
Jornalista. F
ilha de Vander de Castro (jornalista, escritor, poeta e ator) e de Célia Vaz (instrumentista, arranjadora e compositora). Dos quatro aos 15 anos, participou de coros infantis em discos de Xuxa, Os Trapalhões, Milton Nascimento e Roberto Carlos, entre outros. Atuou, também, na dublagem de “Fievel – Um conto americano”, filme de Don Bluth (EUA/1986). Em 1999, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde participou, em 1995 e 1996, do subprojeto “Jovem Guarda: Mercado, relações e apropriações”, vinculado ao projeto do CNPq “Nação, mídia e pluralismo cultural: Anos 60 e depois”. Dois anos depois, obteve a Licenciatura em Música pela Uni-Rio.
Em 1999, participou, durante três meses, do curso de trainee da “Folha de S. Paulo”, tendo atuado como redatora freelancer para essa publicação.
Ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou em revisão, copidesque e preparação de texto dos livros “Romeu & Julieta”, de William Shakespeare (ed. bilíngüe, trad. Bárbara Heliodora), “Poesia completa” (vols. 1, 2, 3, e 4), de Cecília Meireles, “O feitiço da ilha do Pavão”, de João Ubaldo Ribeiro, “Prosa”, de João Cabral de Melo Neto, “História da música ocidental”, de Jean e Brigitte Massin, “O olhar oblíquo do bruxo”, ensaios em torno de Machado de Assis, de Marta de Senna, “Roosevelt e Hopkins – Uma história da Segunda Guerra Mundial”, de Robert E. Sherwood (Editora Nova Fronteira), “Crônica da casa assassinada”, de Lúcio Cardoso, “62 Modelos de armar”, de Julio Cortázar, “Brasil brasileiro”, de Paulo Mendes Campos, “Murais de Vinícius e outros perfis”, de Paulo Mendes Campos (Editora Civilização Brasileira), e “Nietzsche em Turim”, de Lesley Chamberlain (Editora Difel), entre outros.
Em 2000 e 2001, integrou a equipe do Cliquemusic, redigindo biografias e assinando matérias, notas e críticas de discos para o site. Também em 2001, produziu verbetes de música popular brasileira para o site do Itaú Cultural. Nesse mesmo ano, assinou textos para os “Cadernos de Choro” (Acari), para os 5 CDs triplos do projeto “Princípios do Choro” (Acari/Biscoito Fino,) e para os 15 CDs “Memórias Musicais” (Biscoito Fino), lançados com o livro de Humberto Franceschi, “A Casa Edison e Seu Tempo”, do qual atuou na edição de texto. Ainda nesse ano, escreveu textos para os CDs “Cordas Cruzadas”, do Quarteto Maogani (Rob Digital), “Homenagem a Paulo da Portela”, da Velha Guarda da Portela (relançamento pela Nikita).
Em 2002, passou a trabalhar no Departamento Editorial da Nova Fronteira e assinou o texto do relançamento de “Bossa, Balanço, Balada”, de Sylvinha Telles (Dubas).