0.000
Nome artístico
Erico de Freitas
Nome verdadeiro
Américo Wilson Leão de Freitas
Data de nascimento
14/1/1939
Local de nascimento
Vitória, ES
Data de morte
14/01/2018
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Ator. Diretor de shows. Pintor. Produtor cultural e letrista.

Cursou a Escola de Teatro da Universidade da Bahia.

Começou a vida artística como ator, no Rio de Janeiro, no ano de 1962 (aos 23 anos), quando participou da peça “A terceira pessoa do singular”, de Andrew Rosenthal, contracenando com Cacilda Becker, Walmor Chagas, Célia Biar, Norma Blum e Fred Kleeman. No ano posterior, em 1963, participou da montagem  de “Um bonde chamado Desejo”, de Tennessee Williams, ao lado de Maria Fernanda.

Na televisão trabalhou como um dos príncipes do Teatrinho Trol, na TV Tupi, e fez parte do elenco da novela “A cabana do Pai Tomás”, na TV Globo, na década de 1960.

 

Dados Atividade Específica

No ano de 1977 fundou a Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, onde programou e dirigiu por mais de 10 anos shows e exposições. Na Sala Funarte, criou as “Séries Instrumentais” e “Séries Independentes” (em apoio às artistas que produziam seus próprios discos), além de ter lançado Angela Ro Rô, Emílio Santiago, Zélia Duncan e Leila Pinheiro.

Produziu também “Séries Carnavalescas”, homenageando grandes personalidades do carnaval carioca como Eneida, Pedro Caetano, Nássara, Martinho da Vila, João Roberto Kelly, Roberto Martins, série considerada a mais bem sucedida da Sala Funarte, foi por ele encomendada a Ricardo Cravo Albin, que escreveu e dirigiu os espetáculos anuais.

Produziu shows, lançamentos de livros, exibições de filmes e vídeos. Dirigiu shows de Elizeth Cardoso, Cauby Peixoto, Radamés Gnattali, Zé Kéti, Clementina de Jesus, Camerata Carioca, Marília Medalha, Nana Caymmi, Dona Ivone Lara, Carmélia Alves, Roberto Ribeiro, Marlene, Antonio Adolfo, Elomar, Zezé Gonzaga, Isaurinha Garcia, Azimuth e Ithamara Koorax.

Dirigiu vários shows de artistas como Sérgio Sampaio, Jards Macalé e Jorge Dangó, este último, seu parceiro em composição inédita.