (Antonio Luís Alves de Souza – Salvador 1955/ 2009 Idem).
Em 1990 Paul Simon gravou com o Bloco Afro Olodum o CD “The Rhythm of the Saints”, sendo o bloco regido pelo percussionista Neguinho do Samba. Como o resultado obtido agradou a Paul Simon, este ofereceu a Neguinho do Samba um carro importado como forma de agradecimento. Neguinho em vez de um carro, escolheu uma casa no Pelourinho, onde fundou a Associação Educativa e Cultural Didá em 1993, entidade sem fins lucrativos que atua promovendo gratuitamente atividades educativas com base na arte e nas manifestações populares criadas e mantidas pelos africanos e por seus descendentes. O principal foco do “Projeto Didá” é oferecer às mulheres, principalmente as negras, um espaço para expor suas ideias e desenvolver atividades.
A instituição oferece 11 cursos – percussão, dança afro, teatro, capoeira, artesanato, canto, bateria, violão, cavaquinho, teclado e sopro, e chega a atender entre 600 a 800 crianças e adolescentes carentes ou não, por ano.
Além dos cursos, o projeto se estende ao bloco afro carnavalesco do bloco Didá, loja de artigos Didá e o projeto “Sòdomo”, centro de aprimoramento feminino Didá Banda Feminina.
O Bloco Didá é integrado somente por mulheres que apresentam condições financeiras precárias, vítimas de violência domésticas, sem acesso à educação etc, tendo como proposta dar suporte para que elas exercitem arte, cultura e cidadania.
A Didá Banda Feminina já se apresentou com Caetano Veloso, participando do disco do artista.