
Sandra Peres
Paulo Tatit
Sandra Peres – Piano, Teclado e Voz
Paulo Tatit – Baixo, Violão, Guitarra e Voz
Cantores. Compositores. Escritores. Dupla de música infantil criada em 1994.
Sandra Peres é musicista formada pela Faculdade de Música do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e formou-se em Análise de Composição Contemporânea no IRCAM (Paris, França).
Paulo Tatit é formado em arquitetura e é músico autodidata. Na década de 1980, em São Paulo (SP), foi o principal arranjador do Grupo Rumo. Nos anos 1990, trabalhou como músico e compositor de Arnaldo Antunes.
Em parceria com a TV Pinguim, a dupla criou séries de grande sucesso no Brasil e no mundo, como as séries 1 e 2 do desenho “Peixonauta”.
No mesmo ano, lançou “Canção de ninar”, disco com 22 faixas, que venceu o Prêmio Sharp, depois renomeado como Prêmio da Música Brasileira. No repertório, composições da dupla, como “Uma era”, “Sono de Gibi”, “De ninar”, “Vagarinho”, “”Acalanto pra você”, “Negro céu”, “Carneirinho 1 2 3” e “Vovó”.
Quatro anos mais tarde, gravaram “Canções curiosas”. Mais uma vez o disco foi premiado com o Prêmio Sharp. Dentre as doze faixas, “Pindorama”, “Erê”, “Criança não trabalha”, “Gramática” e “Rato”.
No mesmo ano, a dupla voltou a atenção às brincadeiras de roda e gravou os clássicos “Sapo Jururu”, “A barata”, “Alecrim”, “Peixe Vivo”, “Lá em casa”, “A canoa virou”, “Pombinha branca”, “ Pout pourri Osquindô Lelê”, “Meu galinho”, “Gato”, “Santa Clara”, “Doce”, “Caranguejo / O cravo e a rosa”, “Hoje é domingo”, “Tatu” e “Pinto”, reunidos no disco “Cantigas de roda”.
Em 1999, o disco “Noite feliz” trouxe uma proposta diferente: seis histórias de Cândido de Alencar Machado, narradas por ele mesmo. Para cada uma dessas histórias (“O primeiro sorriso do Menino Jesus”, “Pinheiro de Natal”, “Os três magos solitários”, “O bispo Nicolau”, “O presépio de São Francisco”, “A passagem do ano”), uma música composta pela dupla, além da trilha sonora que acompanhou as narrativas: “Sorriso”, “Pinheirinho de Belem”, “Os reis magos”, “Toque”, “Noite feliz” e “Gênese”.
Ainda no mesmo ano, a dupla produziu mais um disco nos mesmos moldes, “Mil pássaros”, mas baseado em sete textos de Ruth Rocha (“A primavera da lagarta”, “A arca de Noé”, “ Nosso amigo ventinho”, “Bom dia todas as cores”, “ Romeu e Julieta”, “Mil pássaros pelo céu”, “Lá vem o ano novo”), que geraram as músicas “A borboleta e a lagarta”, “Noé”, “Do vento”, “Camaleão”, “Romeu e Julieta”, “Mil pássaros” e “Relógio”.
Em 2001, lançou o DVD “Palavra cantada – clipes”, compilando uma série de clipes veiculados pela TV Cultura de São Paulo com as canções “Criança não Trabalha”, “Pindorama”, “Rato”, “Ora Bolas”, “Eu” e “Fome Come”, três gravações ao vivo na Sala São Paulo: “Sopa”, “A Barata” e a inédita “Irmãozinho”, além dos clipes “Arca de Noé” e “A Borboleta e a Lagarta”.
Em 2004, lançou CD/DVD comemorando aniversário de 10 anos da dupla, com uma seleção de sucessos acumulados até então: “Rato”, “Sopa”, “Pomar”, “Pindorama”, “Ciranda” e “Ora Bolas”, entre outros.
Dois anos mais tarde, foi a vez de percorrer o país em busca de tradicionais canções infantis que representassem os vários estados brasileiros. Dessa pesquisa nasceu “Canções do Brasil”, que misturou maracatu, samba, bumba meu boi, olodum, congada, rap. A primeira edição do disco vinha acompanhada de um livro de 116 páginas, com relatos dos músicos sobre suas pesquisas, os percursos que fizeram, curiosidades sobre os Estados e diários de viagem. Dentre as 20 faixas, “Vapor de cachoeira” (Bahia), “Sonho bom” (Rio de Janeiro), “Sai preguiça” (Goiás), “Igrejinha” (Tocantins). Esse trabalho, virou o primeiro DVD da dupla, que teve um show registrado em São Paulo, no Sesc Pompeia.
Em 2002, gravaram “Meu neném”, disco cujo objetivo era embalar o primeiro ano dos bebês. Acompanhados por Décio Gioielli, compuseram 12 músicas com instrumentação suave e ritmo de chocalhos e violão: “Pipó”, “Pararacumbera”, “Ti catucá”, “Negro céu”, “Pocotó”, “Minha pretinha”, “Achou”, “Uma era”, “Engatinhando”, “Canto pro nenê”, “Mãe d´água”, “Só quero ver”.
Em 2004, o disco “Palavra Cantada – 10 anos”, marcou a comemoração da primeira década da dupla. Gravado ao vivo e acompanhado por um quinteto de cordas, trouxe 13 músicas já bastante conhecidas de discos anteriores. Virou também DVD.
Em 2006, os músicos investiram num disco que fazia referência aos diversos ritmos brasileiros: “Pé com pé”. O álbum duplo trouxe 15 faixas no primeiro CD, cada uma referente a uma sonoridade específica: “Pé com pé”, “O que é o que é?”, “Balé”, “Bolacha de água e sal”, “Eco”, “Pé de nabo”, “Menina moleca”, “Sol, lua e estrela”, “Toda criança quer”, “Bicicleta”, “Taquaras”. No segundo CD, as mesmas músicas, mas em versões instrumentais. O disco foi gravado ao vivo no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, sob a direção de Mari Stockler e teve participações especiais dos músicos Estevão Marques, Julia Pittier, Marina Pittier, Daniel Ayres, Ary Colares e Adriano Busko.
A versão em DVD saiu no mesmo ano e foi resultado da gravação de um show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo e dirigido por Mari Stockler.
Após três anos, veio “Carnaval Palavra Cantada”, um disco com composições da dupla em ritmo de marchinha, samba, frevo, homenageando o carnaval em suas mais variadas vertentes. Com participações de Paulo Padilha, Monica Salmaso e Arnaldo Antunes, o CD teve 13 faixas: “Hoje é dia de carnaval”, “Pepe, meu cão”, “Só quero a mamãe e o papai”, “Bichinho”, “Pirata e Princesa”, “Meus dedinhos”, “Carnaval na língua do pê”, “Larga do meu pé”, “Carnaval das minhocas”, “Carnaval do Geraldo”.
“Palavra Cantada tocada” saiu em 2010, e trouxe 13 músicas de discos anteriores tocadas em versões instrumentais, com arranjos de Jonas Tatit e bateria de Adriano Busko.
Ainda no mesmo ano, foi lançado “Canciones curiosas”, um disco gravado entre São Paulo e Buenos Aires. Dos trabalhos anteriores foram selecionadas 15 músicas que, vertidas para o espanhol, foram totalmente interpretadas por crianças argentinas e colombianas: um curso de idiomas para crianças em forma de música.
Em 2011, lançou o disco “Brincadeiras musicais 3D”, primeiro BlueRay infantil gravado no Brasil em plataforma e tecnologia 3D. Desenvolvido nos estúdios da TeleImage, em São Paulo, sob a direção de Marcelo Siqueira, o projeto teve a intenção de introduzir música a crianças dos ensinos Infantil e Fundamental.
Em 2012, a dupla voltou a gravar um disco de inéditas. “Um minutiiinho!”, composto por 14 faixas, mais uma vez contou com a participação de Arnaldo Antunes, além de Zé Tatit, Coral Palavra Cantada e das crianças Nicolas Torres, Giulia Lucci e Dora Stroeter. Todas as músicas mantiveram a principal característica da dupla, a conexão com o imaginário infantil: “Um minutinho”, “Para parar a brincadeira”, “Então tá combinado”, “Vem dançar com a gente”, “Eu sou um bebezinho”, “Agenda infantil”, “Bruxa feia”, “Papagaio Reginaldo”, “Vambora, tá na hora”, “Passeando”, “Esse e aquela”, “A nossa casa”, “Olha o nenê” e “Bolinha de sabão”.
Ainda em 2012, saiu “Palavra Cantada para ficar com você”. Com CD e DVD juntos, o disco foi composto por 11 músicas já consagradas ao longo da carreira da dupla, além de novas versões em karaokê, para que pais e crianças pudessem cantar juntos. No DVD, clipes e trechosde shows.
O DVD “Vem dançar com a gente”, também de 2012, contou com animações realizadas em parceria com a TV Pinguim (a mesma que produziu o desenho “Peixonauta”) para 10 músicas: “De gotinha em gotinha”, Bolacha de água e sal”, “Carnaval das minhocas”, “Pé com pé”, “Ora bolas”, “Vem dançar com a gente”, “Ciranda”, “Linhas e letrinhas”, “Tchibum da cabeça ao bumbum”, “Vambora, tá na hora”.
Em 2013, lançou o DVD “Pauleco e Sandreca”, contendo 10 clipes produzidos pela Pulo do Gato Animações, sob a coordenação de Cecília Esteves.
Em 2013, lançou o DVD “Para ficar com você”, reunindo cinco clipes inéditos, além dos principais sucessos da dupla, em clipes de animação, e apresentações ao vivo, entre eles canções como “Coloridos”, “Lá Vem o Papai Noel”, “Lavar as Mãos”, “Dorme” e “A Bola é Boa, é Boa a Bola”.
Em 2015, lançou Box comemorativo de 20 anos da Palavra Cantada com 5 DVDs históricos da dupla.
Em 2015, lançou o DVD “Cantigas de roda”, em cujo repertório constaram dez músicas selecionadas pela dupla com o objetivo de mostrar o repertório da cultura musical tradicional do Brasil, através de clipes produzidos a partir do CD “Cantigas de Roda”, lançado em 1996, composto por uma seleção das principais cantigas folclóricas do país.
Em 2016, lançou o DVD “Vamos brincar”, com 14 clipes criados por Sandra Peres, Paulo Tatit e Estevão Marques, visando enriquecer brincadeiras musicais e corporais de crianças pequenas.
Em 2017, lançou o DVD “Bafafá”, com 14 clipes.
Durante a carreira, teve seis álbuns premiados, pelo Prêmio da Música Brasileira, Prêmio TIM e Prêmio CARAS.
Até 2018, lançaram 15 CDs, 10 DVDs e 7 livros voltados exclusivamente ao público infantil.