4.254
Nome artístico
Arnaldo DeSouteiro
Nome verdadeiro
Arnaldo Guimarães DeSouteiro
Data de nascimento
23/6/1963
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Produtor de discos. Jornalista. Publicitário. Educador. Estudou piano clássico e harmonia com sua mãe, a pianista Delza Agrícola. Ainda adolescente, começou a colecionar discos de jazz do selo norte-americano CTI, de Creed Taylor.

É membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) desde 1979, e membro catedrático titular efetivo da Academia Internacional de Música desde 1985.

É também membro votante do Grammy-Naras (National Academy of Recording Arts & Sciences) desde 2006, membro votante da Los Angeles Jazz Society (único brasileiro) desde 2007, e também único brasileiro que é membro votante da Jazz Journalists Association (sediada em Nova Iorque) desde 2002. Atua como consultor e parecerista para diversas empresas, centros culturais e festivais de música no Brasil e no exterior.

Também foi membro honorário e primeiro membro brasileiro da Associação Internacional de Educadores de Jazz (IAJE – International Association of Jazz Educators) durante 12 anos, até sua extinção em 2008, tendo realizado palestras e “panel sessions” nas convenções anuais realizadas nos EUA. Além disso, foi o fundador e é presidente da gravadora JSR, sediada em Los Angeles desde 2001, hoje uma divisão da Jazz Station Marketing & Consulting. Dirige também a JSR Casting e a LaCalifUSA Pictures, empresa de cinema que produz conteúdo e trilhas sonoras (composição, produção, seleção) para filmes e séries de TV.

Dados Atividade Específica

A partir de 1979, passou a atuar como crítico de jazz no jornal “Tribuna da Imprensa”, tendo publicado cerca de 3.200 artigos até a extinção do jornal em 2009.

Entre 1979 e 1981, fez parte do júri dos festivais de música do Colégio Sion, do Colégio Ignácio Azevedo do Amaral (RJ) e do I Festival da Canção Popular Sul-Fluminense (Fecansul).

Assinou artigos para diversas publicações, como a revista norte-americana “New Meeting International Show Business” (1979 e 1981). Em 1981, assinou a produção do projeto “Música nas escolas”, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A partir de 1982, passou a realizar, como free lancer, produção musical para diversas gravadoras, como RCA/BMG, Verve/PolyGram/Universal, CTI, King, Paddle Wheel, Pausa, Milestone/Fantasy, Warner/WEA, Motor Music, JVC/Victor, Sanyo, Movieplay, Imagem, Eldorado, CID, Alfa, RGE, Mr. Bongo, Terra Música, Blue Moon, Bomba, Cedar Tree, Treasure Trove, Irma, Vivid Sound e Huks Music, no Brasil, Europa, Estados Unidos, Japão e Coréia.

Entre 1982 e 1984, atuou como assessor cultural do Serviço de Comunicação Social da Petrobras.

Em 1983, criou, produziu e apresentou o programa “Jazz espetacular”, transmitido pela Rádio Tupi FM.

Em 1984, assumiu a responsabilidade da programação musical transmitida nos vôos internacionais da Varig, função que exerceu durante 14 anos.

Entre 1985 e 1987, atuou como apresentador e consultor da série “Terça especial”, transmitida pela TV Manchete, para a qual realizou entrevistas com Dizzy Gillespie, Tony Bennett, Airto Moreira, Flora Purim e Chuck Mangione. Também nesse período, participou da comissão de seleção do Free Jazz Festival.

Atuou como correspondente brasileiro da revista norte-americana “Keyboard Magazine” entre 1986 e 1996.

Entre 1985 e 1987, escreveu para os jornais O Globo e Última Hora sob o pseudônimo de Ernani Guimarães.

Em 1987, assumiu a função de assessor especial da gravadora Columbia (Sony Music), no processo de organização do acervo do selo CTI.

Em 1988, teve vários artigos seus publicados no  jornal “O Estado do Paraná”, fato que se repetiu nos anos 1989 e 1990.

Em 1991, fundou o selo JSR (Jazz Station Records), exercendo, desde então, o cargo de diretor presidente do selo.  Produziu o 50º disco de Luiz Bonfá, “The Bonfá Magic”, a convite do próprio guitarrista e compositor. Escreveu para a revista espanhola “Cadernos de Jazz” e para a publicação brasileira “Revista do CD” (tendo voltado a ser publicado no ano seguinte), entre outras.

Em 1992, foi responsável pela coordenação geral, roteiro e textos do especial “João & Antonio”, de João Gilberto e Antonio Carlos Jobim, realizado pela TV Globo e exibido em mais de 10 países. Fez também o roteiro e os textos da série “Minuto da Bossa”, exibida pela TV Globo em Dezembro de 1992. O especial foi lançado em vídeo nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, nos formatos de VHS (sob o título de “Bossa Nova Music & Reminiscences”), LaserDisc e, posteriormente, em DVD.

Ainda nesse ano, ministrou palestras na XIX Conferência Anual da International Association of Jazz Educators (IAJE), realizada em Miami (Flórida, EUA). Nessa ocasião, foi contemplado com um diploma conferido em função de serviços prestados às atividades jazzísticas (Certificate of Appreciation for Outstanding Service for Jazz Education).

Em 1993, fundou a Jazz Station Marketing & Consulting, passando a atuar, desde então, como diretor presidente da empresa.

No ano seguinte, supervisionou a reedição do álbum duplo da série “2 em 1”, de Marcos Valle, alinhando clássicos da parceria do compositor com o irmão Paulo Sérgio Valle e recuperando as fichas técnicas não incluídas nas edições originais.

Atuou como produtor musical de especiais da TV Globo e da TV Manchete, destacando-se os de João Gilberto & Antonio Carlos Jobim, Dizzy Gillespie, Tony Bennett, Airto Moreira, Flora Purim e Chuck Mangione.

Como produtor de discos, foi responsável por trabalhos de Luiz Bonfá (“The Bonfá Magic”), Dom Um Romão (“Rhythm Traveller”, citado em 3º lugar na revista “Downbeat” na categoria Album of the Year, em 1999, e “Lake of Perseverance”), Ithamara Koorax (“Rio vermelho”, “Almost in Love – Ithamara Koorax Sings the Luiz Bonfá songbook”, “Wave 2001”, “Bossa nova meets drum’n’bass”, “Serenade in blue”, apontado em 7º lugar na edição de 2000 da revista “Downbeat”, na categoria Melhores Discos do Ano, “Cry me a river”  e “Black Orpheus revisited” ), João Gilberto (“Live in Rio”), Thiago de Mello (“Amazon”, citado em 2º lugar na revista “Downbeat”, na categoria Beyond Ressue, em 1999, e “The Essential”), Eumir Deodato (“Inútil paisagem”), Yana Purim (“Yana Purim”, “For a distant love”, “Harvest Time” e “Bird of Brazil”), Claudio Roditi (“Day Waves”) e Palmyra e Levita (“Here’s that rainy bossa day”, disco que contou com a participação de João Donato e chegou ao terceiro lugar na parada japonesa de world-music, sendo apontado, em outubro de 2001, como melhor disco do mês, pela revista especializada japonesa “ADLIB”).

Atuou como produtor de sessões de gravação com Herbie Hancock, Lew Soloff, David Matthews, George Young, Yana Purim, Steve Swallow, Ron Carter, Sadao Watanabe, Larry Coryell, Azymuth, Antonio Carlos Jobim, Marcos Valle, John McLaughlin, Luiz Bonfá, Gonzalo Rubalcaba, Claus Ogerman, Don Sebesky, Hermeto Pascoal, Hubert Laws, Mike Mainieri, Sammy Figueroa, Freddie Hubbard, Art Farmer, Kenny Kirkland, Alphonso Johnson, Eloir de Moraes, Jadir de Castro, Raul de Souza, Eumir Deodato, Gazzara, Dom Um Romão, Carlos Pingarilho, Paula Faour, Jorge Pescara, Marcelo Salazar, Will Lee, Jurgen Friedrich, Sergio Barroso, Cesar Machado, Gaudencio Thiago de Mello, Dexter Payne,Torcuato Mariano, Osmar Milito, Jay Berliner, Kevin Jasper, Tomonao Hara, Marcio Montarroyos, Eijiro Nakagawa, Ary Sperling, Fábio Fonseca, Gene Bertoncini, Laudir de Oliveira, Mauro Senise, Luciano Alves, Nivaldo Ornelas, Marcelo Salazar, João Donato, Dave Frishberg, Jamil Joanes, Nilson Matta, Isao Miyoshi, Paulo Malaguti, Cristina Braga, Hugo Fatoruso, Novelli, Arthur Maia e Gonzalo Rubalcaba, entre outros.

Produziu, ainda, compilações para as gravadoras BMG/Milestone, Verve/Universal, CTI/King e Jazz Station, destacando-se “Brazilian horizons”, “CTI: acid jazz grooves”, “A trip to Brazil”, “40 years of bossa nova”, “Focus on brazilian music grooves” e “Focus on bossa nova”, entre outras.

Assinou roteiros para cerca de 25 shows, com destaque para as apresentações de Luiz Bonfá (Fat Tuesdays, em Nova York, EUA/1987), Eumir Deodato (Teatro Cultura Artística, SP/1992), Ithamara Koorax & Marcos Valle (Teatro Rival, RJ/1994), Nélson Ângelo & Robertinho Silva (Jazzmania, RJ/1995), Ithamara Koorax (Sanyo Hall, Tóquio/1996), Bjork (Free Jazz Festical, 1996), Dom Um Romão & Ithamara Koorax (Jazz Café, 1998) e Dom Um Romão (Mistura Fina, RJ/1999), entre outros. Entre 2003 e 2009, assinou roteiros também para apresentações de João Gilberto (duas delas no Carnegie Hall/Nova Iorque, em 2004 e 2008) e Diana Krall (a turnê mundial “Quiet Nights” realizada em 2009 e 2010).

Escreveu textos de contracapa para discos de diversos artistas, como Toots Thielemans, Ella Fitzgerald, Eliane Elias, Antonio Carlos Jobim, Jeff Kinsky, Paulo Bellinati, Carlos Barbosa Lima, Eumir Deodato e Pascoal Meirelles, entre outros.

Assinou textos para divulgação (“press releases”) de artistas como João Gilberto, Stan Getz, Oscar Peterson, Pat Metheny, Bill Evans, Jimmy Smith, Hank Crawford, Elvin Jones, Stanley Turrentine, Tony Bennett e Raul de Souza, entre outros.

Atuou como entrevistador em depoimentos prestados para o Museu da Imagem e do Som (Rio de Janeiro e São Paulo) por João Donato, Stellinha Egg, maestro Gaya, Eumir Deodato, Airto Moreira, Flora Purim e Carlos Barbosa Lima.

Supervisionou relançamentos e coletâneas como a já citada de Marcos Valle, além de outras de Antonio Carlos Jobim, Opa Trio, Raul de Souza, Eumir Deodato, Stanley Turrentine, Astrud Gilberto e Walter Wanderley.

Em 1998, dividiu, com João Gilberto, a produção de “bonus tracks” do disco “João Gilberto Prado Pereira de Oliveira”, gravação ao vivo de especial homônimo realizado pela TV Globo. Supervisionou também, a convite de João Gilberto, a participação do cantor no vídeo “Bossa Nova! Saúde, Saudade…!”, lançado em VHS pela Fuji, e no qual também foi entrevistado.

Produziu os primeiros relançamentos oficiais, em CD, dos discos “Jacarandá” de Luiz Bonfá, e “Inútil Paisagem” de Eumir Deodato, lançado no Brasil em co-produção da JSR com a gravadora PolyGram (hoje Universal) e na Europa pelo selo Mecury. Dividiu, com Eumir Deodato, a produção de seis relançamentos em CD no Japão e na Europa, dos discos “Impulso”, “Tremendão”, “Ataque”, “Samba Nova Concepção”, “O Som dos Catedráticos” e “Os Catedráticos 73”.

Dividiu, com João Gilberto, a produção de “bonus tracks” do disco “João Gilberto Prado Pereira de Oliveira”, gravação ao vivo de especial homônimo realizado pela TV Globo.

 

Em 1999, produziu o disco beneficente “Street Angels”, com vários artistas, apontado, na edição de 2000 da revista “Downbeat”, em 3º lugar na categoria “Melhores Discos do Ano”.

Teve sua biografia relacionada no “International Who’s who in music” (Ed. Universidade de Cambridge, 3ª edição 2000/2001).

Em 2000, atuou como organizador das séries “CTI best selection”, “Jazz bassies” e “Groove masters”, lançadas em comemoração aos 30 anos da gravadora CTI, convidado por Creed Taylor (que afirmou sobre ele: “… conhece o meu catálogo melhor do que eu.”), além de ter assinado novos textos de contra capa dos discos. Ainda nesse ano, foi indicado para o Prêmio Grammy, na categoria “Producer of the Year/non Classical”, pelo CD “Serenade in blue”.

Em 2001, a JSR (Jazz Station Records), de sua propriedade, foi considerada uma das cinco melhores gravadoras de jazz do mundo, em relação publicada na edição de dezembro da revista especializada norte-americana “Down Beat”, premiação que se repetiu por quatro anos (7º lugar em 2003, 9º lugar em 2004, 5º lugar em 2005 e 6º lugar em 2006).

Produziu faixas para compilações de dance-music (“Gradation Transition”, “Cafe Noir”, “Sister Bossa Vol. 2”, “On A Clear Day”, “Irma Bossa Lounge”, “Rio Evolutions” e “Zouk Nu Bossa”) lançadas na Europa e no Japão. Entre julho e setembro desse mesmo ano, produziu, em Londres, Amsterdam e no Rio de Janeiro, as reedições de vários discos lançados pela BMG, na série “RCA 100 Anos de Musica”, pela primeira vez editados em CDs. Entre eles: “Flora MPM” (Flora Purim), “Tamba” (Tamba Trio), “The New Sound of Brazil” (João Donato), “Raulzinho à vontade mesmo” (Raul de Souza), “Introspection” (Luiz Bonfá), “Chama acesa” (Ivan Lins), “Modo Livre” (Ivan Lins), “Trio 3-D Convida” (Trio 3-D), “Sarava” (Carlos Lyra), apontado na ediçao de fevereiro de 2002 da revista “Record Collectors” como o melhor relançamento do ano no Japão, “Samba S.A”. (Mário Castro-Neves), que obteve o 5º lugar nessa mesma votação, “Sivuca & Rosinha de Valença (Seis E Meia/Ao Vivo)” e os dois discos de Miucha & Tom Jobim. Nesse mesmo ano, produziu a série comemorativa dos 30 anos do selo Kudu Records, reeditando, em CDs, discos de Johnny Hammond & George Benson (“Wild Horses”), Phil Upchurch & Tennyson Stephens (“Upchurch & Tennyson”), Ron Carter (“Anything Goes”), Joe Beck (“Beck”), Hank Crawford (“Help Me Make It Through The Night”), David Matthews (“Shoogie Wanna Boogie”), Idris Muhammad (“House of The Rising Sun”), Hank Crawford (“I Hear A Symphony”), Esther Phillips (“For All We Know”), Grant Green & Hubert Laws (“The Main Attraction”), Eric Gale & Bob James (“Forecast”) e Lonnie Smith (“Mama Wailer”), entre outros. Lançou, ainda, o CD “Friends From Brazil 2001”, com o grupo de artistas batizado como “JSR All Stars”, formado por Eumir Deodato, Thiago de Mello, Claudio Roditi, Palmyra & Levita, com João Donato e Aroldo Macedo, Jorge Pescara, Laudir de Oliveira, Ithamara Koorax, Dom Um Romão, Dino Rangel e Pingarilho. Também em 2001, recebeu, por seu trabalho como produtor musical, o prêmio de International Man of The Year, concedido pelo International Biographical Centre, de Londres. Foi o primeiro brasileiro a receber essa premiação, oferecida anteriormente a apenas quatro outros produtores: Arif Mardin, Tommy LiPuma, Quincy Jones e Phil Ramone. Ainda nesse ano, a Jazz Station Records, de sua propriedade, foi considerada uma das cinco melhores gravadoras de jazz do mundo, em relação publicada na edição de dezembro da revista especializada norte-americana “Down Beat”.

Em 2002, produziu as reedições de três discos de Sergio Mendes (“Home Cooking”, “Sergio Mendes & The New Brazil 77” e “Sergio Mendes & Brasil 88”), até então inéditos em CD. Nesse mesmo ano, atuou como roteirista e diretor musical do show “Standards”, de Ithamara Koorax, apresentado no Mistura Fina (RJ). Produziu faixas, de artistas como Ithamara Koorax, Dom Um Romão, Eumir Deodato e Palmyra & Levita para as coletâneas de dance-music “The Jazz House Independent”, “A Taste of Nu-Jazz”, “The Deeper Side of House”, “House of Irma Vol.3”, “Another Journey Into Trippy House” e “Ministry of Sound/Clubber’s Guide To Breaks”, para os projetos de musica eletronica “Jungle Jazz Vol.5”, “Dirty Jazz”, “Irma On Canvas Vol.2” e “Exhibitions”, e também para as compilações de lounge-bossa “A Day in Rimini”, “Lounge Mon Amour”, “Gourmet Music Deluxe”, “Sister Bossa Vol.3”, “Brazilian Flavour”, “Fantasy Presents Latin Jazz”, “Lounge Jazz Vol. 5” e “The Best of Brazilian Jazz”, lançadas mundialmente ainda em 2002. Também nesse ano, produziu remixes, lançados em vinil no mercado europeu pelo selo JSR, de gravações de Ithamara Koorax (“Mas que nada”) e Dom Um Romão (“Groovystation”), ambos chegando ao Top 10 de diversas rádios. Ainda em 2002, produziu o disco “Nu Jazz Meets Brazil”, de Dom Um Romão, lançado simultaneamente em CD e LP-triplo pela JSR, e o CD “Rio Strut” (JSR/Milestone), com o grupo Brazil All-Stars (Eumir Deodato, Paula Faour, DJ Fino, Ithamara Koorax, Palmyra & Levita e Pingarilho), lançado nos mercados norte-americano e japonês. Supervisionou, o lançamento, também em 2002, de “The Man Behind The Music”(Verve), Claus Ogerman, caixa de 4 CDs comemorativa dos 72 anos do maestro alemão. Produziu, a série “Fantasy Digipack 20 Bit Mastering”, que incluiu discos de Miles Davis, Bill Evans, Tony Bennett, Chet Baker, Cannonball Adderley, Modern Jazz Quartet, John Coltrane, Dave Brubeck, Jim Hall, Ron Carter, Oscar Peterson, Stephane Grappelli, Joe Pass e Benny Carter, lançada no Brasil pela BMG, ainda nesse ano. Produziu o CD “Estórias & Sonhos” (“Stories & Dreams”), disco de estréia como líder do compositor, violonista e cantor Carlos Pingarilho, lançado no Brasil pela JSR também em 2002. O disco contou com a participação de vários artistas como Eumir Deodato, Ithamara Koorax, Thiago de Mello, Marcos Valle, Roberto Menescal, Dom Um Romao, Bebeto Castilho (integrante do Tamba Trio), Sérgio Barroso, Marcelo Salazar, Ricardo Calafate, Bidinho, José Carlos Bigorna, Paula Faour e Jorge Pescara, entre outros. Também nesse ano, ingressou na International Jazz Journalists Association, com sede em Nova York, que congrega os principais críticos de jazz do mundo.

Em 2003, produziu a gravação de uma música inédita de Antonio Carlos Jobim, “Absolut Lee”, para a trilha sonora da novela “Celebridade”, exibida pela TV Globo. A faixa também foi incluida na edição nacional, lançada pela Som Livre, do CD “Love Dance” de Ithamara Koorax. Ainda em 2003, produziu as compilações “Rose Ageha Lounge”, “Sister Bossa Vol.4”, “Cigar Lounge”, “Brazilian Sofa Lounge” e muitas outras. Supervisionou apresentações musicais, no Carreau du Temple (em Paris), do “Ano do Brasil na França”. Durante a passagem por Paris, organizou, para a BMG Francesa, a série “RCA Victor Gold Series”, produzindo novas reedições de discos de João Donato, Mario Castro-Neves, Tom Jobim e Miucha em formato digipak.

Em 2004, lançou no Japão, pelo selo JSR, o CD “On A Clear Bossa Day”, que marcou a reativação do grupo Mario Castro-Neves & Samba S.A. e chegou ao topo da parada japonesa de jazz. Também em 2004, produziu o segundo CD da dupla baiana Palmyra & Levita com João Donato, “Lucy In The Sky With Bossa Diamonds” (uma co-produção da JSR com a Rambling Records), o primeiro CD do Pascoal Meirelles Trio, “Tom”, lançado no Brasil pelo selo Perfil Musical, o encontro do grupo alemão Jurgen Friedrich Trio com Ithamara Koorax (“Autumn In New York”), reedições de discos de Michel Legrand (“Twenty Songs of the Century”) e Antonio Carlos Jobim (“Stone Flower”), e diversas compilações como “Swell Sessions”, “Jazz Lounge Best” e “Head To Toe Presents Foot prints”, entre outras.

 

No ano de 2005, lançou pela JSR o CD “The Tropical Lounge Project”, do percussionista Marcelo Salazar, e produziu as compilações “Jazz Ballads”, “Irma Footprints 2005”, “Viva Jazzanova”, “Jazz Forever”, “KSR Best Sampler” e “Summer Pop Samba”.

 

Entre os anos 2006 e 2014 a JSR produziu vários artistas brasileiros, dentre os quais: “Opus Samba” (Fabio Fonseca Trio), “What A Wonderful Bossa World” (Anna Ly & Marcio Correia), “Got To Be Real”, “Brazilian Butterfly”, “Tributo À Stellinha Egg”, “Bim Bom – The Complete João Gilberto Songbook” e “Opus Clássico” (Ithamara Koorax), “O Samba Transcendental” (Marcos Ozzellin), “Made For US” (Cesar Machado), “Sharp Edges”, “A Flame In The Dark”, “Celebrating Our Time To Remember”, “Another Feeling” e “Disk-Tum-Derrei” (Gaudencio Thiago de Mello e Dexter Payne), e o álbum de estréia da banda de rock Audiosapiens.

Em 2007, produziu a série “I Love Kudu” para o selo norte-americano Kudu Records, com 20 CDs de artistas como Ron Carter, Esther Phillips, Johnny Hammond, Hank Crawford, Idris Muhammad, David Matthews, Joe Beck e Phil Upcurch. Em 2009, supervisionou relançamentos de discos de Eumir Deodato e Antonio Carlos Jobim no formato SHM-CD, para o selo CTI Records no Japão.

Produziu também faixas para CDs de Nelson Angelo (“Tempos Diferentes – O Mundo Maravilhoso de Nelson Angelo”), Anna Ly (“Desenrolando A Língua”), Rubens Lisboa (“Rubens Lisboa Por Tantas Vozes”), da banda italiana Gazzara (“Brother And Sister”) e do cantor inglês Chris Conway (“Chocolate Bossa”). Na Coréia do Sul, atuou em 2010 como compositor, arranjador e produtor do projeto “Arirang”, gravado em Seul e que reuniu artistas pop coreanos com músicos brasileiros e norte-americanos.

Em Dezembro de 2014, produziu o CD-duplo de estreia do guitarrista e compositor Rodrigo Lima, “Saga”, do qual também participou como arranjador e percussionista, realizando uma adaptação da “Sinfonia Nº3” de Brahms. Gravado entre Rio de Janeiro, Curitiba, Los Angeles e Nova Iorque, contou com as participações especiais de Hermeto Pascoal, Don Sebesky, Hubert Laws, Anat Cohen, Mike Mainieri, Hugo Fattoruso, Frank Herzberg, Zé Eduado Nazário, João Palma, Laudir de Oliveira e Sammy Figueroa.

Produziu, para o selo Verve, coletâneas retrospectivas lançadas mundialmente entre 2006 e 2012 das carreiras de artistas como Quincy Jones (“Summer In The City: The Soul-Jazz Groves of Quincy Jones”), Eumir Deodato (“Do It Again: The Fantastic Jazz Funk of Eumir Deodato”) e Chick Corea (“Electric Chick”), além das compilações “Bossa Nova Guitar”, “Bossa Nova Singers”, “The Best Of Jazz-Rock” e “Bossa Nova USA”.

Como compositor e letrista, tem parcerias com Dave Brubeck (“Broadway Bossa Nova”), Francesco Gazzara (“O Passarinho”, tema do reality show da TV italiana “La Pupa E Il Secchione”), Mamoru Morishita (“Hotaru”), Rodrigo Lima (“Jindo Arirang”) e Fabio Fonseca (“Samba da Copa”, executado na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2006).

Foi entrevistado em vários programas de TV, séries (incluindo os documentários “Laurindo Almeida, Muito Prazer” exibido pelo canal GNT no Brasil, “Do Jazz Ao Samba”, exibido pelo canal Curta, e “Bossa Nova Saúde, Saudade!” para FUJI Television Network no Japão) e filmes como o premiado “Beyond Ipanema”, no qual foi entrevistado ao lado de Creed Taylor, Lalo Schifrin, Wayne Shorter, Gene Lees e Norman Gimbel. Depois de apresentado em diversos festivais de cinema nos Estados Unidos e Europa, “Beyond Ipanema” foi transformado em série de televisão transmitida em território brasileiro pela emissora Canal Brasil em 2014.

Em 2014, produziu os álbuns “Made For US” (do baterista Cesar Machado, com participações de Mario Castro-Neves, Jurgen Friedrich, Enio Santos, Flavio Goulart, Paula Faour, Delia Fischer), “Ithamara Koorax All Around The World”, “Best of Jazz Fusion”, “Lounge Jazz In Paris”, “Bossa For Lovers”, “Nu Jazz Classics Vol. Two”, “San Valentiono Collection”, “Grace Bay”, “Lounge Jazz In Rio de Janeiro”, “Duvet Music”, The Jazz Lounge Of Milano Marittima At Sunset”, “Round Midnight Lounge”, “Carnevale A Venezia”, “Nu Jazz Classics Vol. One”, “Baia do Sancho”, “Motema Music Decade One”, “Noel Lounge”, “Jazz For Lovers”, “Les Plus Belles Chansons De Noel”., “Lounge For Lovers”, “Music For Cats”, “Refined Lounge Sounds For A Modern Life”, “My Every Lounging Moods”, “Cocktail Classics Vol. 1”, “Lounge Jazz In Berlin”, “Jazz House Classics Voil. 2”, “Merry Lounge Christmas” e “Bossa Mondial 2014”.

Produziu, em 2015, os CDs “Acoustic Lounge With A Bossa Touch”, “Soul In Lounge”, “Apericena Firenze Centro – Trendy Music For The New Italian Aperitivo Time”, “Jazz In Lounge”, “Coffee Shop Radio”, “Bossa In Lounge”, “Summer On The Beach”, “Pop Lounge Vol. 4”, “The Best Of Acid Jazz 3” e “Birth Of Nu Cool”.

Em 2016, supervisionou uma nova série de reedições da CTI Records para o mercado japonês (selecionando discos de John Blair, Patti Austin, Stanley Turrentine, Eumir Deodato, Art Farmer, Yusef Lateef e David Matthews), e produziu as compilações “Afro House Tunes”, “Late Night Nu Jazz”, “Brazilian House Grooves”, “Brazil Bossa Covers”, “Computer Bar”, “Acid Jazz Brasil”, “100 Nu Jazz Summer Classics”, “Spa Ambient Music”, “When Cool Is Lounge” e “Nu Jazz For Absolute Beginners”,

Trabalhou como roteirista, consultor e entrevistador para o documentário “LA + Rio”, em 2017, entrevistando nomes como Arthur Verocai, João Donato, Alex Malheiros (Azymuth), Wanda Sá, Chico Batera, Ricardo Silveira, Dori Caymmi, Hermeto Pascoal, Laudir de Oliveira, Raul de Souza, Marcos Valle e Cesar Camargo Mariano. No mesmo ano, produziu o single “MacumBass” (de Jorge Pescara com Laudir de Oliveira), e os CDs “Ithamara Koorax Sings The Jazz Masters”, “Chill Out For A Summer Day”, “Jazzy Groove At Night”, “Jazz House Instrumental”, “Tramonto Sull’ Adriatico – Adriatic Sunset”, “1005 Smooth Jazz Bar Chill Out”, “Jazz For A Winter Day”, “Jazzy Instrumental Selection” e “Merry Christmas Bossa”, dos quais participou também como percussionista e arranjador.

Também em 2017, convidado pela produtora Anna Monteiro, concebeu e dirigiu a série “60 Anos de Bossa Nova”, apresentada no Hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, com shows de Claudia Telles, Marcelo Lessa, Doris Monteiro e Chico Batera.

Especialista também em gestão de carreira e gerenciamento artístico, trabalhou em 2017 e início de 2018 com a cantora Zanna, e mais recentemente com o cantor Leandro Bertolo, em 2021.

Ainda em 2018 escreveu a letra da música “Until We Meet Again” para o álbum “Mamoru Morishita Songbok” lançado no Japão pela Universal Music; produziu novos discos para Daniel Migliavacca (“Alma Lúdica”, com participação especial de Raul de Souza), Jorge Pescara (“Grooves In The Eden”) e Ithamara Koorax (“60 Years of Bossa Nova”); fez o roteiro para o show de lançamento da caixa de 4CDs “A Mad Donato” (de João Donato) no Blue Note-Rio, e para os shows de Ithamara Koorax na Sala Baden Powell e no Blue Note-Rio.

Também criou/dirigiu a série “Discos Históricos da MPB” que incluiu shows de João Donato (“Quem É Quem”) e Wanda Sá (“Vagamente”) realizados na Sala Baden Powell-Rio de Janeiro no segundo semestre de 2018, nos quais os artistas apresentaram, pela primeira vez, as versões integrais dos álbuns, sendo entrevistados no palco pelo produtor, durante a execução das músicas.Ainda em 2018, foi também um dos entrevistadores da série “Depoimentos Para A Posteridade”, realizada no Museu da Imagem do Som-RJ, focalizando as carreiras de nomes como Wanda Sá, Bebeto Castilho (Tamba Trio) e Chico Batera. Produziu as compilações “Exotic House”, “Relaxing with Jazz and Bossa”, “Working With Nu Jazz Music”, “Ladies Sing The Hits”, “Bossa In Venice”, “Work With Classic Songs”, “Latin Jazz & Bossa Vibes – Second Step”, “Work With Bossa Music”, “Christmas In Paris”, “Work With Chill Out Music” and “Sunday Jazz Lounge Vol. 2”.

2019 marcou sua volta aos palcos como músico. Além de excursionar pelo circuito do SESC-SP como diretor e roteirista da turnê “All Around The World”, de Ithamara Koorax, atuou como percussionista e arranjador em todos os shows, incluindo apresentações em São Paulo (SESC 24 de Maio), Campinas e Santo André.
Também realizou a cobertura do “Rio/Montreux Jazz Festival”, que teve as participações de Stanley Clarke, Al DiMeola, Paulinho da Costa, John Scofield, Ivan Lins e Hermeto Pascoal, entre outros. Produziu os CDs “Italo House Classics”, “Fusion Funky Jazz” e “Jazz On The Highway Vol. 3”. Dirigiu e fez os arranjos para o show “Ithamara Koorax Sings The Jazz Masters”, apresentado com lotação esgotada na Sala Cecília Meireles- RJ, em junho de 2019.

A partir de Abril de 2020, iniciou, à convite da empresa Na Agulha do Vinil, uma série de podcasts chamada “Legião Estrangeira”, focalizando as carreiras de artistas brasileiros de sucesso internacional. A primeira temporada, de 12 episódios (alguns deles divididos em duas partes), focalizou Claudio Roditi, Mario Castro-Neves, João Donato, Laurindo Almeida, Gaudencio Thiago de Mello, Raul de Souza, Dom Um Romão, João Palma, Walter Wanderley, Stellinha Egg, Maestro Gaya, e Luiz Bonfá. Ao longo de 2020, produziu as coletâneas “Exploring Breakbeat Jazz”, “Singing With Swing Vol. 2”, “Christmas Lounge”, “Digital Clouds”, “Jazz For A Lazy Day”, “Hello Jazz! Sometime Today”, “Happy Christmas In Lounge”, “Pure Mellow Songs”, “Buenas Vibraciones Musicales” e “Soulful Deep – Bargrooves House”.

Em Janeiro e Fevereiro de 2021, ministrou, à convite do SESC-São Paulo, o curso “A História do Sucesso Mundial dos Músicos Brasileiros”, com lotação esgotada três semanas antes do início do evento. Ainda em 2021, produziu o álbum “Thiago Espirito Santo’s Musical Universe – Music Selection By Arnaldo DeSouteiro”, e faixas para as compilações “Aphrodisiac Grooves”, “This Is Vocal Jazz”, “Acid Jazz Brasil Vol. 2”, “Hot Summer Latin House”, “Brazilian Chill Bossa Beach”, “Fusion Funky Jazz Vol. 2” e “Chatting With Bossa Nova”. Em Novembro e Dezembro de 2021,  ministrou outro curso para o SESC-SP “As Amorosas Discografias de João Gilberto e Antonio Carlos Jobim”, focado em seu trabalho com os dois artistas.

Em 2022, produziu o single “Espelho Solar”, de Rodrigo Lima e Ithamara Koorax; o EP de estréia do compositor, pianista e cantor Gustavo Cysne (com participações de Sergio Barroso, Cesar Machado e José Carlos Bigorna); e o álbum “Brazilian Match” do compositor e cantor Luiz Millan (com participações de Eddie Daniels, Lisa Ono, Clementine, Randy Brecker, Ada Rovatti, Michel Freidenson, Mark Egan, Danny Gottlieb e o grupo The New York Voices).

Ainda em 2022, produziu as compilações “Black Mighty Wax Presents Eclectic House Tunes”, “Lounge Jazz In Lisbon”, DJ Fede Presents Ibiza Sleepless Selection”, “Pop Nostalgia”, “Jazz Ambient Del Mar” e “Jazz For A Summer Day Vol. 3”.