0.000
Contas Sociais
©
Nome do Grupo
Psirico
Componentes

Márcio Vitor

Alison 

David

Jadson

Samuel 

Serginho

Vitor 

Zezel

Neneu

Davi

André

Netinho

Luisinho 

Paulo

 

Dados Históricos e Artísticos

Grupo formado em Salvador (BA) no início da década de 2000, liderado pelo vocalista Márcio Vitor que, antes de formar o grupo, atuava como percussionista, acompanhando artistas como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marisa Monte, João Bosco, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Timbalada, entre outros.

No grupo, Márcio Vitor é acompanhado pelos percussionistas Alison, David, Jadson, Samuel, Serginho, Vitor e Zezel; pelo tecladista Paulo; o baixista Luisinho; os guitarristas André e Netinho; o cavaquinista Neneu; o baterista Davi.

Em 2004 lançou o CD “Psirico – O furacão da Bahia Ao vivo”, gravado em Salvador pela Pato Discos, que conquistou o “Troféu Caymmi 2004” de “Melhor CD Samba/ Pagode”. Nesse mesmo ano o grupo também conquistou o “Troféu Dodô e Osmar”, como “Banda Revelação do Carnaval de Salvador”, e o “Troféu Band Folia”, como “Melhor Banda Revelação do Carnaval” e “Melhor Cantor Revelação do Carnaval”.

Em 2006 lançou o CD “MPB – Macumba Popular Brasileira”, que incluiu as faixas “Paz”, “Banho de pipoca”, “Quebradinha”, e contou com as participações de Preta Gil, Davi Moraes, Olodum, Gerônimo, Saul Barbosa e Filhos de Gandhy. No final desse mesmo ano lançou o CD “Orquestra de Panela”, que contou com as faixas “Tome tome”, “Movimento de quadril” e “Orquestra de Panela”.

Em 2007 o grupo lançou, pelo selo Unimar Music, o DVD “Psirico – Ao vivo em São Paulo”, gravado na casa de shows Nação Tam Tam, no qual incluiu a inédita “Mulher brasileira (Toda boa)”, de J. Telles e Pepê, que recebeu o “Troféu Dodô e Osmar” em 2008.

Em 2008, após passar por várias cidades brasileiras com a turnê “Mulher brasileira”, a banda viajou para os Estados Unidos em sua primeira turnê internacional.

No ano de 2009 realizou uma série de apresentações, os “Ensaios do Psirico”, no Museu do Ritmo em Salvador, durante todo o período que se inicia com a chegada do verão até o carnaval. No dia 2 de fevereiro desse mesmo ano, o grupo liderou um “arrastão” com 68 percussionistas para prestar homenagem à Iemanjá, durante a festa no Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador.

Em 2011 se apresentou no Parque de Exposições de Salvador (BA), em show que contou com as participações de Ivete Sangalo, em “Te quero, delícia” (J. Teles e Davi Salles), e Preta Gil, em “Medida do amor” (Davi Moraes). O registro desse show foi lançado em CD e DVD pela Som Livre em 2012.

O grupo lançou várias músicas que foram hits durante o período de carnaval, dentre as quais “Escovadinha”, “Sambadinha”, “Pianinho”, “Cole na corda”, entre outras.

Já dividiu o palco com artistas como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Davi Moraes, Preta Gil, Exaltasamba, entre outros.

A música “Lepo Lepo” (Magno Sant’anna e Filipe Escandurras), foi incluída no disco “One Love, one rhythm”, álbum oficial da Copa do Mundo da Fifa, lançado pelo selo Sony Music em 2014.

Em 2017 lançou dois volumes do CD “Ao vivo no ensaio do Psi”, que incluiu o single “Cherecuchéco”, lançado em 2016.

Em 2022 lançou o álbum audiovisual “Psi Universal”, celebrando seus 20 anos de carreira, com músicas inéditas e participações especiais de Tony Salles (Parangolé) em “Frenética botada”, MC Rogerinho em “Xonadinha”, O Kannalha em “Toma mamadeira”, Filipe Escandurras em “Vem jogando essa raba”, entre outros.

No ano de 2023 ganhou o “Prêmio da Música Brasileira” na categoria “Melhor Grupo de Canção Popular”.

Discografias
2022 Independente DVD Psi Universal
2017 Independente DVD Ao vivo no ensaio do Psi
2012 Som Livre DVD Psirico 10 Anos - Ao vivo em Salvador
2007 Unimar Music DVD Psirico - Ao vivo em São Paulo
2006 Independente CD MPB - Macumba Popular Brasileira
2006 Independente CD Orquestra de panela
2004 Pato Discos CD Psirico - O furacão da Bahia Ao vivo