5.001
Nome artístico
Carlos Savalla
Nome verdadeiro
Carlos Henrique de Abreu Savalla
Data de nascimento
6/2/1958
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Produtor Musical. Pesquisador Musical. Freqüentou curso técnico de eletrônico, curso de eletroacústica e curso de história da música latina. Possui um acervo de discos que conta com mais de 45.000 títulos.

Dados Atividade Específica

Iniciou sua carreira profissional nos anos 1970, atuando, em 1976 e 1977, como operador e programador, na Rádio Cacique de Santos e, como operador, na Rádio Difusora de São Paulo. Entre 1975 e 1979, trabalhou como técnico de estúdio em São Paulo. Em 1980, mudou-se para o Rio de Janeiro, para montar o estúdio Tok. Entre 1979 e 1988, atuou como técnico de som em gravação de discos de vários artistas, como Djavan, Erasmo Carlos, Legião Urbana e Paralamas, entre outros.

Entre 1982 e 1985, trabalhou como assistente de produção em discos de Erasmo Carlos. De 1985 a 1997, assinou a produção musical de discos de vários artistas como Os Paralamas do Sucesso (“Bora Bora”, contemplado com Disco de Ouro e Disco de Platina, “Big Bang”, contemplado com Disco de Ouro e Disco de Platina, “Os grãos”, “Vamo bate lata”, contemplado com Disco de Ouro, Disco de Platina, Disco de Platina Duplo e Disco de Platina Triplo, e “Nove luas”, contemplado com Disco de Ouro e Disco de Platina Duplo), Herbert Vianna (“Ê Batumaré” e “Santorini Blues”), Pato Fu (“Gol de quem?”), Jamil e Uma Noites (“Tanta coisa mudou”), Desordem Publico (“Canto Popular”, contemplado com Disco de Ouro) e Professor Antena (“Professor Antena”).

Em 1997, realizou a seleção de repertório para as séries “O melhor de” (BMG), totalizando 25 títulos, “Meus momentos vol. 2” (EMI), totalizando 50 títulos, e “Meus momentos internacional” (EMI), totalizando 40 títulos. Em 1998, realizou a seleção de repertório para as séries “Preferência Nacional” (EMI/Copacabana), totalizando 50 títulos, “20 sucessos de” (EMI/Copacabana), totalizando 30 títulos, “Décadas – Nacional e Internacional de 40 a 90”, “Sucessos inesquecíveis” (EMI/Copacabana), totalizando 15 títulos, “Sucessos inesquecíveis” (EMI/Copacabana), totalizando 15 títulos, “Raízes sertanejas” (EMI/Copacabana), totalizando 30 títulos, e “Décadas – Nacional de 50 a 80” (BMG).

Em 2001, realizou a seleção de repertório para a série “Bis” (EMI/Copacabana), totalizando 150 títulos, e a seleção de repertório para o projeto “100 anos de RCA” (EMI/Copacabana). É proprietário, desde 1998, do selo Savalla Records, através do qual produziu os discos infantis “Estrelinhas” (1998), “Arco-íris” (1999) e “Beija-flor” (2002), além dos instrumentais “Em movimento” (2001) e “Caminho das bandeiras” (2002), ambos de Luiz Avellar.Mais recentemente, de 2012 à 2016,  criou a web rádio independente Rádio Na Varanda, com programas de amigos.

A partir de 2016, com o filho Pablo Savalla, criou o Projeto Registros, no YouTube. O projeto foi dedicado à divulgação da música brasileira fora da grande mídia. Foram mais de 140 artistas divulgados pelo canal. Com este projeto, Carlos Savalla ganhou em 2018 o prêmio de Melhor Design de Som no Festival Internacional Rio WebFest.

Em 2020, durante a pandemia, Carlos Savalla fez lives no Instagram, convidando amigos e artistas para contar histórias com o objetivo de mostrar o desenvolvimento da música, do áudio e da indústria fonográfica brasileira. Entre os convidados estiveram Max Pierre, John Ulhoa, João Barone, Guta Braga, Arthur Fitzgibbon, Marcelo Sussekind, Davi Moraes entre outros. As lives se transformaram em podcasts que renderam uma indicação ao Festival Internacional Rio WebFest na categoria de Melhor Podcast.

Em 2021, Carlos Savalla criou a webserie documental “Moraes para sempre Moreira”, realizada pelo Sesc e produzida em parceria com a Odoya Gestão & Arte. A série foi indicada ao Rio WebFest como Melhor Documentário e premiada na categoria de Melhor Design de Som. No mesmo ano,  participou da produção de “Aos Mestres, com Carinho”, com Zé Renato, também feito em parceria com o Sesc 24 de Maio, trabalhando com som direto, mixagem e produção musical.