Humberto
Ronaldo
Cantores. Compositores. Dupla sertaneja.
Umberto Aparecido Teixeira Junior – Goiânia, GO – 06/04/1986
Marcelo Alves de Amorim – Goiânia, GO
Oriundos de Goiânia (GO). Começaram a tocar em bares e festas de amigos, em 2008.
No ano seguinte, lançaram seu primeiro CD, de forma independente, fazendo sucesso com músicas como “Ainda não acabou”, “E deixe o tempo ver”, “Chora, chora”, “Pé na bunda”, “Palavras do adeus” e “Tô beijando outra”, todas compostas por Humberto.
A partir de então, passaram a fazer apresentações não só em todo o estado de Goiás, como também em Minas Gerais, Tocantins e São Paulo.
Em 2011, a dupla dividiu palco, no estacionamento do estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), com Jorge & Mateus e Gusttavo Lima para a gravação do CD/DVD “Noite e Dia”, lançado pela Som Livre.
No mesmo ano, receberam convite para realizar participação especial na novela “Araguaia”, exibida pela Rede Globo de Televisão. Na ocasião, cantaram a música “Vendendo beijo”, de Humberto e D´Stefany Lima, que integrou a trilha sonora da trama.
Ainda em 2011, lançaram o DVD “Romance”, lançado pela Som Livre e produzido por Pinócchio. O álbum teve participações especiais de Jorge & Mateus, na faixa-título, composta por D´Stefany Lima, Raynner de Souza, Humberto e Adrian, Bruno & Marrone, em “Aí que o amor acontece”, de Junior Lobo, e Gusttavo Lima, em “Chega mais pra cá”, de Humberto e Edu.
No resto do repertório, constaram várias composições de Humberto, como “Bomba-relógio”, “Conversinha”, parceria com Raynner de Souza e D´Stefany Lima, “Idas e voltas”, “Medo”, “Palavras do adeus”, “Sou solteiro, sou casado”, parceria com D´Stefany Lima, “Todo dia” e “Xeque-mate”, parceria com D´Stefany Lima e Raynner de Souza.
Em 2012, gravaram o segundo DVD da carreira, em Goiânia (GO), com participações especiais de Xandy, do grupo Aviões do Forró, na música “Espelho Meu”, César Menotti & Fabiano, em “Quem vai chorar”, e Jorge & Mateus e Gusttavo Lima na principal faixa do disco, “Eu vou contar procêis”, composição de Humberto.
Em 2012, lançaram a música de trabalho “Só vou beber mais hoje”, cujo clipe foi gravado na Lapa, reduto da boemia do Rio de Janeiro.
Em 2013, lançaram o terceiro DVD ao vivo da carreira, “Hoje eu sonhei com você”, pela Som Livre. O disco apresentou faixas inéditas de autoria de Humberto, como “Nossa paixão”, “Esse amor é assim” e música-título, “Hoje sonhei com você”.
Na mesma época, entre 2012 e 2013, apresentaram-se em vários estados do Brasil, e em casas de shows e festivais renomados, como o Caldas Country Fest, Sertanejo Pop Festival, e Festa de Peão de Barretos, sempre como uma das atrações principais.
Paralelamente, apresentaram-se também em festas de axé music, levando o projeto “Humberto e Ronaldo Elétrico”.
Eram então apontados, ao lado de nomes como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, e João neto & Frederico, como um dos principais nomes do sertanejo universitário.
Em 2014, lançaram o CD “Canto, Bebo e Choro”, pela Som Livre, fazendo sucesso com a faixa-título e “Fui tomar uma cerveja”, com participação especial de Bruninho e “Ah, Tá Sofrendo”, com participação especial de Wesley Safadão.
<!–[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 </xml><![endif]–>
<!–[if gte mso 9]><xml> </xml><![endif]–><!–[if gte mso 10]> <! /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} –> <!–[endif] –>
Em 2016, participou do DVD “Villa Mix Festival – Ao vivo em Goiânia”, ao lado de Jorge e Mateus, Israel Novaes e Humberto e Ronaldo. No disco, gravado na presença de mais de 50 mil pessoas, cantou as faixas “Gatinha Assanhada”, “Doidaça”, “Balada”, “Fazer Beber”, “Refém”, “As Mina Pira Na Balada” e “Gatinha Assanhada”.
Em 2016, lançaram o DVD “Playlist”, pela Som Livre, gravado ao vivo na casa de shows Villa Mix, em Goiânia (GO), apresentando 27 músicas e com participações especiais de Jorge e Mateus, na faixa “Carência”, e Jads e Jadson, em “Como é Que Eu Vou Fazer”.
Em 2017, apresentaram-se como uma das principais atrações da 62ª Festa de Peão de Barretos.
No mesmo ano, Humberto teve sua composição “Amo noite e dia” incluída no repertório da peça teatral “Bem sertanejo – O Musical”, estrelada por Michel Teló e dirigida por Gustavo Gasparani. O espetáculo esteve em cartaz em diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.
Em 2018, comemoraram 10 anos de trajetória lançando o disco “Saideira dos 10 Anos”.
No ano seguinte, lançaram o DVD “Copo Sujo”, com um formato mais intimista e próximo do público. O álbum trouxe sucesso à dupla com as músicas “Volta Pro Seu Nego”, “Cancela a Zona” e “Tchau Brigado”, com participação especial de Matheus e Kauan.
Em 2019, apresentaram-se na edição principal do Villa Mix Festival desse ano, a de Goiânia (GO), que ostentou o recorde de “O maior festival de música do mundo”. Na ocasião, além do elenco fixo do festival, que contou com artistas como Jorge e Mateus, Gusttavo Lima e Luan Santana, apresentaram-se ao lado de Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone.
Ainda em 2019, apresentaram-se como uma das principais atrações da tradicional Festa do Peão de Barretos (São Paulo).
No mesmo ano, apresentaram-se na edição principal do Villa Mix Festival desse ano, a de Goiânia (GO), que ostentou o recorde de “O maior festival de música do mundo”. Na ocasião, além do elenco fixo do festival, que contou com artistas como Jorge e Mateus, Gusttavo Lima. e Luan Santana, apresentaram-se ao lado de Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone.
Em 2020, lançaram o DVD “Humberto & Ronaldo na Sacada”, gravado ao vivo na varanda do apartamento de Ronaldo, aproveitando a ocasião de isolamento social em decorrência da pandemia de Corona Vírus. Na mesma época, realizaram apresentações virtuais ao vivo pelo portal YouTube, entre elas a denominada “Live copo sujo”, que obteve mais de 450 mil acessos.
LUNA, Francisco; LUNA, Paulo. Almanaque de duplas caipiras e sertanejas. Rio de Janeiro: Lunamar Edições, 2015