
Oliveira Neto – Regente
João Bosco – base e vozes
Fernando Borges – base e vozes
Antonio Masulo – solo
Donizetti Anchieta – viola -baixo
Luís Carlos – solo
Eli Carlos – bases e vozes
Nelson Martoni – base e vozes
Elídio Moreira – solo
Enide Prado – base e vozes
Paula Roberta – solo
Ewerton – solo
Rui Barbosa – base e vozes
Orquestra de viola caipira fundada em 1991, com nome de Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, pelo seu então regente Braz da Viola.
O objetivo na época era divulgar e popularizar a Viola Caipira e, também de formar e agrupar violeiros.
A partir de 2009, a regência passou a ser do violeiro e guitarrista Oliveira Netto e o nome mudou para Grupo de Viola Caipira Cordas da Matiqueira.
Formada por treze violeiros registrados na Ordem dos Músicos do Brasil, o grupo buscou resgatar e dar continuidade à música caipira.
Durante a sua trajetória, participou de programas importantes, como Viola Minha Viola, da TV Cultura, Xuxa Park e Globo Rural, na Rede Globo, e Jô Soares Onze e Meia, no SBT.
Participou do Projeto Violeiros do Brasil, realizado no SESC Pompéia, em São Paulo (SP), e transmitido pela TV Cultura, com a participação de vários violeiros renomados, entre eles Almir Sater, Tavinho Moura e a dupla Pena Branca e Xavantinho.
Ainda com o nome de Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, gravou quatro CDs, nos quais tiveram a participação de Inezita Barroso, Pereira da Viola, Paulo Freire, entre outros.
Participou do Projeto Panorama Cultural do Brasil, patrocinado pela Fundação Roberto Marinho e também do Projeto Músicas do Brasil, para a Abril Vídeo.
Em abril de 2010, apresentou-se na Festa do Mineiro, em São José dos Campos (SP), para uma plateia de mais de 4000 pessoas. Na apresentação aconteceu a gravação do primeiro DVD do grupo.
Em 2012, lançou seu segundo DVD ao vivo, “Brasil Raízes – Cordas da Mantiqueira”, que contou com a participação especial de Índio Cachoeira.
O disco, no ano seguinte, recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, promovido pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira, na categoria melhor DVD.