Ricardo Virgnini
Zé Helder
Em 2007 foi fundado o grupo Moda de Rock, da dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder. Ambos já tinham carreiras anteriores, respectivamente com a banda Matuto Moderno e Orelha de Pau, entre outros trabalhos. A dupla surgiu a partir da vontade dos dois violeiros e professores de divulgar a viola caipira entre os alunos. A proposta do grupo era a de criar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira.
Em 2010 lançaram o álbum “Moda de Rock – Viola Extrema”.
Em 2016 lançaram o álbum “Moda de Rock II” que recebeu o prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção do disco e circulação pelo Estado. O repertório teve músicas de Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura, Queen, Dire Straits, Slayer e Ramones. Gravaram também DVD ao vivo com participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do grupo Os Favoritos da Catira. O financiamento do DVD foi por crowdfunding.
Em 2018 lançaram “Moda de Rock toca Led Zeppelin”, dedicado ao repertório da banda, com 15 faixas. Pela primeira vez, duas faixas incluíram vocais. Um de Ana Deriggi (“Thank You”) – esta também com a participação do flautista Zé da Flauta – e outro de Zé Helder na faixa “Going to California”. É possível ouvir ainda a viola erudita de Fábio Tagliaferri, em “Friends” e “Four Sticks”, e a gaita de Sergio Duarte em “Black Dog”. A faixa-bônus” Kashmir” foi gravada ao vivo com participação do percussionista Marcos Suzano.
Em 2022, lançaram o quarto álbum: “Moda de Rock Brasil”, tendo o BRock como centro do repertório, com arranjos para 13 faixas de bandas como Mutantes, Raul Seixas, Novos Baianos, Joelho de Porco, Ira!, Plebe Rude, Dorsal Atlântica, Cólera e Camisa de Vênus. Entre as músicas “Bilhete Pra Didi” (Jorginho Gomes) dos Novos Baianos, “Mestre Jonas” de Sá Rodrix e Guarabyra; “Mardito Fiapo de Manga” (Tico Terpins) do Joelho de Porco, “Até Quando Esperar” (Philippe Seabra, André X, Gutje Woortmann) da Plebe Rude; “Eu não Matei Joana D’Arc” (Marcelo Nova, Gustavo Adolpho de Souza Mullem) do Camisa de Vênus; “Flores em Você” (Edgard Scandurra) do Ira!, essa com a participação de Edgard Scandurra no violão de nylon; “Liberdade” (Carlos Lopes) do Dorsal Atlântica; “Salém (Cidade das Bruxas)” (Hélcio Aguirra, Marcos Patriota, Jack Santiago E Ricardo Ravache) da banda paulista Harppia ; “Medo”(Redson) da banda Cólera, “ Criança de Domingo” lançada por Chico Science e Nação Zumbi e de autoria de Cadão Volpato e Ricardo Salvagni, da banda Fellini. Zeca Baleiro participou de “Heavy Metal do Senhor”, de sua autoria. “Meu Amigo Pedro” (Raul Seixas e Paulo Coelho) teve a participação de Zé Geraldo e remix de André Abujamra. Zé Helder cantou “Heavy Metal do Senhor”, “Eu Não Matei Joana D’Arc”, “Medo”, “2001”, “Mestre Jonas” e “Meu Amigo Pedro”. Ana Deriggi cantou “Maldito fiapo de manga”.
Também participaram do álbum André Abujamra (percussão, loops e remix) e Marcelo Pompeu. O trabalho foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Bojo Elétrico, exceto o remix Meu amigo Pedro, no estúdio Omin.