0.000
Nome do Grupo
Papas da Língua
Componentes

Sérgio Moah

Zé Natálio

Léo Henkin

Fernando Pezão

Dados Históricos e Artísticos

Banda de pop reggae, formada na década de 1990, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Integrada por Serginho Moah (voz), Zé Natálio (baixo), Léo Henkin (guitarra) e Fernando Pezão (bateria).

Em 1996 fez a sua primeira turnê internacional, apresentando-se na França, em Sanary-sur-Mer, no “Festival Sud”. Neste mesmo ano fez shows em Montevidéu, no Uruguai, e na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Sua composição “Sorte”, foi escolhida para integrar a trilha sonora do filme “Até que a Sorte nos Separe”, de Roberto Santucci. Outra música da banda, desta vez “No calor da hora”, integrou a trilha do filme “Houve Uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado. Várias outras composições da banda fizeram parte de comerciais de televisão veiculados por todo o país.

Sua composição mais conhecida é “Eu sei”, por ter sido escolhida para integrar a trilha sonora da novela “Páginas da Vida”, dirigida por Jayme Monjardim, da Rede Globo. Na novela também foram executadas, em alguns capítulos, outras músicas da banda, tais como, “Essa não é a sua vida”, “Blusinha Branca”, “Ela vai passar” e “Vou ligar”.

Em 2002, a banda recebeu o “Prêmio Lupicínio Rodrigues”, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, pelo conjunto da obra. Também foi indicada em duas categorias ao “Prêmio Multishow de Música Brasileira”, como “Banda Revelação” e “Música do Ano”.

No ano de 2007, na “Festa Nacional da Música”, em Canela-RS, a banda foi homenageada pela contribuição à música brasileira, recebendo, na ocasião, o “Disco de Ouro”, pelo reconhecimento da vendagem de 50 mil cópias do CD “Papas da Língua Ao Vivo Acústico”.

A banda já teve músicas suas como trilha das novelas “Malhação” (faixas: “Garotas do Brasil” e “Pequeno Grande Amor”) e novela “Cara e Coroa”, com a composição “Encontros Amargos”.

No ano de 2015 a banda lançou o DVD comemorativo de 20 anos de carreira, derivado do show “Bloco na Rua” gravado ao vivo, nos dias 19 e 20 de novembro de 2014, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, no qual interpretou vários sucessos de carreira fonográfica de oito CDs, destacando-se as composições “Blusinha branca”, com a participação especial de Gabriel O, Pensador; “Viajar”, de Alexandre Carlos (da banda brasiliense Natiruts); “Olhos verdes” e “Eu sei”. Ainda em 2015 a banda fez turnê de divulgação do DVD no Brasil e em alguns países da Europa.

Durante a carreira a banda ganhou vários prêmios no Rio Grande do Sul e ainda, o “Prêmio Açorianos de Música”, nas categorias “Melhor Banda”, “Melhor Disco Pop”, “Melhor Baixista”, “Melhor Cantor” e “Melhor DVD”. O grupo também se apresentou por diversas vezes na Europa, em países como a França e, principalmente em Portugal, por causa da exibição da novela “Páginas da Vida”, da Rede Globo, naquele país.

Discografias
2015 DVD Bloco na Rua - Ao Vivo
2007 CD Papas da Língua Ao Vivo Acústico
Bibliografia crítica

KOVASKI, Cláudia. “Duas décadas cantando – e falando – sem amarras”. Revista UBC (União Brasileira de Compositores) – Rio de Janeiro: Número 23 – (fevereiro), 2015.