0.000
Nome artístico
Conceição Campos
Nome verdadeiro
Conceição Campos
Local de nascimento
Belém do Pará, PA
Dados biográficos

Escritora. Pesquisadora. Jornalista. Dramaturga.

Formada em Jornalismo pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), para a qual produziu a monografia sobre jornalismo e literatura intitulada “A Fusão das Linguagens em Gabriel Garcia Marques”, com a qual ganhou o “Prêmio Carmem Portinho” no ano de 1992. Posteriormente, concluiu o Mestrado em Letras pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Em 2009 deu início ao livro “À Luz do Cadeeiro – Contos de medos amazônicos e assombrações fabulosas”.

No ano de 2016 residia na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Em 2023, após classificação em 1º lugar Edital Literatura Resiste, com Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lançou no Rio de Janeiro o box “A Luz do Candeeiro”, contendo três volumes com os contos “Matinta Perera: Mingua de crueira”, “O Filho da Mãe-D’Água” e “Maior que a Cobra-Grande”. O trabalho contou com versão digital para e-book, e ainda com versão em audiolivro, gravado pela própria autora, e com trilha sonora original composta pelo bandolinista Pedro Amorim, com a acompanhamento musical de Hugo Pilger, no violoncelo; Breno Augusto, no contrabaixo acústico, e de Fausto Maniçoba, na percussão.

 

No ano de 2024 lançou o livro “A Luz do Candeeiro”, caixa com três livros, contendo três contos de assombrações, ilustrados por Yuri Reis. Um dos livros “Matinta Perera: Mingua de crueira”, foi adaptado para teatro e encenado no Rio de Janeiro, logo depois, transformado em um curta metragem de 30 minutos, com exibição no lançamento do box no Sesc Ver-O-Peso – Sala de Cinema Boulevard Castilho França, em Belém do Pará, e no Anfiteatro do Palacete Barbosa de Lima, em Curuçá. Os outros dois volumes são “O Filho da Mãe-D’Água” e “Maior que a Cobra-Grande”

 

BIBLIOGRAFIA CRÍTICA:

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009; 2ª Esteio Editora, 2011; 3ª ed. EAS Editora, 2014; 4ª ed. EAS Editora, 2024.

 

Dados Atividade Específica

Trabalhou como redatora de verbetes para o Instituto Antônio Houaiss e para a Editora Nova Fronteira.

No ano de 2009 lançou o volume “A letra brasileira de Paulo César Pinheiro – Uma jornada musical”, biografia lançada pela Editora Casa da Palavra na Livraria Da Conde, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, com a presença do biografado e de vários parceiros do mesmo.