
Barbeirinho do Jacarezinho
Luiz Grande
Marcos Diniz
Trio formado por cantores e compositores com renome nommeio artístico. O compositor Luiz Grande havia sido gravado por João Nogueira, que fez sucesso com “Maria Rita”. Marcos Diniz é filho de Monarco e tinha composições gravadas por Zeca Pagodinho, assim como Barberinho do Jacarezinho. No ano 2000 o cantor Ernesto Pires gravou “Sindicato do samba”, composição do trio, que viria a ser formado no ano seguinte. O nome do trio foi dado por Zeca Pagodinho, um dos cantores que mais gravou os compositores. Entre as músicas gravadas por Zeca figuram: “Fiquei amarrado na sua blusinha” (Barberinho do Jacarezinho e Rody do Jacarezinho), “Conflito” (Barberinho do Jacarezinho e Marcos Diniz), “Dona Encrenca” (Barberinho do Jacarezinho e Marcos Diniz), “Preservação das raízes” (Barberinho do Jacarezinho e Luiz Grande) “Parabólica”, “Mary Lu” e um dos grandes sucessos de Zeca Pagodinho, “Caviar” (Barbeirinho do Jacarezinho, Luiz Grande e Marcos Diniz). Luiz Grande e Barbeirinho do Jacarezinho já haviam participado do disco “Quintal do Pagodinho”, produzido por Rildo Hora e lançado pela Universal Music em 2001. No disco foram reunidos vários compositores preferidos de Zeca Pagodinho, entre eles Wilson das Neves, Efson, Zé Roberto, Barbeirinho do Jacarezinho, Luiz Grande, Dunga, Carlos Roberto, Maurição, Jorge Macarrão, Luizinho Toblow, Leandro Dimenor, Rixxah, Alamir e Octacílio da Mangueira. O disco foi gravado ao vivo no sítio do cantor em Xerém, e lançado em um grande show no Canecão. Marcos Diniz é filho de Monarco e irmão de Mauro Diniz, família musical ligada ao samba carioca. Em 2002 o trio lançou o CD “Trio Calafrio”, com arranjos de Cláudio Jorge, Wanderson, Leandro Braga e Itamar Assiére. Do disco, destacou-se a faixa “Dona Esponja”, de autoria dos três compositores. Em 2003, ao lado de Zeca Pagodinho, Luis Carlos da Vila, Dona Ivone Lara e Velha Guarda da Portela, o trio foi um dos convidados para o lançamento do disco “Apoteose do Samba”, de Mauro Diniz, no teatro Rival BR , no Rio de Janeiro. Em 2004 foi um dos convidados da cantora Dorina no Teatro do Sesi, da Graça Aranha, no Rio.
No ano de 2005, com o grupo Quintal do Pagodinho, o trio participou do projeto “No Tom do Samba”, no Bar do Tom, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, no CD “À vera”, Zeca Pagodinho regravou “Dona Esponja”, o principal sucesso do trio.
Em 2010 apresentou-se, ao lado do grupo Batuqueiros, no projeto “Semente da Música Brasileira”, realizado no Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.