Formação:
Alexandre Carlo (voz, guitarra e violão)
Luís Maurício (baixo e voz)
Kiko Peres (guitarra)
Pedro Mamede (bateria)
Bruno Wambier (teclado)
Denny Conceição (percussão)
João Ferreira (cavaquinho e violão)
Bruno Patrício (saxofone)
Loyd Moraes e Cláudia (backing vocal)
Guigui Trotta (harmônica)
Ex-integrantes:
Izabella Rocha (guitarra e voz)
Bruno Dourado (percussão)
Tonho Gebara e Mônica Agena (guitarra)
Waldivino Pires de Moraes Jr (Juninho), Rodrigo Txotxa e Raphael Mira (bateria)
Luciana Oliveira, Ludmila Mazzucatti e Robenita Moraes (backing vocal)
André Mitsuoka (trombone)
Flamarion Mossri e Paulo Roberto Pizzulin (trompete)
Márcio Bezerra (saxofone, flauta e clarinete)
Grupo de reggae formado por Alexandre Carlo (voz e guitarra), Izabella Rocha (voz), Kiko Peres (guitarra), Luís Maurício (baixo e voz), Juninho (bateria) e Bruno Dourado (percussão e voz) em Brasília (DF) em 1994. Surgiu com o nome Nativus e, em 1997, lançou o CD “Nativus”, no qual todas as composições eram de autoria do cantor e guitarrista Alexandre Carlo, destacando-se no disco as faixas “Liberdade pra dentro da cabeça” e “Presente de um beija-flor”. Porém, após uma longa batalha judicial, o conjunto perdeu o direito ao nome e passou a se chamar Natiruts.
Em 1999, lançou “Povo brasileiro”, CD produzido por Liminha. O disco manteve a linha do reggae roots, isto é, o reggae tradicional popularizado por nomes como Bob Marley e Peter Tosh. No mesmo ano, o grupo sofreu um acidente rodoviário quando iria se apresentar no interior de São Paulo, porém, sem gravidade.
No ano de 2001 lançou o CD “Verbalize”, destacando-se as faixas “Andei só”, “Discípulo de Mestre Bimba”, “Eu luto” e a faixa-título “Verbalize”. No ano de 2002 o grupo lançou o CD “Qu4tro”, disco no qual interpretou 12 faixas de reggae rais (reggae roots).
Em 2003, o grupo, ao lado de Lulu Santos, Tribo de Jah, Cidade Negra, Jota Quest, L.S. Jack, O Rappa, Titãs e Skank, foi uma das atrações do “Pop Festival Telefônica Tim” apresentado na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano lançou o CD ao vivo “Lual MTV”, produzido e exibido pelo canal. Em 2004 fez o lançamento do novo CD na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.
Em 2005 lançou o CD “Nossa missão”, que incluiu as faixas “Não chore meu amor” com a participação de José Paes Lira, “Quero ser feliz também”, “Quem planta preconceito” com a participação de GOG, “Caraíva”,”Iluminar”, entre outras.
Em 2006 gravou seu primeiro DVD ao vivo, “Natiruts Reggae Power”, na casa de shows Credicard Hall em São Paulo, com um apanhado da carreira da banda, incluindo músicas como “Liberdade pra dentro da cabeça” e “Presente de um beija-flor”, e também a inédita “Natiruts Reggae Power”, que virou hit.
Em 2009 lançou o CD “Raçaman”, com a participação da cantora Claudia Leitte em “Sorri, sou rei”.
Em 2011 realizou um show na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.
Em 2012 lançou, pelo selo Sony Music, o DVD “Natiruts Acústico no Rio de Janeiro”, gravado no Mirante Dona Marta, em comemoração aos 15 anos de carreira da banda. Para a gravação a banda recebeu como convidados os artistas Luiz Melodia em “Pérola Negra”, Sônia Savinell em “Sorri, sou rei” e Flora Matos em “Natiruts Reggae Power/ Esperar o Sol”. O disco foi indicado ao “Grammy Latino 2013” na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro”.
Em 2013 participou do evento “Tribo de Marley”, que reuniu bandas ligadas ao gênero que consagrou o artista jamaicano, realizado no Teatro Popular de Niterói (RJ). Nesse mesmo ano comandou o “Arraiá da Fundição”, evento realizado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, em comemoração às festas do mês de junho.
Em 2014 lançou, pelo selo Sony Music, o CD/ DVD “#NOFILTER”, registro ao vivo do show apresentado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, que incluiu a inédita “Onde as ondas quebram”.
Em 2015 gravou seu terceiro DVD “Reggae Brasil”, no parque aquático Wet’n Wild em Salvador (BA), com as participações especiais de Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, e representantes do reggae nacional como Armandinho, Toni Garrido, Edson Gomes, Marcelo Mira, Zeider Pires, Hélio Bentes, Tati Portella e Sander Fróis, Duda Diamba, Marceleza, Edu Ribeiro e Sine Calmon. O disco foi contemplado pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) com “DVD de Ouro”.
Em 2017 lançou o CD “Índigo Cristal”, produzido pelo vocalista Alexandre Carlo, com dez faixas dentre as quais o single “Sol do meu amanhecer”. Realizou turnê pela América Latina, passando por países como Chile, Argentina, Uruguai, México e Paraguai.
Em 2018 lançou o CD infantil “Natibaby”, com 10 registros instrumentais de músicas conhecidas do grupo como “Liberdade pra dentro da cabeça”, “Deixa o menino jogar”, “Presente de um beija-flor”, entre outras. Parte do dinheiro arrecadado pela venda do disco digital foi doada para a creche “Primavera de Joana”, localizada em uma região carente de Brasília (DF), terra natal do grupo. Nesse mesmo ano lançou CD “I love”, com nove faixas e participações especiais de Gilberto Gil em “Verde do mar de Angola”, Thiaguinho em “Serei luz”, Katchafire em “Mergulhei nos seus olhos”, e da banda norte-americana Morgan Heritage em “I love”. O show de lançamento do disco foi apresentado no Espaço das Américas, em São Paulo.
Em 2020 gravou a faixa “When love is righ” no CD “One world” (Sony Music) do grupo jamaicano The Wailers, que acompanhava o artista Bob Marley. A música, cantada em inglês por Alexandre Carlo, também contou com a participação de Carlinhos Brown, como percussionista.
Em 2021 lançou o CD “Good Vibration Vol. 1”, com nove faixas e participações especiais de Ziggy Marley (filho de Bob Marley) e da atriz mexicana Yalitza Aparicio em “América vibra”; Carlinhos Brown e Chico Brown em “Reggae amor”; Iza em “Good vibration”; do cantor espanhol Macaco em “Rosas”; da cantora da Costa Rica Debi Nova em “Que bom que você volta II”; do cantor porto-riquenho Pedro Capó em “Todo bien”; das bandas Melim em “De tanto sol” e Planta e Raiz em “Dia perfeito”.
Em 2023 lançou o álbum audiovisual “Natiruts en vivo en Argentina”, registro ao vivo de duas apresentações realizadas no estádio Luna Park, em Buenos Aires (Argentina), que contaram com a participação especial de Hamilton de Holanda na faixa “Groove bom”.
Em 2024 anunciou o fim da banda logo após a turnê do show retrospectivo “Leve com você”, que contou com apresentações pelo país.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.