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Nome artístico
Júlio César Valladão Diniz
Nome verdadeiro
Júlio César Valladão Diniz
Data de nascimento
9/9/1957
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Professor. Pesquisador. Escritor.

Estudou teoria musical, solfejo e piano no Conservatório de Música de Niterói na década de 1970.

Em 1976, integrando o Grupo Gens, publicou o livro de poesia “Corações Tropicais”.

Bacharel em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981.

Mestre em Letras pela PUC-Rio, em 1987,com a dissertação “Uns Caetanos” (Estudos de composições), ano em que ingressou no Magistério Superior, como professor de Literatura Brasileira no Departamento de Letras da PUC-Rio.

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-Rio, em 1995, com a tese “Música e Literatura na Cultura Brasileira”.

Professor da Área de Estudos de Literatura na PUC-Rio, coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Letras, professor visitante na Universidade de Salamanca (Espanha), além de coordenador de pesquisa e edição do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, projeto vinculado ao Ministério da Cultura, com apoio da FAPERJ e BrasilTelecom.

Autor de livros, ensaios e artigos sobre poesia brasileira, MPB e Cultura Ibero-americana publicados no Brasil e no Exterior.

A partir do ano de 1995 passou a coordenar diversos projetos de pesquisa realizados no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura na PUC-Rio. Nestes projetos está presente o interesse pela música popular brasileira e suas relações com outras áreas do saber e da cultura brasileira. Foi especialista do “Programa Nacional de Incentivo à Leitura” ( PROLER), da Fundação Biblioteca Nacional, de 1992-1996; Vice- presidente da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro- ASSEL-RIO -1996 a 1998; professor do Curso de Especialização “Formação de professores de português para estrangeiros”, na FUNCEB – Buenos Aires (Argentina), em 2003; professor do Curso de Especialização “Leitura de múltiplas linguagens”, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, na Universidade de Passo Fundo (RS)e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista (BA). Presta consultoria a diversas instituições, entre as quais, CNPq, Faperj, Biblioteca Nacional, Unesco, Fundação Victor Civita e Petrobras.

Publicou diversos capítulos em livros com outros autores, artigos em anais e em diversas revistas literárias e acadêmicas, entrevistas cujos temas se reportam à crítica literária, ao estudo da MPB e suas relações com outras artes e à cultura contemporânea. Dentre os vários livros, capítulos de livro e ensaios destacam-se: 1.”Brazil and issues of cultural and national identity in Latin America”, In Diálogos latinoamericanos 2/2000. Aarhus: Aarhus Universitet / Centro de Estudios Latinoamericanos, 2000, pp. 24-38. 2.”Na clave do moderno (algumas considerações sobre música e cultura)” – In Semear 4. Rio de Janeiro: NAU, 2000, pp. 237-261. 3. “Música popular –  leituras e desleituras” ,  In OLINTO, Heidrun e SCHÖLLHAMMER, Karl Erik (orgs). Literatura e mídia. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio / São Paulo: Loyola, 2002, pp.173 -186. 4.”Língua: a idade da terra” –  In Do músculo da boca. FEIJÓ, Elias J. Torres (org). Santiago de Compostela: Concello de Santiago / Universidade de Santiago de Compostela, 2001, pp. 96-98. 5.”A voz como construção identitária”. In MATOS, Cláudia Neiva et al (orgs). Ao encontro da palavra cantada – poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001, pp.207- 216 6. “Pesquisa e reflexão sobre música popular no Brasil”. In TORRES, Rodrigo (edit.). Música Popular em América Latina. Santiago do Chile: Fondart y Rama Latinoamericana del IASPM, 1999, pp.40-46. 7.”A voz múltipla de Narciso (uma leitura do projeto estético de Caetano Veloso)”. In REIS, Roberto (edit.). Toward Socio-Criticism: Luso-Brazilian Literatures. Tempe: Arizona UP, 1991, pp. 183-188. 8.”A interface música/literatura na clave dos estudos culturais” – In Anais do VI Congresso Abralic. Florianópolis: ABRALIC / UFSC, 1999. (CDROM) 9.”Corpo textual, corpo musical, corpo urbano em Mário de Andrade”. In Anais do 50 Congresso Internacional ABRALIC, v.2. Rio de Janeiro: ABRALIC, 1998, pp.135-8. 10.”Literatura e música: questões multiculturais”. In Anais da VI Jornada Nacional de Literatura. Passo Fundo: Ediupf, 1997, pp.277-9. 11.”Mário e Macunaíma na Pequena África”. In Estudos da linguagem. Perspectivas, memórias e atualidades. Anais do V Congresso da ASSEl-Rio. Rio de Janeiro: ASSEL-Rio , 1996, pp.359-366. 12.”Ondas sonoras da MPB”. Leituras compartilhadas. Fascículo 5, set.2002. Rio de Janeiro: Leia Brasil / Argus / Petrobras, 2002, pp.44-5. 59 pp. 13.”A terceira margem do som”. Leituras compartilhadas. Fascículo 3, nov/dez 2001. Rio de Janeiro: Leia Brasil / Argus / Petrobras, 2001, p.36. 43pp. 14.”Os 500 anos e a representação de identidade na cultura brasileira”. Ciberkiosk, julho 2000. http://www.ciberkiosk..pt/ensaios/juliodiniz 15.Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. (coordenador de pesquisa). http://Www.dicionariompb.com.br 16.”A voz – entre a palavra e o som”. Ciberkiosk, abril 2002. http://www.ciberkiosk.pt/ensaios/diniz 17.Roteiro da Exposição “Eu não sou o meu nome – Maria Bethânia”. Evento: Mostra dos 500 anos. Parque das Nações, Lisboa, maio 2000. 18.Catálogo da Exposição “Eu não sou o meu nome — Maria Bethânia”. Evento: Mostra dos 500 anos. Parque das Nações, Lisboa, maio 2000.

Realizou trabalhos na área de Teatro e Música, tendo participado da seleção de textos de Fernando Pessoa para o espetáculo “Imitação da Vida”, da cantora Maria Bethânia, além de ter escrito o roteiro para a “Mostra Eu não sou o meu nome – Maria Bethânia 35 anos de carreira”, no Parque das Nações, em Lisboa, em 2000.

Desenvolveu pesquisa sobre a representação do “Estrangeiro na Cultura Contemporânea”, em particular, na Literatura e no Cinema, tema de seu Pós-Doutoramento na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Em 2008 fez a coordenação dos pesquisadores Frederico Coelho e Heloísa Tapajós para o argumento  do documentário em longa-metragem “A Palavra (Em)cantada”, com direção de Helena Solberg e argumento de Márcio Debellian. O filme contou com participação de Adriana Calcanhotto, Antonio Cícero, Arnaldo Antunes, B Negão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha, Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan, além de imagens de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim, tendo a música popular brasileira como eixo da narrativa, o filme se propôs a analisar a MPB como ponte para a poesia e a literatura no Brasil.

No ano de 2013 coordenou o projeto gráfico “Dorival Caymmi – Acontece que ele é baiano”, livro bilingue lançado com o apoio da Repsol Sinopec Brasil, no qual participaram com textos Caetano Veloso, João Ubaldo Ribeiro e Stelinha Caymmi, além de entrevistas exclusivas com Dori Caymmi, Nana Caymmi e Danilo Caymmi, e ainda textos de Jorge Amado, Paulo César Pinheiro e do próprio Júlio Diniz, e ainda fato material icnográfico de arquivo da família Caymmi.

Em 2019, em Portugal, participou como palestrante convidado do “Seminário Permanente de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos”, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde ministrou a palestra “Algumas Observações Sobre As Narrativas Sonoras e Perfomáticas Contemporâneas do Brasil do Século XX”. Também apresentou a palestra “Corporiedades, Textualidades e Sonoridades Contemporâneas: A Música Popular Brasileira e Suas Potências”, no Auditório da Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto”, na cidade do Porto, em Portugal.

No ano de 2024 organizou o volume “Clara – Uma Fotobiográfia” na Quadra da Portela, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e com apoio do Banco Icatu, da Editora PUC-Rio e Da Lapa Produções Artísticas. O livro contou com textos do próprio professor-doutor Júlio Diniz, e ainda de Rodrigo Faour, Rodrigo Alzuguir, Luíza Marcier, Giovanna Dealtry e Ana Njeri, além de depoimentos exclusivos colhidos por Ana Basbaum (Alcione, Dori Caymmi, Joyce Moreno, Leci Brandão, Maria Bethânia e Paulinho d aViola), Rodrigo e Renata Alzuguir (Chico Buarque, Elba Ramalho, Marisa Monte e Nana Caymmi) e Rodrigo Alzuguir (João Bosco), trazendo também uma compilação de textos transcritos de declarações de Clara Nunes  em rádio, TV e mídia impressa feita por Rodrigo e Renata Alzuguir. Neste mesmo ano, de 2024, foi um dos convidados para o evento “3ª Edição Em Comemoração ao Dia de Machado de Assis”, com curadoria da poeta Dora Ribeiro e do professor Oswaldo Martins, apresentado no Café Capitu, espaço na própria casa de Machado de Assis, no Cosme Velho, bairro da zona sul do Rio de Janeiro.

 

BIBLIOGRAFIA CRÍTICA

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Quase Tudo: Poemas, Letras & Convidados. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2023.

COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.

DINIZ, Júlio (Org) Clara – Uma fotobiografia. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2023.

DINIZ, Júlio, et FARIA, Heloísa Winschenck (Coordenação) et al Maria Cristina Pentreath (tradução). Dorival Caymmi: Acontece que ele é baiano – He happens to be from Bahia. Rio de Janeiro: 19 Design Editora, 2013.