5.001
Nome artístico
Guti Carvalho
Nome verdadeiro
Augusto César Nogueira de Carvalho
Data de nascimento
25/12/1952
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Produtor musical.

Irmão de Beto Carvalho (produtor musical). Primo de Sérgio de Carvalho (produtor musical), Dadi (baixista e compositor), Mu Carvalho (tecladista, compositor e produtor musical) e Heloisa Tapajós (pesquisadora de MPB).

Dados Atividade Específica

Iniciou a carreira profissional no início dos anos 1970, na gravadora Phonogram (hoje Universal), onde permaneceu durante sete anos.

Em 1977, participou do grupo de trabalho que implantou no Brasil a Warner Music, vindo a exercer a função de diretor artístico da gravadora até 1987. Trabalhou na antiga RCA (depois BMG Ariola), de 1987 a 1990. Neste ano, implantou a produtora musical independente GPA.

Ao longo de sua carreira, foi responsável pela produção de discos de vários artistas, entre os quais: Erasmo Carlos – “Projeto Salva Terra”, (Phonogram/1972), “Sou uma criança” (Phonogram/1973), “Banda dos Contentes” (Phonogram/1974), “Erasmo ao vivo” (SBK/EMI/1989) e “É preciso saber viver” (PolyGram/1996): Hyldon – “Na rua, na chuva, na fazenda (Phonogram/1973) e “Deus, a natureza e a musica” (Phonogram/1975); Wanderléa – “Maravilhosa” (Phonogram/1972) e “Feito gente” (Phonogram/1975); Odair José – “Assim sou eu” (Phonogram/1972); Daniel – “Decisões” (Phonogram/1976); Peso – “Em busca do tempo perdido” (Phonogram/1975); Big Banda do Canecão – “100 anos de Carnaval” (Phonogram/1974); Os Caretas – “100 anos de Samba” (Phonogram/1975); “A Cor do Som – “A Cor do Som” (Warner/1977), “A Cor do Som ao vivo no Montreux International Jazz Festival” (Warner/1978), “Frutificar” (Warner/1979), “Transe total” (Warner/1980), “Mudança de estação” (Warner/1981), “Magia tropical” (Warner/1982), “As quatro fases do amor” (Warner/1983) e “Gosto do prazer” (RCA Victor/1987); Marina – “Simples como fogo” (WEA/1979); Frenéticas – “Perigosa” (WEA/1977); Elis Regina – “Saudades do Brasil” (1979) e “Montreux Jazz Festival” (WEA/1982); Belchior – “Medo de avião” (WEA/1980), “Paraíso” (WEA/1981), “Cidadão comum” (WEA/1982), “Belchior” (WEA/1983) e “Vicio elegante” (GPA); Paulinho da Viola – “Prisma luminoso” (WEA/1980); Candeia – “Luz da inspiração” (WEA/1978); Baby do Brasil – “O que vier eu traço” (WEA/l978), “Menino do Rio” (WEA/1979), “Telúrica” (WEA/l980), “Canceriana” (WEA/1981) e “Acústico” (GPA/1995); Pepeu Gomes – “Lá vem o Brasil” (WEA/1979), “Ao vivo em Montreux” (WEA/1980), “Eu também quero beijar” (WEA/1981), “Um raio laser” (WEA/1982) e “Malacaxeta II” (WEA/1983); Brilho – “Noite do prazer” (WEA/1980); Tim Maia – “Sossego” (WEA/1978); Raul Seixas – “O segredo do universo” (WEA/1983); Kid Abelha – “Kid Abelha e os Abóboras Selvagens” (WEA/1980); Gal Costa – “Profana” (RCA/1984) e “Bem bom” (RCA/1985); Lobão e os Ronaldos – “Ronaldo foi pra guerra” (RCA/1984); Engenheiros do Hawai – “Longe demais das capitais” (RCA/1986); Joanna – “Meu namorado” (RCA/1983) e “Joanna” (RCA/1984); Sá & Guarabyra – “O paraíso agora” (RCA/1984) e “Vamos por aí” (Eldorado/1989); Lô Borges – “Lô Borges Ao Vivo” (SBK/1988); Hanói Hanói – “Fanzine” (SBK/GPA/1985), “O ser e o nada” (EMI/1988) e “Ao Vivo” (GPA/1999); Silvia Patrícia – “Cenas de violência e tensão” (EPIC/CBS/1988) e “Curvas e retas” (WEA/1991); Ednardo – “Cauim” (WEA/1978) e “Única pessoa” (GPA/1999); Diana Pequeno – “O mistério das estrelas” (RCA/1985); Guilherme Arantes – “Lance legal” (WEA/1982) e “Amanhã” (WEA/1983); Marcelo – “Abre coração” (WEA/1981) e “Encanto/Nós dois” (WEA/1983); Benito di Paula – “Este nosso amor” (WEA/1982) e “Bom mesmo é o Brasil” (WEA/1983); Dafé – “Carlos Dafé” (WEA/1978); Biafra – “Toque” (PolyGram/1986); Marcos Sabino – “Simples situation” (Opus/Columbia/1985); Verônica Sabino – “Como eu sei” (PolyGram/1987); Yahoo – “Mordida de amor” (EMI/1988); Magazine – “Sou Boy” (WEA/1983); João Penca e seus Miquinhos amestrados – “Okay my gay” (RCA/1986) e “Além da alienação” (RCA/1988); Obina Shok – “Vida (RCA/1986) e “Salleé” (RCA/1988); Orlando Morais – “Divinamente nua a lua” (RGE/1990) e “A rota do individuo” (RGE/1991); Ney Matogrosso – “Sugeito estranho” (WEA/1980) e “Coração aprisionado” (WEA/1983); Nei Lisboa – “Carecas da Jamaica” (EMI/1987); Trio Elétrico Armandinho-Dodô&Osmar – “Vassourinha elétrica” (WEA/1980), “Chame gente” (RCA/1985), “Aí eu liguei o radio” (RCA/1987) e “Trio Espacial” (SBK/GPA/1988); Azymuth – “Águia não come mosca” (WEA/1977); Herneto Pascoal – “Zabumbê-bum-á” (WEA/1979); e Leila Maria – “Da cabeça aos pés” (GPA/1997).

Foi responsável também pela produção de discos coletivos, como “Hollywood Rock – Ao Vivo” (Phonogram/1971), “Rock Voador” (WEA/1982), “Rock Grande do Sul” (BMG/1985), “Elas cantam Caetano” (WEA/GPA/1994) e “Eles cantam Rita Lee” (GPA/1999).

Produziu ainda os seguintes discos de trilhas sonoras de novelas: “Pantanal I” e “Pantanal II” (TV Manchete/1980), “Hipertensão” (TV Globo/1986), com destaque para a faixa “Me chama” (Lobão), na interpretação de João Gilberto, “Ana Raio & Zé Trovão” (TV Manchete/1991), “Além do horizonte” (TV Manchete/1995) e “A idade da loba” (TV Bandeirantes/1995).