P.J
Marcio Buzelin
Marco Túlio Lara
Rogério Flausino
Paulinho Fonseca
Grupo formado por Rogério Flausino (voz), Marco Túlio Lara (violão e guitarra), P.J (baixo e teclados), Paulinho Fonseca (bateria) e Marcio Buzelin (teclados) na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Em 1995 lançou de forma independente o primeiro CD. No ano seguinte, contratado pela gravadora Sony Music, o grupo lançou o CD “J. Quest”, disco no qual contou com a participação especial de Tony Tornado na faixa “Há quanto tempo” (Wilsinho Oliveira e J. Quest). Ainda desse disco destacaram-se as faixas “Rapidamente” (Wilsinho Oliveira e Paulinho Fonseca), “Encontrar alguém” (Rogério Flausino e Marco Túlio), “À tarde” (Márcio Buzelin), “Vou por aí” (Dudu Marote e Marco Túlio Lara) e ainda as regravações de “As dores do mundo” (Hyldon) e “Dance enquanto é tempo”, de autoria de Tim Maia.
No ano de 1998 com o nome alterado para Jota Quest – em decorrência de ações judiciais do grupo norte-americano de filmes de animação Hanna-Barbera, detentores da marca J. QUEST (Johnny Quest), desenho animado da década de 1960 -, a banda lançou o CD “Jota Quest”, tendo como música de sucesso “Fácil” (Rogério Flausino e Wilsinho Sideral). No CD foram incluídas as composições “De volta ao planeta” (Marco Túlio, PJ e Rogério Flausino), “Qualquer dia desses” (Willian e Steverson: Versão: Marco Túlio, PJ, Dudu Marote, Wilsinho Sideral e Rogério Flausino), “35” (Heleno Loyola) e “Tudo é você” (Marco Túlio e Paulinho Fonseca), além da regravação de “Tão bem”, de Lulu Santos. O CD “De volta ao planeta” chegou à marca de 800 mil cópias vendidas.
Em 1999, o grupo se apresentou na casa de espetáculos carioca Metropolitan, com Os Paralamas do Sucesso e Raimundos, em show promovido pela Rádio Cidade FM, eleitos por seus ouvintes como os três melhores grupos do ano. Por essa época, o grupo trabalhou em várias campanhas publicitárias da Fanta, que, segundo Rogério Faustino, permitiu a banda comprar equipamento de iluminação, ônibus e caminhão. Em 2000, lançou o CD “Oxigênio”, que acumulou 500.000 cópias vendidas. O show de lançamento foi no Canecão, no Rio de Janeiro.
Em 2002 lançou o CD “Discotecagem pop variada”, destacando-se as faixas “Na moral” de autoria de Wilson Sideral e ainda “Só hoje”. O nome do CD foi inspirado em uma faixa afixada em um bar na Rua Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O disco ainda contou com a participação especial de Seu Jorge (ex-Farofa Carioca) e Arnaldo Antunes na faixa “Tanto faz”. Neste mesmo ano, a faixa “Na moral” teve o clipe indicado para o prêmio “Vídeo Music Brasil 2002 MTV”, na categoria “Pop”.
Em 2003 o grupo, ao lado de Lulu Santos, Natiruts, Tribo de Jah, Cidade Negra, L.S. Jack, O Rappa, Titãs e Skank, foi uma das atrações do “Pop Festival Telefônica Tim” apresentado na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano ao lado de Ivete Sangalo, O Rappa, Harmonia do Samba, Banda Olodum e Banda Cheiro de Amor, participou do evento “Cabofolia”, promovido pela Prefeitura de Cabo Frio na Praia do Forte. Na ocasião, fez show de lançamento do disco “Discotecagem pop variada”. Ainda em 2003, lançou o primeiro CD e DVD ao vivo, “Jota Quest – MTV ao vivo”, gravado na Praça do Papa, em Belo Horizonte. No CD foram incluídas “Vou pra aí”, “As dores do mundo” (Hyldon), “Tudo é você”, “Por mim e por você” (com participação do rapper Thaíde) e “Só hoje”, “Amor maior” (inédita) e “Tanto faz”, esta última com a participação de Arnaldo Antunes. Poucos meses após o lançamento o CD atingiu a vendagem de 100 mil cópias e o DVD chegou à marca de 56 mil cópias.
Em 2004 fez o show “MTV ao vivo” no Pier da Praça Mauá e saiu em turnê nacional de divulgação do novo CD. Neste mesmo ano o DVD “Jota Quest – MTV ao vivo” ganhou prêmio na categoria no “11º Prêmio Multishow de Música”.
Em 2005 a composição “Amor maior”, música de trabalho do grupo, alcançou, segundo o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direito Autoral), o primeiro lugar como a música mais executada nos primeiros meses do ano. Apresentou-se no Claro Hall, uma das maiores casas de show do Rio de Janeiro.
No ano de 2011 o grupo foi uma das atrações do “Rock In Rio IV”, apresentando-se com grande sucesso de público e crítica no principal espaço do festival, o Palco Mundo.
Em 2012 a banda lançou CD e DVD intitulados
“Multishow Ao Vivo: Jota Quest – Folia&Caos” em show no espaço Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio de Janeiro. O show foi o início da turnê nacional em comemoração aos 15 anos do grupo. O DVD contou com as participações especiais de Maria Gadú em “Mais uma vez”; Moska em “Quantas vidas você tem?” e de Falcão (da banda carioca O Rappa) na faixa “Me deixa”, todas as três composições consideradas sucessos e clássicos do repertório da banda.
No ano de 2013 lançou, no Circo Voador (na Lapa, centro do Rio de Janeiro) o CD “Funk funk boom boom”, seu sétimo disco de estúdio, no qual foram incluídas as composições “Mandou bem”, “Imperfeito”, “Entre sem bater”, “Toxina voyeur”, “Jota Quest convidou”, “É de coração”, “Dentro de um abraço”, “Ela é do Rio”, “Reggae town” e “Realinhar”. No disco o grupo contou com as participações especiais de Seu Jorge, Wilson Sideral (irmão de Rogério Flausino) e Pretinho da Serrinha, além de vários parceiros novos nas composições das faixas, tais como Xande de Pilares, Seu Jorge, Pretinho da Serrinha, Wilson Sideral, Gabriel Moura e Leandro Fab.
Em 2015 lançou, pelo selo Sony Music, o CD “Pancadélico”, cuja capa foi feita exclusivamente pela dupla Os Gêmeos. Produzido por Jerry Barnes, o disco incluiu inéditas como “A vida não tá fácil pra ninguém” (PJ, Jerry Barnes, Rogério Flausino, Nile Rogers e Arnaldo Antunes), “Blecaute” (Marcio Buzelin, Jerry Barnes, Wilson Sideral, Rogério Flausino e Nile Rodges), “Sexo e paixão” (Marco Túlio Lara, Rogério Flausino, Jerry Barnes e Mista Raja), “Beijos em Paris” (Marco Túlio Lara, Jerry Barnes, Wilson Sideral e Rogério Flausino), entre outras.
Em 2016 lançou o EP “Blecaute – Remix”, com cinco remixes da música homônima que preservam a voz da cantora Anitta e a guitarra de Nile Rodgers da gravação original. Nesse mesmo ano apresentou-se na casa de shows Metropolitan no Rio de Janeiro, para comemorar os 20 anos da banda, em show que contou com as participações do guitarrista Nile Rodgers e do multi-instrumentista Jerry Barnes, e com uma plateia que lotou a casa.
Em 2017 apresentou-se no festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro, fazendo o show de abertura do quinto dia do festival no Palco Mundo, considerado o palco principal. Nesse mesmo ano lançou o projeto “Acústico Jota Quest – Músicas para cantar junto”, nos formatos de CD e DVD, pelo Selo Sony Music. O disco, produzido por Liminha, contou com a participação de Marcelo Falcão na inédita “Você precisa de alguém” (Rogério Flausino, Marco Túlio Lara, OJ, Paulinho Fonseca, Marcio Buzelin e Marcelo Falcão) e de Milton Nascimento em “O sol” (Antônio Júlio Nastácia).
Em 2019 lançou o EP “Saideira – Acústico sessions”, com as faixas “35” (Heleno Loyola), “Vício” (Marcio Buzelin), “Todas as janelas” (Rogério Flausino), “Além do horizonte” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) e “Palavras de um futuro bom” (Rogério Flausino), tocadas nos ensaios e jam sessions do show acústico que está em turnê desde 2017, após o lançamento do CD “Músicas para cantar junto”.
Em 2020 lançou o EP “Live sessions vol. 1”, com quatro músicas captadas no show online “A voz do coração”, realizado durante o período de quarentena devido à pandemia do vírus Covid-19. O EP incluiu as faixas “A tarde” (Marcio Buzelin), “Oxigênio”(Rogério Flausino e Zé Ramalho), “Tele-fome” (Rogério Flausino e Paulinho Pedra Azul) e “Palavras de um futuro bom” (Rogério Flausino, PJ, Marco Túlio Lara, Marcio Buzelin, Paulinho Fonseca, Dany Vellocet, Guga Machado, Renato Galozzi e Saulo Roston).
Em 2023 fez, em Porto Alegre(RS), show comemorando os 25 anos de carreira (sem levar em conta o período de pandemia). O show aconteceu no Estádio Beira – Rio. O show, parte da turnê celebrando 25 anos de carreira, foi transmitido pelo Globoplay e pelo Multishow. Cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes no estádio. No mesmo ano lançou “De volta ao novo”, o primeiro álbum de inéditas desde 2015. O álbum teve parceria com Victor Kley, “N-u-m-a-b-o-a”, música de Nando Reis, “Só o amor liberta”, e participação de Herbetr Vianna na guitarra da música “Fique bem”. O trabalho foi gravado nos estúdios Minério de Ferro, em Belo Horizonte(MG) e Midas, em São Paulo., com a produção musical de Rick Bonadio. As músicas gravadas no álbum foram “Numa Boa”, “Loco-Loco (Amor Loco)”(versão de Jota Quest para música de Emmanuel Horvilleur), “De Volta Ao Novo”, “O Último Beijo”, “Hotel Paradise”(interlúdio), “Fique Bem”, “Seguindo Meu Flow”, “Só O Amor Liberta” e “Suite Número 5”(interlúdio).
Em 2024 lançaram o álbum “De volta ao novo” completando com nove músicas inéditas os cinco singles já lançados antes e as nove faixas do primeiro volume do trabalho lançado em 2023. Entre as músicas estão “Valer o dia”(Rogério Flausino e Wilson Sideral), “Despertar (À prova de dor)”(Rogério Flausino e Wilson Sideral), “O amor é mágico”(Expressive Soul com participação do rapper FBC), “Amor não se resume em palavras” (Marcio Buzelin e Podé Nastácia), “Eu queria ser (Canção pra Rita Lee)” é(Sérgio Britto, Rogério Flausino e Marco Túlio Lara) e “Amantes da Sétima Arte (Replay)” (Jota Quest e Lucas Silveira)
Single com Dilsinho
EP com Matheus Bala e Mary Olivetti
Single
Single
Single
Single
Single
Single com Dubdogz
Single
Single com KVSH
EP
Single
Single com Sunflower Jan e Alan Massay
Single com Sunflower Jam e Tais
Single com Flow e KVSH
EP
Single
Single
EP
Single
Single
Single
Single
Single
Single
Single
Single
Single
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.