
Pesquisador. Historiador.
Em 1994 concluiu o mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, apresentando a dissertação “Nós, que amávamos tanto a Democracia: Protesto de rua contra o regime militar na Grande São Paulo – 1977/1984”. Em 1999, obteve o doutorado, pela mesma instituição, defendendo a tese “Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na trajetória da Música Popular Brasileira – 1959/1969”.
Participou de mesas-redondas e seminários acadêmicos sobre música brasileira, no Brasil e no exterior.
Entre seus artigos destacam-se: “Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira” (Revista Brasileira de História, ANPUH, São Paulo, 39, 167-189, 2000), “Já temos um passado: 40 anos do LP ‘Chega de Saudade’ (João Gilberto)” (Latin American Music Review. 21/1, University of Texas at Austin, 2000, p. 59-65), “A Música Popular Brasileira nos anos 60: apontamentos para um balanço historiográfico” (Revista História, Questões & Debates, nº 28, Associação Paranaense de História/PGHIS-UFPR, 1998 (1999), p.123-149), “Do sarau ao comício: inovação musical no Brasil (1959/1963)” (Revista USP, 41, São Paulo, Humanitas, mar/mai, 1999, p.168-187), “A invenção da Música Popular Brasileira: um campo de reflexão para a história social” (Latin American Music Review, Austin, University of Texas, 19/01, spring/summer 1998), “Tropicalismo: as relíquias do Brasil em debate” (Revista Brasileira de História, ANPUH, São Paulo, 35, set-1998) e “Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de história” (Revista Brasileira de História, v.7, nº13, ANPUH/Marco Zero, São Paulo, 1986). É autor dos livros “O regime militar brasileiro” (Ed. Atual, São Paulo, 1998), “O uso da TV em sala de aula” (Ed. Contexto, São Paulo, 1999), “Cultura Brasileira: entre a utopia e a massificação (1950/1980)” (São Paulo, Contexto, 2001), “Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959/1969)” (São Paulo, Anna Blume / FAPESP, 2001) e “História e Música” (Ed. Autêntica, Belo Horizonte, 2002).
É professor-adjunto do Departamento de História da Universidade do Paraná, desde 1994, e professor-visitante do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), desde 1996.
Vem trabalhando nos seguintes projetos de pesquisa: “Coração Civil: A MPB e a oposição civil ao regime militar – 1969-1979” e a “A canção (MPB) em sala de aula e em projetos escolares”.
Coordena, desde 1999, o website do “Projeto Alta Fidelidade -Apoio à pesquisa histórica em MPB” (www.geocities.com/altafidelidade).