Site sobre violão brasileiro no ar desde setembro2014 com o propósito de catalogar, resgatar, lançar, e promover obra de compositores e intérpretes do violão, seja disponibilizando acervo de partituras, vídeo e áudio no site e redes sociais, seja promovendo concursos e festivais de violão, como o Novas e o Festival de Violão de Teresina. Com direção e idealização do jornalista e produtor musical Alessandro Soares, o site foi criado em parceria com o pianista e pesquisador Alexandre Dias.
Em março de 2023, foi feita um show em comemoração ao centenário de Luiz Bonfá, no Sesc Santana, em São Paulo (SP)será realizado o show “Luiz Bonfá 100 anos – Pra não Perder a Fantasia”, foi idealizado e dirigido pelo produtor e curador do Acervo Violão Brasileiro, Alessandro Soares. Entre os músicos que se apresentaram estavam os violonistas Guinga, Marco Pereira, Conrado Paulino e Lucas Félix; no contrabaixo Zeca Assumpção, no clarinete Proveta, na percussão Luiz Guello e a cantora Lívia Nestrovski. No repertório foram incluídos sucessos como “Manhã de Carnaval”, “Samba de Orfeu”, “Gentle Rain” e “Correnteza”. Entre temas menos conhecidos, foram tocados “Deve Haver Alguém”: parceria de Bonfá e Vinícius de Moraes desaparecida que foi redescoberta.
O show Bonfá 100 anos fez parte de série de homenagens a violonistas, compositores e intérpretes da música brasileira produzidas pelo Acervo Violão Brasileiro com a intenção de preservar a memória da música brasileira tendo o violão como o mote. O projeto teve apoio do Sesc/SP. Entre 2017 e 2019 foram realizados três shows, no Sesc Santana/SP: “Violão Vadio – Baden Powell 80 Anos (2017)”, com participação de Marcel Powell, Paulo Bellinati, João Camareiro, Marcos Alves, Carlos Chaves, Irene Atienza e Zé Renato; “Gingando – Centenário Dino 7 Cordas” (2018), com Yamandu Costa, Alessandro Penezzi, Marcelo Gonçalves, Rogério Caetano e outros instrumentistas como Toninho Ferragitti e Roberta Valente, entre outros.
Em 2019 foi realizado o show “Toada Improvisada – Jackson do Pandeiro 100 anos”, com Mariana Aydar, Targino Gondim, Silvério Pessoa, Irene Atienza, Junio Barreto e Nicolas Krassik. A justificativa para o evento centrado no violão tr Jackson como homenageado foi o fato de ele compor ao violão.
Em maio, no dia 24, foi lançada a partitura da peça inédita “Diluviando” no site do Acervo Violão Brasileiro. O lançamento da partitura celebrou o aniversário de Ian Guest, no dia anterior. Cinco dias antes o violonista Daniel Murray lançou um single interpretando a música. A peça foi consequência de trocas de e-mails entre Daniel e Ian Guest.