5.001
Nome do Grupo
Zumbi do Mato
Componentes

Löis Lancaster

Zé Felipe

Ricardo Dias Gomes

Henrique Ludgero

Dados Históricos e Artísticos

Banda carioca de rock formada em 1989 em Jacarepaguá por Löis Lancaster (voz), Zé Felipe (baixo), Ricardo Dias Gomes (teclado) e Henrique Ludgero (bateria). Pela banda também passaram Tadeu (voz), Fumê (voz), Luciano Callado (teclados), Marlos Salustiano (teclado), Ricardo Dias Gomes (teclado), Érico Rosa (bateria), Bernardo Carvalho (bateria) e Marcelo “Pancinha” (bateria). Suas fitas-demo, a primeira “Zumbi do Mato” e a segunda, lançada em 1995, “Macacomóvel”, foram pirateadas de tape-deck em tape-deck e chegaram aos confins do país, rendendo chamados para shows em várias cidades, entre elas Campinas, São Paulo, Salvador, Goiânia, Ubá e Curitiba. Em 1998 B Negão (ex-Planet Hemp) convidou a banda para lançar por sua gravadora o CD “Menorme”. Em 1999 o grupo Os Paralamas do Sucesso, no CD “Acústico MTV”, incluiu um dos sucessos do grupo no repertório do disco. No ano 2000, já pelo Selo Tamborete, lançou “Pesadelo na discoteca”. O CD contou com várias participações especiais, Bruno Gouveia (Biquíni Cavadão), Cecília Gianetti (Casino), Junior Tostoi (Vulgue Tostoi) e Rogério Skylab. Por essa época, a banda participou do programa “Ronca Ronca”, do Maurício Valadares e ainda do “Programa Lado B”, João Gordo (MTV), além de ter partes de suas músicas usadas em vinhetas da emissora. Também tocou nos programas “Caderno Teen” e “Atitude.com”, ambos da TVE, do Rio de Janeiro. Em 2000 participou da coletânea “Apocalipse 2000”.

No ano de 2001 os shows do Zumbi do Mato, Brasov e Skylab foram eleitos pelo Jornal do Brasil os melhores shows daquele ano, ao lado de Caetano Veloso e Jon Spancer. Neste mesmo ano participou dos principais festivais do país: “Curitiba Pop Festival, Abril Pro Rock”, de Pernambuco e “Porão do rock”, de Brasília. Em 2002, ao lado de outras nove bandas cariocas, como Jason, Skylab, Leela, Vulgue Tostoi e Jimi James, participou da coletânea “Tributo ao inédito 1”, do selo independente Tamborete. Neste mesmo ano lançou o CD “Pesadelo na discoteca”. No CD interpretou as faixas “O espírito do rato” e “Efeito moral”. Em 2003 participou do CD “Tributo ao inédito 2”, coletânea com 10 bandas cariocas que foi eleita pelo jornal “O Globo”, como os melhores discos daquele ano. Ainda em 2003 lançou o CD “Imagina a sua boca…”, no qual foram incluídas composições novas de integrantes do grupo: “Moralização das faculdades de Direito”, “Deficiente emocional” e “Rui não sabe nada de cinema”. Apresentou-se, ao lado das banda MCs Hc, Djangos, B Negão, Matanzza, Gangrena Gasosa, Cabeçudoss e CCR, na “4ª Edição do Space Rock Festival”, em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro.

Entre os sucessos do grupo destacam-se “Meu maracatu pesa uma tonelada”, “Blunt of Judah”, “Amnésia expresse” e “Know now”. No ano de 2005 relanço o CD “Menorme” e lançou o terceiro CD “Adorei a mesinha”. Entre as músicas de sucesso da banda, destacam-se “O alien que veio pro espaço”, “Potinho de Anhanha”, “Buraco do Jabor”, “Peidão”, “Campanha pela moralização das Faculdades de Direito” e “Deficiente emocional”.

Discografias
2005 Independente CD Adorei a mesinha
2005 Independente CD Menorme

(relançamento)

2003 Selo Tamborete CD Imagina a sua boca
2003 Selo Tamborete CD Tributo ao inédito 2

vários

2002 Selo Tamborete CD Pesadelo na discoteca
2002 Selo Tamborete CD Tributo ao inédito 1

vários

2000 Selo Tamborete CD Apocalipse 2000

vários

2000 Selo Tamborete CD Pesadelo na discoteca
1998 Selo Qualé Maluco Records CD Menorme
Obras
Amnésia expresse (Zumbi do Mato)
Data (Zumbi do Mato)
Efeito moral (Zumbi do Mato)
O alien que veio do espaço (Zumbi do mato)
O espírito do rato (Zumbi do Mato)
Peido
Potinho de Nhanhá (Zumbi do Mato)
Shows
4ª Edição do Space Rock Festival. Space Rock. RJ.
Curitiba Pop Festival Curitiba. PR,
Projeto Trama Ao Vivo. Nação Zumbi recebe Seu Jorge e Cajú & Castanha. Ballroom, RJ,
Zumbi do Mato. Salvador. BA,
Zumbi do Mato. Goiânia Noise Festival. GO,
Zumbi do Mato. São Paulo. SP,
Zumbi do Mato. Ubá. MG,
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.