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Nome do Grupo
Os Tincoãs
Componentes

Formação original (1960-1963):

Erivaldo
Heraldo
Dadinho

Segunda formação (1963-1975):

Heraldo
Dadinho
Mateus Aleluia

Terceira formação (1975):

Dadinho
Mateus Aleluia
Morais

Quarta formação (1976-1984):

Dadinho
Mateus Aleluia
Badu

Quinta formação (1984-2000):

Dadinho
Mateus Aleluia

Dados Históricos e Artísticos

Trio formado originalmente por Erivaldo, Heraldo e Dadinho, todos de Cachoeira, na Bahia. Iniciou a carreira artística em 1960, no programa “Escada para o Sucesso” (TV Itapoã), interpretando um repertório de boleros, gênero incluído em seu primeiro disco, “Meu último bolero”, que não obteve muita repercussão.

Em 1963, Erivaldo desligou-se do grupo, sendo substituído por Mateus Aleluia.

Lançou, em 1973, o LP “Os Tincoãs”, com um repertório de música afro-baiana que veio a caracterizar o grupo daí em diante: “Yansã Mãe Virgem”, “Na beira do mar”, “Saudação aos Orixás” e “Canto Pra Iemanjá”, todas de Mateus e Dadinho), “Capela dAjuda” e “A força da Jurema”, ambas de Mateus, Dadinho e Heraldo, e ainda “Deixa a Gira Girá”, “Sabiá Roxa” e “Obaluaê”, todas adaptação de Mateus, Dadinho e Heraldo, “Ogundê”, “Raposa e Guará” e “Embola Embola”, todas adaptação de Mateus e Dadinho.

Em 1975, Heraldo veio a falecer, depois de gravar a faixa “Banzo” (Hekel Tavares e Murilo Araújo) para a trilha sonora da novela “Escrava Isaura” (Rede Globo). O trio foi recomposto com a participação de Morais. Com esta nova formação, lançou, nesse mesmo ano, o LP “O Africanto dos Tincoãs”, com as seguintes faixas: “Promessa aos Gantois”, “Salmo”, “Homem Nagô”, “Canto e danço pra curar”, “Sereia”, “Jó”, “Oxóssi te chama”,”Anita” e “Ogum Pai”, todas de Mateus e Dadinho, além de “Dora” (Dorival Caymmi). Pouco tempo depois, Morais desligou-se do grupo, que passou a contar com a participação de Badu até 1984. Ainda em 1975, participou do LP “Carnaval 76 – Convocação Geral nº 2”, com a faixa “Quebra Quebra Guabiraba”, de Mateus e Dadinho.

Lançou, em 1976, um compacto simples com “Promessa ao Gantois” e “Anita”, ambas de Mateus e Dadinho. Também nesse ano, participou do LP “Fantásticos vol. 5”, com a faixa “Promessa ao Gantois”, de Mateus e Dadinho.

Em 1977, lançou o LP “Os Tincoãs”, contendo as canções “Atabaque chora”, “Canto de dor”, “Chão da verdade”, “Romaria”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Arrasta a cadeira”, “Cordeiro de Nanã” e “Acará”, todas de Mateus e Dadinho, além de “Lamento às águas” e “Canto do boiadeiro”, ambas adaptação de Mateus e Dadinho, e ainda “Deixa a baiana sambar” (Louvaim) e “Enterro da Iyalorixá” (Antônio Carlos e Jocafi). Nesse mesmo ano, o fonograma “Promessa ao Gantois” foi incluído nos LPs “Levanta poeira” e “Canto de fé”. Também em 1977, paticipou da trilha sonora do filme “Os pastores da noite (Otalia da Bahia)”, com a gravação de “Marialva” (Antonio Carlos e Jocafi), lançada em disco pela RCA Victor.

Lançou, em 1980, um compacto simples com “Embola, embola” e “Mãe dágua é rica”, ambas de Mateus e Dadinho.

Foi finalista do festival “MPB Shell”, edição de 1982, com a canção “Ajagunã” (Mateus e Dadinho), incluída no LP que registrou o evento. Ainda nesse ano, gravou participação no LP “Cósmica”, de Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), na faixa “Aganjú” (Charles Negrita e Pepeu Gomes).

Participou do LP lançado por Luís Carlos da Vila em 1983, na faixa “Solidão e gás” (Luis Carlos da Vila e Adilson Victor). Nesse mesmo ano, Dadinho e Mateus partiram para uma temporada de uma semana em Luanda, onde se estabeleceram e vieram a participar de projetos da Secretaria de Estado da Cultura de Angola. Nessa época, gravaram o disco “Afro Canto Coral Barroco”, com a participação do coral dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Leonardo Bruno. Este trabalho manteve-se inédito até 2003.

Em 1984, Badu desligou-se do trio mas Dadinho e Mateus, autores da maior parte do repertório, permaneceram em atuação e lançaram, em 1986, o LP “Os Tincoãs – Mateus e Dadinho”.

Dadinho faleceu em 2003.

Em 2010, Mateus Aleluia lançou seu primeiro disco solo: “Cinco sentidos”.

Em abril de 2023, no dia 20, foi lançado o álbum inédito  “Canto Coral Afrobrasileiro” (Sanzala Cultural) pela Natura Musical. A gravação foi feita em 1983, logo antes de o trio viajar para Angola com Martinho da Vila, com parte dos integrantes permanecendo por lá. Antes do lançamento do álbum, a música “Oiá Pepê Oiá Bá” foi lançada como single no dia 06 de abril. A gravação teve a participação do Coral dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro em seis das dez músicas. Quatro das faixas registradas eram inéditas até o lançamento do trabalho. Tocaram no álbum Dadinho(violão), os atabaques de Mateus(atabaque)  e Badu (agogô e ganzá), todas as músicas do álbum foram compostas e adaptadas pela dupla Mateus e Dadinho.

A idealização do projeto, na época foi de Adelzon Alves, que escolheu o maestro Leonardo Bruno para escrever os arranjos vocais. A arregimentação e regência do coral foi feita por Armando Prazeres, quer era o regente titular do Coral dos Correios e Telégrafos, e  Leonardo Bruno. Pedro Sorongo reforçou a percussão. No meio do processo, a instituição que custeava o disco desistiu do projeto, que foi engavetado. Por fim, parte do trabalho, que era para ser todo orquestrado, ficou apenas com o registro do trio.

Mais tarde, as fitas de rolo foram enviadas para Adelzon Alves, que fez uma  pré-mixagem e a entregou já digitalizada em CD para Mateus Aleluia após seu retorno de Angola, em 2002. Mateus tomou conhecimento, na época, pela imprensa baiana, da vontade do produtor Tadeu Mascarenhas de trabalhar material dos Tincoãs e foi ao estúdio do produtor para deixar o registro do trabalho com ele. O resgate do trabalho foi feito a partir de parceria com Tenille Bezerra, diretora do documentário “Aleluia, O Canto Infinito do Tincoã” (2020), que assumiu a produção executiva do lançamento do trabalho inédito.]

Originalmente gravado nos Estúdios Transamérica (RJ), foi remasterizado por Tadeu Mascarenhas, no Estúdio Casa das Máquinas, em 2022. O patrocínio do lançamento do projeto foi da Natura Musical e do Governo do Estado da Bahia, pelo Fazcultura, lei de incentivo da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

As faixas registradas foram ”Ajagunã”; canto de louvação a Oxaguian,  “Oiá Pepê Oiá Bá”, louvação a orixá Iansã (Oyá); “Misericórdia”; “Key Iemanjá”, louvação à Iemanjá , e também com preces a Oxumaré;  “Obaluaê”, louvação à divindade da saúde e da cura; “Cequecê”, uma reverência aos candomblés da linha Banto/Congo/Angola; “Ogundê”, para o orixá Ogum; “Pelebé Nitobé”, dedicada ao orixá Ossanha (ou Ossãe), “Salmo” e “Lamento às Águas” com homenagens a Onymboiá e Eru.

Discografias
2023 Sanzala Cultural Canto Coral Afrobrasileiro
2022 Sanzala Cutural Oiá Pepê Oia Bá

Single

1983 Luís Carlos da Vila (Luís Carlos da Vila) – participação - RCA Victor – LP
1982 Ajagunã/Chorojô (Os Tincoãs) - RCA Victor – compacto simples
1982 Cósmica (Baby Consuelo) – participação - WEA - LP
1982 MPB SHELL 82 vol. 1 (vários artistas) - participação - Som Livre - LP
1982 RCA Os Tincoãs

Single

1980 Embola, embola/Mãe d'água é rica (Os Tincoãs) - Atlantic/WEA – compacto simples
1978 RCA Os Tincoãs

EP

1977 Canto de fé (vários artistas) – participação – Som Livre - LP
1977 Levanta poeira (vários artistas) – participação – Som Livre – LP
1977 RCA Os Tincoãs
1977 Os pastores da noite (Otália da Bahia) – Trilha sonora do filme (vários artistas) – participação - LP
1976 RCA Banzo – Jó

Single

1976 Escrava Isaura - Trilha Sonora da Novela da Rede Globo (Vários artistas) – Som Livre - LP
1976 Fantásticos vol.5 (vários artistas) – participação – RCA Victor – LP
1976 RCA Os Tincoãs

EP

1976 Promessa ao Gantois/Anita (Os Tincoãs) - RCA Victor – compacto simples
1975 Carnaval 76 – Convocação Geral nº 2 (vários artistas) – participação – Som Livre - LP
1975 O Africanto dos Tincoãs (Os Tincoãs) – RCA Candem – LP
1973 Os Tincoãs (Os Tincoãs) – Odeon – LP