0.000
Nome do Grupo
Lucas Reis e Thácio Cândido
Componentes

Lucas Reis 

Thácio Cândido

Dados Históricos e Artísticos

 

Cantores. Compositores. Violeiros. Dupla sertaneja.

 

Lucas Cássio dos Reis Rosa – 21/12/1992 – Uberlândia, MG

Thácio Cândido da Silva – 20/10/1991 – Uberlândia, MG

 

Ambos nascidos em família de músicos, demonstravam interesse em cantar e tocar viola desde criança. Integraram a Orquestra Infanto Juvenil de Viola Caipira de Uberlândia (MG), onde se conheceram, em 2006.  Possuíam carreira desde antes de formarem a dupla. Lucas Reis teve como primeiro parceiro Renato, que também integrou a Orquestra Infanto Juvenil de Viola Caipira de Uberlândia. Essa dupla durou de 2007 até 2010.  Thácio Cândido realizou sua primeira apresentação no SESC de Uberlândia, no 2º encontro de violeiros da cidade, em 2006, ao lado de Marcos Violeiro e Adalberto. Nessa época, já fazia dupla com Robert, com quem tocou até 2008. Em 2009, passou a tocar violão com Tostão Chamamezeiro. No ano seguinte, foi convidado por Lucas Cândido para formarem a dupla.

Entre 2010 e 2011, lançaram músicas como “Reinado da viola”, “O doutor e o caipira”, “Leite de onça”, “O Mestre violeiro” e “Sistema bruto”, todas no estilo sertanejo raiz.

Em 2010 participaram do tradicional concurso Violeira Rose Abrão, realizado em Barretos (SP), classificando-se em segundo lugar, com a música “Reinado da viola”, de Lucas Reis. No ano seguinte, também participaram do concurso, inscrevendo-se com a música “Sangue caipira”, de Marcos Violeiro. Nesse período, fizeram shows em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná, em eventos como “4º Encontro de Violeiros”, em Primavera do Leste (MT), Aniversário da cidade de Barretos (2010), Encontro de Violeiros, em Anápolis (GO), “1º Festival de Viola Cruzeiro dos Peixotos”, em Uberlândia (MG), Encontro de Violeiros, em São José do Rio Preto (SP), “1a Arena Country Fest”, em Londrina (PR), “6º Encontro de Causos e Violeiros”, em Monte Carmelo (MG), “3º Violada do Patrão”, em Curitiba (PR), e “9º Festival de Viola e Gastronomia”, de Piacatuba-MG. Apresentaram-se também em eventos e programas de rádio e televisão, como Aniversário Rádio Viola de Ouro, em Ribeirão Preto (SP), Programa Porteira da Fama, apresentado por Wander Marttins, na TV Cidadania de Uberlândia (MG), e Globo Rural, da Rede Globo de Televisão. Em 2012, lançaram um DVD ao vivo. O disco recebeu, no ano seguinte, o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, promovido pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira, na categoria melhor DVD.