0.000
Nome do Grupo
Ordinarius
Componentes

André Miranda

Augusto Ordine

Letícia Carvalho

Luiza Sales

Maíra Martins

Marcelo Saboya

Dados Históricos e Artísticos

Grupo carioca integrado pelos cantores e instrumentistas André Miranda (arranjos, cavaquinho e voz), Augusto Ordine (voz, arranjos e direção musical), Letícia Carvalho (voz), Luiza Sales (voz), Maíra Martins (voz, kazoo e arranjos) e Marcelo Saboya (voz).

Entre os anos de 2010 e 2011 o grupo realizou turnê pelas escolas SESI do Estado do Rio de Janeiro, com uma série de shows didáticos, idealizados pelo “Programa Repertórios”, de educação musical. Com este espetáculo, que contava com concepção teatral, o sexteto visitou 13 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2012, competindo com novos grupos vocais de todo o Brasil, classificou-se em 2º lugar no “Concurso Nacional de Grupos Vocais”, promovido pelo evento “Brasil Vocal”, no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro. Neste mesmo ano lançou seu primeiro CD intitulado “Ordinarius”, no qual foram incluídas as faixas “Baião de Lacan” (Guinga e Aldir Blanc), “Balado do louco” (Sérgio Dias e Rita Lee), “Eu e a brisa” (Johnny Alf), “Todo sentimento” (Cristóvão Bastos e Chico Buarque), “Canto de Ossanha” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Arrastão” (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), “Disseram que voltei americanizada” (Vicente Paiva e Luiz Peixoto) e “Ladeira da Preguiça”, de Gilberto Gil. O disco foi pré-selecionado para o “Prêmio da Música Brasileira” e os shows de lançamentos aconteceram na Sala Baden Powell e no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2013, o grupo fez turnê pela Alemanha, apresentando-se na Brot Fabrick (Frankfurt) e realizando workshops de música brasileira. No mesmo ano, de 2013, realizou duas temporadas de shows no espaço Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa, e ainda, no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Ainda em 2013, abriu o show do Quarteto em Cy no “Festival Brasil Vocal”, do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e apresentou-se no “Rock In Rio”. No ano posterior, em 2014, o grupo montou vários shows em diversos espaços pela cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano ganhou o 1º lugar no “Concurso Nacional de Grupos Vocais”.

No ano de 2015 lançou, em show no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, o CD “Rio de choro”, no qual foram interpretadas as faixas “André de sapato novo” (André Correa), “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu), “Baião de quatro toques” (Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Um chorinho em Cochabamba” (Eduardo Neves e Rogério Caetano), “Linda flor” (Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto), “Rosa” (Pixinguinha e Otávio de Souza), “Tipo zero” (Noel Rosa), “Choros 1” (Heitor Villa-Lobos), “Santa morena” (Jacob do Bandolim) e “Vide Gal”, de Carlinhos Brown. Neste mesmo ano fez lançamento do CD em vários locais, entre os quais Teatro Rival Petrobras e no Centro Cultural Banco do Brasil, ambos no Rio de Janeiro.

O grupo apresentou-se em diversos espaços no Brasil e na Europa, principalmente na Alemanha, onde gravou o clipe da música “Baião de quatro toques”, de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit.

Discografias
2015 Independente CD Rio de choro
2012 Independente CD Ordinarius
Clips
"As long as you love me".
"Ladeira da preguiça" (Gilberto Gil)
"Baião de quatro toques" (José Miguel Wisnik e Luiz Tatit) feito com imagens do grupo na Alemanha.
Bibliografia crítica

FUSCALDO, Chris. Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Editora Garota FM Books, 2018. 2ª ed. Idem, 2020.