2.001
Nome do Grupo
Felipe e Falcão
Componentes

Primeira formação: 

Felipe – Marcelo Justino de Moraes – Aporé, GO

Falcão – Antônio Rosa Ribeiro, nascido em Goiás 

Falecido em 18/09/2009, em Goiânia (GO)

 

Segunda formação:

Felipe – Marcelo Justino de Moraes – Aporé, GO

Falcão – Almiro Almeida de Oliveira – Buriti Alegre, GO

Dados Históricos e Artísticos

Cantores. Dupla sertaneja. Compositores.

Felipe começou a cantar ainda menino. Trabalhou como caminhoneiro e também no ramo de papelaria. 

A dupla se conheceu em 1984 durante um festival de música em Goiânia. Falcão trabalhava como apresentador e Felipe se apresentava como artista. Resolveram a partir dali formar a dupla. 

O primeiro LP, “Gosto da felicidade”, foi lançado pela gravadora Globo, em 1985, sendo as músicas principais a faixa que deu título ao disco e “Por amor se morre”. 

No segundo disco, lançado em 1987, fizeram sucesso com as músicas “Que pena”,”Você é isso” e “Homem tem que ter mulher”.  O álbum vendeu mais de 300 mil cópias, o que lhes valeu um disco de ouro.  

Em 1989, participaram da coletânea “O melhor do sertanejo vol. 2”, da gravadora Chantecler, cantando a música “Homem tem que ter mulher”, de Juraildes da Cruz e Felipe. 

Em 1990, participaram do disco da cantora e compositora Fátima Leão, esposa de Felipe, cantando a música “Solidão a três”, dos dois com Fátima Leão. A gravação foi incluída pela gravadora Copacabana, em 1991, na coletânea “Boleros sertanejos vol. 2”.

Em 1991, realizaram participação especial na música “Solidão a Três”, gravada pela cantora Fátima Leão. A canção foi incluída na coletânea “Boleros sertanejos”, lançada pela gravadora Copacabana.

Em 1987, gravaram disco pelo selo Sertanejo, da Chantecler, com as composições deles “Você é isso”, de Fátima Leão e Falcão, “Deusa do amor”, de Falcão e Fátima Leão, “Flor da criação”, de Falcão e Juraildes da Cruz, “Fale mal mas fale de mim”, de Falcão e Felipe, “Homem tem que ter mulher” de Juraildes da Cruz e Felipe, “Vidas iguais”, de Falcão e Zancopé Simões. 

Em 1989, lançaram, pelo selo Alvorada, da Chantecler, o LP “Olhando em seus olhos”, com as músicas próprias “Um grito na madrugada”, de Carlos César e Falcão, “Brigar não vale a pena”, de Falcão e Cida Morais, “Não abro mão do seu amor”, de Felipe e Falcão, “Mulher tem que ter marido”, de Falcão, Fátima Leão e Felipe, “Isso não se faz a um coração”, de Falcão e Fátima Leão, e “Não me espere acordada”, de Joel Marques e Falcão. 

Em 1991, lançaram mais um LP pelo selo Alvorada da Chantecler, com as composições próprias “Deixa eu te amar por favor”, de Fátima Leão e Felipe, e “Quebra o pau na cama”, também de Fátima Leão e Felipe, além de obras de outros compositores, como “Mais um me”, de Carlos Randall, Beth Meirelles  e Luis Berto, “Vai por aí”, de Fátima Leão e Zezé Di Camargo, “Esconderam de mim”, de Joel Marques, “A dor da solidão”, de Zezé Di Camargo e Fátima Leão. 

 

Em 1993, gravaram lançaram novamente LP pelo selo Alvorada, da Chantecler, com a músicas própria “Ele já estava no meu travesseiro”, de Elias Muniz e Felipe, além de composições como “1 X 0 pra você”, de Elias Muniz e Fátima Leão, “Noventa por cento mais mulher”, de Fátima Leão e Alexandre, “Colegas de pensão”, de Carlos Randall e Danimar, e “Perua”, de Waldir Luz. 

Em 2006, gravaram seu primeiro DVD, em comemoração de 20 anos de sucesso da dupla. 

Em 2008, lançaram um segundo DVD, “Buteco”, produzido por Edson, da dupla Edson & Hudson, e com participações especiais, na faixa “Apaga tudo e vem”, do mesmo Edson e de Bruno, da dupla Bruno & Marrone. 

Em 2009, o cantor e compositor Falcão faleceu de infarto, após várias semanas internado, com um quadro de Erisipela, uma infecção. 

Mesmo abalado com a morte do parceiro, Felipe encontrou outra formação para a dupla, ao lado do cantor Almiro Almeida de Oliveira, o novo Falcão. 

Em 2010, lançaram o primeiro CD dessa nova era da dupla. 

Em 2013 lançaram mais um CD, com repertório mais dançante, “O mio que tá teno pra dançar”.

Em 2018, realizaram participação especial na 24a edição da Semana Nenete de Música Caipira, apresentando-se no mesmo palco que Ronaldo Viola Filho e João Carvalho, Sérgio Reis, Duduca e Dalvan, Gino e Geno, Rio Negro e Solimões, e Guilherme e Santiago, relembrando sucessos ao longo de toda a carreira.

Discografias
2013 O mio que tá teno pra dançar – Independente – CD
2010 Felipe e Falcão – Independente – CD
2008 Buteco – Independente - DVD/CD
2006 20 anos - Independente – CD/DVD
2004 Nóis é simprão de tudo - Independente - CD
2001 Felipe e Falcão Acústico - CD
1998 Felipe e Falcão vol. VII - CD
1995 Continental LP Felipe e Falcão Vol VI
1993 Felipe e Falcão vol. V - Alvorada/Chantecler -LP
1991 Felipe e Falcão vol. IV - Alvorada/Chantecler -LP
1989 Olhando em seus olhos – Alvorada/Chantecler -LP
1987 Felipe e Falcão vol. II – Sertanejo/Chantecler- LP
1985 Gosto da felicidade – 1985 - LP
Obras
Brigar não vale a pena Falcão e Cida Morais
Deixa eu te amar por favor Fátima Leão e Felipe
Deusa do amor Falcão e Fátima Leão
Ele já estava no meu travesseiro Elias Muniz e Felipe
Fale mal mas fale de mim Falcão e Felipe
Flor da criação Falcão e Juraildes da Cruz
Homem tem que ter mulher Juraildes da Cruz e Felipe
Isso não se faz a um coração Falcão e Fátima Leão
Meu peão, meu herói (Falcão, Felipe e Fátima Leão)
Mulher tem que ter marido (Falcão, Felipe e Fátima Leão)
Não abro mão do seu amor Felipe e Falcão
Não me espere acordada Joel Marques e Falcão
Quebra o pau na cama (Felipe e Fátima Leão)
Quebra o pau na cama Fátima Leão e Felipe
Solidão a Três Fátima Leão, Felipe e Falcão
Solidão a Três Fátima Leão / Felipe / Falcão
Um grito na madrugada Carlos César e Falcão
Vidas iguais Falcão e Zancopé Simões
Você é isso Fátima Leão e Falcão