
Arnaldo Antunes
Carlinhos Brown
Marisa Monte
Projeto musical lançado em CD e DVD, em 2002, reunindo os compositores, cantores e instrumentistas Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, com a participação dos músicos Dadi Carvalho (violão, guitarra slide, guitarra, bandolim, cavaquinho, piano, órgão Hammond e acordeom) e Cezar Mendes (violão). No repertório, as parcerias de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte em “Carnavália”, “Um a um”, “O amor é feio”, “É você”, “Mary Cristo”, “Anjo da guarda”, “Lá de longe”, “Já sei namorar”, “Tribalistas”, “Velha infância” (c/ Davi Moraes e Pedro Baby), “Passe em casa” (c/ Margareth Menezes) e “Carnalismo” (c/ Cezar Mendes), além de “Pecado é lhe deixar de molho” (Carlinhos Brown, Marisa Monte e Cezar Mendes). A gravação foi realizada em apenas duas semanas, no estúdio caseiro de Marisa Monte, sendo filmada por câmeras digitais que geraram as imagens para o DVD. O disco, produzido por Alê Siqueira, atingiu rapidamente altos índices de vendagem, com o grande sucesso obtido pela faixa “Já sei namorar”. Ainda em 2002, os artistas foram contemplados com o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes de São Paulo) de Melhor Disco e com o Troféu Imprensa, nas categorias Melhor Grupo e Melhor Música (“Já sei namorar”).
Embora o projeto tenha se limitado ao lançamento do CD e do DVD, sem a intenção de espetáculos ao vivo, em 2003 o grupo fez um showcase para jornalistas e diretores da gravadora EMI, em Paris, e apresentou-se na festa de entrega do Grammy Latino, em Nova York. Nesse mesmo ano, foi contemplado com os seguintes prêmios: Multishow de Música Brasileira, nas categorias Melhor CD, Melhor DVD e Melhor Música (“Já sei namorar”); Austragésilo de Athayde (Academia Brasileira de Letras), na categoria Melhor CD; Tim, na categoria Melhor Grupo; Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Brasileiro Contemporâneo; Nickelodeon Brasil, nas categorias Melhor Música (“Já sei namorar”) e Melhor Banda; Melhor Artista Internacional, no Festival Bar Verona Itália; Ondas (Espanha), na categoria Melhor Artista ou Grupo Latino; e Italian Music Awards, na categoria Revelação Internacional. Foram também premiados pela revista “Rolling Stones” (edição argentina), nas categorias 20 Melhores Discos, Dez Celebridades e Cinco Melhores DVDs. Em Portugal, o disco atingiu a vendagem de 190.000 cópias, o equivalente a quatro discos de platina, registrando a maior vendagem do ano no país. Ainda em 2003, Rita Lee gravou a canção “Já te falei”, parceria inédita de Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Dadi Carvalho, no CD “Balacobaco”. Nesse mesmo ano, a editora Gryphus lançou “Tribalistas – Livro de Partituras”.
Com mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil e 800 mil no exterior, o disco foi contemplado, em 2004, com o Prêmio Amigo, concedido pela indústria fonográfica da Espanha, na categoria Melhor Álbum Latino. Nesse mesmo ano, a faixa “É você” foi incluída na trilha sonora da novela “Da cor do pecado” (Rede Globo). Na lista divulgada pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) com as 10 músicas mais tocadas nas rádios AM e FM, em 2003, o trio aparece em 1º e em 4º lugar, com “Velha infância” e “Já sei namorar”, respectivamente.
Em 2017 o grupo anunciou a volta de suas atividades pelas redes sociais e logo depois, no mesmo ano, lançou um novo disco, quebrando um jejum de 15 anos. O novo trabalho, que saiu pelas gravadoras Phonomotor Records e Universal Music, levou o nome de “Tribalistas” e contou com 10 músicas inéditas e mais um DVD com cenas de bastidores e estúdio, além de ter sido produzido pelo trio junto a Alê Siqueira e Daniel Carvalho. No CD foram incluídas as faixas “Diáspora” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte), “Um só” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Brás Antunes), “Fora da memória” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Pedro Baby e Pretinho da Serrinha), “Aliança” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Pedro Baby e Pretinho da Serrinha), “Trabalivre” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Carminho), “Bailão do mundo” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte), “Ânima” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Cézar Mendes), “Feliz e saudável” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte), “Lutar e vencer” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte) e “Os peixinhos” (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Carminho).
Em 2018, após o lançamento de “Tribalistas” (2002), apresentaram-se a primeira vez após 15 anos em Salvador, em seguida do Rio de Janeiro, e depois em turnê nacional. Na ocasião, também foi apresentada a canção inédita, “Água também é mar”, parceria de Marisa Monte e Carlinhos Brown. A banda que acompanhou o trio foi formada por Pedro Baby (violão e guitarra), Dadi Carvalho (baixo, guitarra, teclados), Marcelo Costa (bateria) e Pretinho da Serrinha (percussão, cavaquinho e guitarra).
O repertório do espetáculo foi composto por 28 músicas, composições do primeiro disco e do segundo, além de sucessos de Marisa Monte, como “Amor I Love You” e “Depois”. O cenário contou com telões e com os figurinos tropicalistas de Rita Murtinho, direção de Leonardo Netto, iluminação de Juarez Farinon e som de Daniel Carvalho. A produção de vídeos apresentados no telão ficou por conta de Batman Zavareze, que trabalhou com Marisa Monte em seu espetáculo “Verdade uma Ilusão” de 2013. Os vídeos se misturavam com imagens do Arquivo Nacional e do filme “Limite”, de Mário Peixoto, entre outras.
Ainda em 2018 A “Tribalistas Tour” foi eleita a melhor turnê nacional do ano, segundo o público, entre os Melhores do Ano do Guia Folha.
Em 2019 a turnê “Tribalistas Tour” continuou promovendo os álbuns de estúdio homônimos lançados, respectivamente, em 2002 e 2017. A turnê foi promovida pela Kappamakki e Multi Entretenimento no Brasil e, internacionalmente, pela BMU Booking & Music Management e Live Nation Entertainment. Durante o concerto realizado para 45 mil pessoas no estádio Allianz Parque, em São Paulo, o trio gravou seu primeiro registro ao vivo, intitulado “Tribalistas Ao Vivo”. O lançamento do projeto foi em 2019. O show, editado em DVD, foi dirigido por Joana Mazzucchelli e produzido pela Polar Filmes.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 3ª ed. EAS Editora, 2014.