0.000
Nome artístico
Arnaldo Niskier
Nome verdadeiro
Arnaldo Niskier
Data de nascimento
1935
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Carioca, nascido no bairro de Pilares. Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Considerado um dos grandes educadores brasileiros, fez parte de quase todas as instituições e conselhos importantes de educação. Além de ter sido o primeiro Secretário de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro em 1969, foi também Secretário de Educação e Cultura do mesmo Estado. Membro da Academia Brasileira de Letras, dela foi presidente e é autor de vasta obra sobre Educação e História. Atuou em vários jornais cariocas, com colunas e através de inúmeros artigos.

Começou a produzir letras para musicais infantis, como as seguintes trilhas sonoras: “A Constituinte da Nova Floresta”, “O Boto e O Raio de Sol”, “A República das Saúvas”, “O Saruê Astronauta” e “O Dia em que o mico-leão chorou”, estrelado por Grande Otelo, todos na década de 1980. Em 1987, escreveu “O Saurê Astronauta”, com direção e adaptação de José Roberto Mendes, projeto que incluiu disco, livro e a peça. O disco, produzido pela gravadora CID, contou com as composições “Favor especial” (c/ Tom da Bahia e José Roberto Mendes), “Sá-Sá-Saruê” (c/ Tom da Bahia) e “Encerramento” (c/ Tom da Bahia e José Roberto Mendes). Em 1988, fez a versão de “Something”, de George Harrison (com o título de “Desejo”), para um disco de Via Negromonte. No mesmo ano, com seu parceiro mais constante, Tom da Bahia, escreveu cinco letras para o disco “Temperos Musicais”: “Céu lilás”, “Vinicius”, “Chopin e Cia”, “Seja lá como for”, “Onde” e “Angústia”. No ano de 2004 assumiu o cargo de Secretário Estadual de Cultura, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, compôs com Noca da Portela “Hino da cultura”. Tem cerca de 54 composições com diversos parceiros.

FONTES:

COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.

 

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

 

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.