
Carioca, nascido no bairro de Pilares. Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Considerado um dos grandes educadores brasileiros, fez parte de quase todas as instituições e conselhos importantes de educação. Além de ter sido o primeiro Secretário de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro em 1969, foi também Secretário de Educação e Cultura do mesmo Estado. Membro da Academia Brasileira de Letras, dela foi presidente e é autor de vasta obra sobre Educação e História. Atuou em vários jornais cariocas, com colunas e através de inúmeros artigos.
Começou a produzir letras para musicais infantis, como as seguintes trilhas sonoras: “A Constituinte da Nova Floresta”, “O Boto e O Raio de Sol”, “A República das Saúvas”, “O Saruê Astronauta” e “O Dia em que o mico-leão chorou”, estrelado por Grande Otelo, todos na década de 1980. Em 1987, escreveu “O Saurê Astronauta”, com direção e adaptação de José Roberto Mendes, projeto que incluiu disco, livro e a peça. O disco, produzido pela gravadora CID, contou com as composições “Favor especial” (c/ Tom da Bahia e José Roberto Mendes), “Sá-Sá-Saruê” (c/ Tom da Bahia) e “Encerramento” (c/ Tom da Bahia e José Roberto Mendes). Em 1988, fez a versão de “Something”, de George Harrison (com o título de “Desejo”), para um disco de Via Negromonte. No mesmo ano, com seu parceiro mais constante, Tom da Bahia, escreveu cinco letras para o disco “Temperos Musicais”: “Céu lilás”, “Vinicius”, “Chopin e Cia”, “Seja lá como for”, “Onde” e “Angústia”. No ano de 2004 assumiu o cargo de Secretário Estadual de Cultura, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, compôs com Noca da Portela “Hino da cultura”. Tem cerca de 54 composições com diversos parceiros.
FONTES:
COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.