
Lucas Silveira
Gustavo Mantovani
Mário Camelo
Bell Ruschel
Banda de pop-rock surgida na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1999.
Integrada por Lucas Silveira (voz e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra), Mário Camelo (teclado) e Rodrigo “Bell” Ruschell (bateria). Por suas várias formações passaram os músicos Rodrigo Tavares (baixo e vocal/2006-2012), Pedro Cupertino (bateria/1999-2008), Bruno Teixeira (Lezo – baixo e vocal/1999-2006) e Leandro Pereira (vocal/1999-2001).
Inicialmente o nome da banda era Democratas, sendo composta por amigos do mesmo colégio frequentadores do Grêmio Estudantil e integrada por Lucas (guitarra), Gustavo (guitarra), Pedro (bateria) e Leandro (vocal). No ano seguinte, em 2000, com essa formação, e esse nome, fizeram o primeiro show em um festival estudantil na escola, com um repertório composto inteiramente de covers, quase todas de pop rock nacional.
Em 2001, por sugestão de Lucas, mudaram o nome da banda para Fresno e lançaram o primeiro CD-demo, intitulado “O acaso do erro”, com faixas que logo se espalharam pela internet e que chamaram a atenção de um público mais jovem.
No ano de 2003 a banda lançou o CD “Quarto dos livros”, disco com influência de bandas emohardecore como The Get Up Kids. Do trabalho destacaram-se as faixas “Teu semblante”, “Desde já” e “Stonehenge”, que deram reconhecimento à banda no meio independente e abriu caminho para turnês por diversos estados brasileiros. No ano seguinte, em 2004, o grupo lançou o disco “O rio, a cidade e a árvore”, com influências de bandas como Dashboard Confessional, o que veio a consilidar ainda mais a carreira nacional com faixas como “Onde está”, um dos maiores sucessos do grupo. Logo depois os integrantes da banda passaram a residir em São Paulo.
Em 2006 foi lançado o CD “Ciano” com14 faixas, sendo 11 inéditas e três regravações do disco “Quarto dos livros”, destacando-se as composições singles “Quebre as Correntes” e “Alguém que te faz Sorrir”, além de “O Que Hoje Você Vê”, “A Resposta”, “Sono Profundo”, “Teu Semblante”, “Stonehenge”, “Logo Você”, “Absolutamente Nada”, “O Peso do Mundo”, “Enferrujou” e “Soneto Para Petr Cech”. No ano seguinte, em 2007, a banda participou dos discos coletivos: “MTV ao Vivo – 5 Bandas de Rock” (DVD e CD) e “São Paulo Mix Festival 2007 Ao vivo”, lançado em CD. Neste mesmo ano ganhou o prêmio “VMB 2007” na categoria “Banda Revelação”.
No ano de 2008 lançou o CD “Redenção”, com as faixas “Sobre Todas As Coisas Que Eu…”, “Não Quero Lembrar”, “Uma Música”, “Contas Vencidas”, “Desde Quando Você se Foi”, “Alguem Que Te Faz Sorrir, “Passado”, “Goodbye”, “Você Perdeu de Novo” e “Polo”, todas de autoria de Lucas Silveira, e ainda “Europa”, “Milonga” e a faixa-título “Redenção”, todas as três de autoria da dupla Lucas Silveira e Rodrigo Tavares. A banda conquistou o primeiro “Disco de Ouro” com esse trabalho.
Em 2009 a banda ganhou vários prêmios, destacando-se “Artista do Ano” no Prêmio Multishow, “Melhor Banda Pop” e “Artista do Ano”, no “Video Music Brasil” (VMB) da MTV, além de coroações individuais no prêmio “Video Music Brasil” para Lucas Silveira na categoria “Melhor Vocalista” e para Rodrigo Tavares, como “Melhor Baixista. Neste mesmo ano de 2009 lançou o CD e DVD “O outro lado da porta – Ao Vivo”.
Em 2010 a banda foi convidada a participar do CD e DVD de comemoração dos 30 anos do grupo Roupa Nova e lançou ainda o CD “Revanche”, do qual se descaram as faixas “Revanche”, “Die Lüge”, “A Minha História Não Acaba Aqui” e “Relato de Um Homem de Bom Coração”. Ainda em 2010 o baixista Rodrigo Tavares voltou a ganhar o “Prêmio Multishow de Música Brasileira 2010” na categoria “Melhor Instrumentista”.
Em 2011, já afastada da gravadora Universal Music, a banda lançou o EP com quatro faixas “Cemitério das boas intenções”. No ano seguinte, em 2012 lançou o CD “Infinito”, do qual se destacaram as faixas “Maior Que As Muralhas”, “O Sonho do Visconde”, “Sutjeska” e “Infinito”, a faixa-título.
Durante a carreira a banda ganhou vários prêmios nacionais, entre os quais em 2012 o prêmio “Rock Show 2012”, na categoria “Melhor Clipe”.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
FUSCALDO, Chris. Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Editora Garota FM Books, 2018. 2ª ed. Idem, 2020.