
Cláudio Sargento
Bombeiro
Caboclinha
Mocinha
Flávio Oliveira
Leda Maranhão
João da Valsa
João Curumim
Dauro do Salgueiro
Fundada em 1980 por Jorge Cardoso, Bombeiro e as irmãs Mocinha e Caboclinha (filhas do compositor Birolha), o grupo reuniu cantores e compositores ligados à tradição e a história da escola de samba da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a década de 1980 apresentou-se em diversos lugares, mas em 1990 encerrou as atividades retornando anos mais tarde. Em comemoração ao 53 anos da fundação do Salgueiro, no ano de 2003, a Velha-Guarda do Salgueiro lançou pela gravadora Lua Discos o CD “A Velha-Guarda do Salgueiro”, disco no qual fez a revisão da obra de compositores importantes da escola, entre eles, Geraldo Babão, Nei Lopes, Dauro do Salgueiro, Antenor Gargalhada, Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira. No CD, gravado ao vivo na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro em fevereiro, foram incluídas “Quilombo dos Palmares”, “Bahia de todos os deuses”, “Festa para um rei negro”, mais conhecido pelo forte refrão “…pega no ganzê, pega no ganzá”, de autoria de Zuzuca do Salgueiro, “Viola de maçaranduba” (Geraldo Babão), “Água do rio” (Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira), “Na beira da praia” (Eden Silva e Anibal Silva), “Chica da Silva” (Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira), “Raio de luar” (Dauro do Salgueiro e Nei Lopes) e “Eu quero é sossego” (Antenor Gargalhada).
No ano de 2010 o grupo musical Velha-Guarda do Salgueiro, sob a direção musical de Josimar Carneiro, gravou o primeiro DVD em espetáculo em comemoração aos 30 anos do grupo. O show foi gravado na Quadra do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro e contou com várias participações especiais, entre as quais a de Dudu Nobre, Margareth Menezes, Pique Novo, Elymar Santos, Dinorah da Bahia, Paola, Negra li, Xande, Marcel Powell, Marquinho Sathan, Marfiza França, Casuarina, André Gabeh, Isabella Taviani, Eduardo Dussek, Quinho e bateria do Salgueiro, tendo no repertório músicas de compositores emblemáticos da agremiação, tais como Geraldo Babão, Anescarzinho do Salgueiro, Noel Rosa de Oliveira, Zuzuca do Salgueiro e Antenor Gargalhada.
Em 2024 apresentou-se no palco Mestre Monarco, na Central do Brasil, no evento “Trem do Samba”, juntos a outros artistas como a Velha-Guarda do Império, Velha-Guarda da Mangueira, Velha-Guarda da Portela, Velha-Guarda de Vila Isabel, Marquinhos PQD, Cassiana Pérola Negra, Terreiro de Criolo, Zé Luiz do Império, Osmar do Breque, Pretinho da Serrinha, Dorina & Mulheres na Roda de Samba, Marcelinho Moreira & Canto do Batuqueiro, Toninho Geraes, Zé Roberto, Tânia Machado, Ernesto Pires, Marquinhos Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Elaine Machado, entre outros.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.