0.000
Nome do Grupo
KLB
Componentes

Kiko (3)

Leandro (4)

Bruno (2)

Dados Históricos e Artísticos

Grupo pop juvenil formado por Kiko (Franco Júnior – 1979 – voz, guitarra e violão), Leandro (1981- voz, violão e bateria) e Bruno (1984 – voz, baixo e violão) em 2000 na cidade de São Paulo. Seus três integrantes são filhos do empresário Franco Scorvanacca, que gerencia a carreira da dupla Zezé di Camargo e Luciano, além do grupo Exaltasamba. Sua música se caracteriza por ser pop, com letras de temática adolescente, que tematizam namoros, viagens e saídas à noite. O grupo se apresentou em programas de TV como o Superpop e Planeta Xuxa. Seu CD de estréia, “KLB”, contou com 13 faixas, sendo três regravações: “Muito estranho”, de Dalto, e as versões de “Id love you to want me”, de Kent Lavoie, cujo título transformou-se em “Ela não está aqui”, e “A puro dolor”, de Olmar Alfano, convertida em “A dor desse amor”. A última é a música de trabalho do disco e foi bem executada nas rádios voltadas ao público adolescente. Sem nunca ter feito um show até agosto de 2000, o grupo já contava com 42 fãs-clubes e foi convidado a participar na tenda “teenager” do Rock In Rio 3. O grupo já vendeu cerca de dois milhões de cópias com seus dois discos. Em 2001, contava com 800 fãs-clubes e bateu o recorde ao levar 200 mil pessoas no show que apresentou no Ibirapuera, em São Paulo. O grupo se apresenta com sete bailarinos no palco. Ainda em 2001, lançou um novo disco, do qual destacaram-se os sucessos “Minha timidez”, “Não dá mais” e “Te amar ainda mais”. O disco chegou a marca das trezentas mil cópias, devido a regravação de “Olhar 43”, antigo sucesso do grupo RPM. No ano de 2002, ao lado de vários artistas: Paulo Ricardo, Vinny, Luiz Wagner, Waguinho, Bebeto, Grupo Gamação, Falamansa, Rastapé, Ivete Sangalo, Zé Ricardo, Sandra de Sá, entre outros, participou da coletânea “Os melhores do ano III”, disco no qual interpretou “Muito estranho” de autoria de Dalto. Em 2003 o trio lançou o CD “KLB ao vivo” com 26 composições, entre elas, sete inéditas. Do disco, destacaram-se as faixas “Por causa de você”, executada em várias emissoras de rádio do país, e sucessos do grupo: “Minha timidez”, “Ela não está aqui” e “A dor desse amor”.

Discografias
2003 Sony Music CD KLB ao vivo
2002 CD Os melhores do ano III

(vários)

2001 Sony Music CD KLB
2000 Sony Music CD KLB
Shows
KLB. ATL Hall, RJ,
KLB. ATL Hall, RJ.
Bibliografia crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

FUSCALDO, Chris. Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Editora Garota FM Books, 2018. 2ª ed. Idem, 2020.