0.000
Contas Sociais
©
Nome do Grupo
Jammil e Uma Noites
Componentes

Formação inicial em 1994:

Manno Góes (baixo e voz)

Roberto Espínola (guitarra e voz)

Tuca Fernandes (voz)

 

Integrantes a partir de 1994:

Adriel Rangel (percussão)

Ariel Rangel (percussão)

Betinho (bateria)

Fabinho Scooby (teclado)

Ivan (guitarra)

Maguininho (baixo)

 

A partir de 2012:

Levi Lima (voz)

 

A partir de 2020:

Rafael Barreto (voz)

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de axé music e samba-reggae baiano formado inicialmente em 1994 por Tuca Fernandes (voz), Manno Góes (baixo e voz) e Roberto Espínola (guitarra e voz). A partir dessa data, foi sendo integrado pelos músicos Adriel e Ariel Rangel (percussão), Betinho (bateria), Fabinho Scooby (teclado), Ivan (guitarra) e Maguininho (baixo).

Também conhecido apenas pelo nome de Jammil, passou a usar o nome Jammil e Uma Noites (trocadilho feito com o livro homônimo), logo depois de assinar um contrato com a EMI, para lançar seu primeiro CD “Tanta coisa mudou”, em 1997. Pela mesma gravadora lançou, no ano seguinte, o CD “Contato”. Já sem o respaldo da EMI, lançou “Jammil e uma Noites” (1999), “Soberano” (2000) e “Jammil e uma Noites de Verão” (2002), pelo selo Abril Music.

Foi a primeira banda baiana a gravar um DVD, lançado também em formato CD no ano de 2001, com o nome de “Acústico Ao Vivo”, pelo selo Atração.

Em 2004 lançou, pelo selo Unimar Music, o CD “Na Balada – Ao Vivo”, com a participação da cantora Claudia Leitte.

Em 2005 lançou, pelo selo Som Livre, seu segundo DVD “Praieiro”, registro ao vivo de shows realizados em São Paulo, Minas Gerias e Bahia. Também pelo selo Som Livre lançou, no ano seguinte, o CD “Lual do Jammil”.

O registro ao vivo da música “Praieiro”, feito do show apresentado no “Festival de Verão de Salvador”, foi incluído no DVD do Festival, lançado pelo selo Som Livre em 2007.

Em 2008 lançou, pelo selo Som Livre, o CD/ DVD Três”, que incluiu o registro de um show na Ilha de Aquários, em Porto Seguro (BA) e de momentos do trio elétrico da banda no carnaval de Salvador (BA). No disco figuram artistas como Larissa Luz, que interpreta “Papapaia”; Caetano Veloso, em “Tempo de estio”; Biquini Cavadão, que figura em um videoclipe da música “Amar é”; Carlinhos Brown, em  “Maralinda”; Daniela Mercury, em “Dom de se dar”; e Adelmo Casé, em “Quer saber?”. Nesse mesmo ano as músicas “Tempo de Estio” e “Não vá embora” entraram para a trilha sonora de novelas globais “Negócio da China” e “Malhação”, respectivamente.

A partir de 2012 o cantor Levi Lima assumiu o posto de vocalista do grupo, no lugar de Tuca Fernandes, que saiu para seguir carreira solo. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Som Livre, o CD/ DVD “Na Real”, já com o Levi nos vocais. O disco foi indicado ao Grammy Latino. Participou do DVD “Sorriso 15 Anos – Ao Vivo”, do grupo Sorriso Maroto. Ainda em 2012 fez uma participação especial na 12ª edição do reality show “Big Brother Brasil”, apresentado pela Rede Globo.

As músicas “Colorir papel”, “Celebrar” e “Dançando na garoa”, entraram respectivamente para a trilha sonora das telenovelas “Fina estampa” (2011-2012), “Salve Jorge” (2012-2013) e “Amor à vida” (2013-2014), exibidas pela Rede Globo em horário nobre.

Em 2013 conquistou o “Prêmio Jovem Brasileiro” na categoria “Melhor Música”, com o hit “Celebrar”. Música com o qual as jogadoras da Seleção Brasileira de Handebol treinaram e venceram o campeonato mundial nesse ano.

Em 2015 lançou o CD/ DVD “Jammil de todas as praias ao vivo”, com registros dos shows “Ao vivo em Maceió” (AL) e “Acústico em Salvador” (BA), com participação de Manno Góes, Bruno Cardoso, Saulo Fernandes, Tomate e da banda Pollo. A música “Mil poemas” entrou para a trilha sonora da novela “Alto astral”, da Rede Globo.

No final de 2015 e início de 2016 realizou o projeto “Vamos ver o pôr do sol”, que consistiu em ações ambientais e shows gratuitos realizados ao entardecer.

Em 2020 o cantor Levi Lima deixou a banda para seguir carreira solo. Quem assumiu os vocais foi o cantor baiano Rafael Barreto, vencedor do programa “Ídolos” exibido pelo canal de televisão SBT em 2008.

Discografias
2015 Som Livre CD Jammil de todas as praias ao vivo
2015 Som Livre DVD Jammil de todas as praias ao vivo
2012 Som Livre CD Na Real
2012 Som Livre DVD Na Real
2008 Som Livre CD Três
2008 Som Livre DVD Três
2006 Som Livre CD Lual do Jammil
2005 Som Livre CD Praieiro – Ao vivo em São Paulo, Minas Gerais e Bahia
2005 Som Livre DVD Praieiro – Ao vivo em São Paulo, Minas Gerais e Bahia
2004 Unimar Music CD Na Balada – Ao Vivo
2002 Abril Music CD Jammil e uma Noites de Verão
2001 Atração CD Acústico ao Vivo
2001 Atração DVD Acústico ao Vivo
2000 Abril Music CD Soberano
1999 Abril Music CD Jammil e uma Noites
1998 EMI CD Contato
1997 EMI CD Tanta coisa mudou