
Musicólogo. Historiador. Jornalista. Cronista. Pesquisador.
Entre 1919 e 1920, escreveu para o “Jornal das Moças”. Por essa mesma época, colaborou com o jornal “Idéia Nacional” que, entre seus redatores, contava com Carlos Maul. Colaborou em diversas revistas como “Noite Ilustrada”, “Carioca” e no “O Jornal”. Em 1960, aposentou-se como funcionário do jornal “Diário Carioca”. Publicou, em 1965, “Ameno Resedá – O Rancho Que Foi Escola”. Em 1974, lançou no Rio de Janeiro o livro “Maxixe – A Dança Excomungada”. Publicou, em 1978, o 1º volume do livro “Figuras e Coisas da Música Popular Brasileira” e, em 1980, o 2º volume. Em 1982, lançou o livro “Figuras e Coisas do Carnaval Carioca”.
Em 1928, ingressou no jornal carioca “Diário da Noite”, fazendo crônicas carnavalescas. A partir de 1930, trabalhou no jornal “Diário Carioca”. No ano seguinte, publicou o livro de crônicas e reportagens sobre as gafieiras cariocas “O Cabrocha”. Entre 1964 e 1967, colaborou no “Jornal do Brasil”. No ano de 1985, publicou “Meninos eu Vi”, coletânea de artigos publicados em jornais, que testemunharam sobejamente aquilo que todas as redações cariocas dele diziam, ou seja, que Efegê sempre foi a melhor testemunha ocular dos folguedos cariocas durante o século XX, de tudo tendo participado e a todos conhecendo na intimidade. A partir de 1966, convidado por R. C. Albin, primeiro diretor do MIS, ocupou uma das 40 cadeiras de fundador e membro efetivo do Conselho Superior da Música Popular Brasileira, que escolhia os prêmios Golfinho de Ouro e Estácio de Sá, votados pelo MIS e outorgado pelo governo do Estado.
BIBLIOGRAFIA CRÍTICA CONSULTADA:
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.