
Formação original:
Roberto Corrêa
Ronaldo Corrêa
Renato Corrêa
Valdir Anunciação
Segunda formação:
Roberto Corrêa
Ronaldo Corrêa
Valdir Anunciação
Terceira formação:
Roberto Corrêa
Ronaldo Corrêa
Renato Corrêa
Quarteto vocal formado em 1958 pelos irmãos Roberto, Ronaldo e Renato, acompanhados pelo primo Valdir, que começaram sua carreira artística participando, como calouros, de programas realizados pela Rádio Mauá, do Rio de Janeiro. Nessa época, eram intérpretes de versões de músicas estrangeiras, geralmente baladas de rock. Ainda em 1958, o conjunto lançou um 78 rpm e um LP pela gravadora Copacabana, obtendo seu primeiro êxito: “Meu romance com Laura” (Jairo Aguiar).
Em 1959, participou com um número musical do filme “Cala a boca, Etelvina”, uma pornochanchada estrelada por Dercy Gonçalves e dirigida por Eurídes Ramos.
No ano seguinte, surgiu novamente num filme do mesmo diretor, “Eu sou o tal”, uma comédia.
No início da década de 1960, foi contratado por Walter Pinto para atuar como coro de apoio dos cantores da revista musicada “Tem bububu no bobobó”. Por serem menores de idade, os integrantes do grupo tinham que ficar ao lado do palco, perto da orquestra regida pelo maestro Vicente Paiva.
Foi com o advento da Jovem Guarda que o conjunto teve seu prestígio definitivamente consolidado, não só como intérprete, mas também por suas composições. Juntos ou separados, os irmãos Correa são autores de vários sucessos gravados por Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre outros, com destaque para “É papo firme”, parceria de Renato com Donaldson Gonçalves, lançada por Roberto Carlos, em 1967. Neste ano, Renato e Ronaldo assinaram a trilha sonora do filme “Juventude e ternura”, dirigido por Aurélio Teixeira e estrelado por Wanderléa.
Em 1967, nova incursão cinematográfica, nessa vez no filme “Adorável Trapalhão”, estrelado por Renato Aragão e Neide Aparecida e dirigido por J. B. Tanko.
Em 1968, o conjunto participou, ao lado de Beth Carvalho, do III Festival Internacional da Canção, defendendo a música “Andança” (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós), obtendo a terceira colocação.
Em 1971, Renato desligou-se do grupo, que se manteve em atividade como trio, tendo sua formação novamente alterada, mais tarde, com a saída de Waldir e a volta de Renato.
É um dos conjuntos mais longevos da história da música brasileira. Alguns de seus sucessos incluem “Se eu fosse você” e “Alguém na multidão”, ambas composições de Rossini Pinto, a versão da canção “Michelle”, de Lennon e McCartney, e “Mágoa”, de Tito Madi.
Em 1997, o grupo lançou o CD “Festival dos Golden Boys”, contendo as canções “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Cantiga por Luciana” (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), “Viola enluarada” (Marcos Valle e Paulo Sergio Valle), “Pra não dizer que não falei das flores” (Geraldo Vandré), “Juliana” (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar), “Ponteio” (Edu Lobo e Capinan), “Sabiá” (Tom Jobim e Chico Buarque), “Alegria, alegria” (Caetano Veloso), “Casa no campo” (Tavito e Zé Rodrix), “O cantador” (Dori Caymmi e Nelson Motta), “A banda” (Chico Buarque), “Casaco marrom” (Renato Corrêa, Guarabyra e Danilo Caymmi), “Andança” (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós) e “Domingo no parque” (Gilberto Gil), músicas dos festivais dos anos 1960.
Em 2000, apresentou-se, ao lado do conjunto The Fevers, no Olimpo, espaço localizado na Vila da Penha (RJ).
Participou dos shows comemorativos dos 30 e 35 anos da Jovem Guarda.
Em 2002, atuou na gravação do acústico de Jorge Benjor, lançado em CD e DVD.
Em 2005, apresentou-se na Casa de Cultura da Estácio (RJ), comemorando os 40 anos da Jovem Guarda. Também nesse ano, esteve no Bar do Tom (RJ), ao lado de Evinha, com o show “A festa da Jovem Guarda continua”.
Em 2007, seus integrantes Roberto, Renato e Ronaldo apresentaram-se ao lado dos irmãos Mario, Regina, Eva e Mariza, integrantes das diferentes formações do Trio Esperança, no espetáculo “Gold Herança”, realizado no Garden Hall, no Rio de Janeiro. O show foi gravado para lançamento em DVD.
Em 2012, apresentou-se no Teatro Rival (RJ), ao lado de Evinha e do Trio Esperança, com o show “Goldherança”, cujo repertório incluiu sucessos das respectivas carreiras artísticas.
Em 2016, Roberto Corrêa, cantor da formação original do grupo, faleceu vítima de câncer.
(Coletâneas:) Golden Boys
(Coletâneas:) Golden Boys
(Coletâneas:)