
Formação original:
Daniel Lucena
Volnei Varaschim
Paulo Back
Marcos Ghiorzi
Zeca Petry
Segunda formação (a partir de 1983):
Norton Makowiek
Volnei Varaschim
Paulo Back
Marcos Ghiorzi
Marcio Corrêa
Terceira formação (a partir de 1986):
Daniel Lucena
Volnei Varaschim
Paulo Back
Marcos Ghiorzi
Marcio Corrêa
Banda formada em Florianópolis, em 1981, por Daniel Lucena (voz), Volnei Varaschim (guitarra), Zeca Petry (violões), Paulo Back (baixo) e Marcos Ghiorzi (bateria), contando com o apoio nos sopros de Tairone Mandeli e Sérgio Bassit. Ingressou no cenário musical ainda com o nome artístico de Expresso Rural, durante o boom dos festivais estudantis de música da época, inspirado nos grupos 14 Bis e Boca Livre, no rock rural de Sá e Guarabyra e ainda na música country.
O grupo teve rápido reconhecimento da mídia, destacando-se pelos vocais harmoniosos e pelas canções de Daniel Lucena, o que lhe valeu um especial de TV de uma hora, veiculado por todo o Estado de Santa Catarina.
Em 1983, depois de ter realizado apresentações em várias cidades catarinenses e também em São Paulo, gravou seu primeiro disco, “Nas manhãs do sul do mundo”. Nesse mesmo ano, sofreu alterações na formação, atuando com Marcio Corrêa nos teclados.
Em 1984, gravou o LP “Certos amigos”, excursionando pelo Estado de Santa Catarina.
No ano seguinte, apresentou-se na Espanha.
Em 1986, Daniel Lucena desligou-se do grupo, sendo substituído nos vocais por Norton Makowiek. Nesse mesmo ano, o conjunto viajou para a Inglaterra, com o propósito de gravar o terceiro disco de carreira. O lançamento foi adiado por um ano em virtude de problemas no país e as músicas foram levadas para um projeto realizado em conjunto com outro grupo de Florianópolis, Tubarão, com Maurício Cavalheiro nos vocais.
Lançou, em 1988, o LP “Ímpar”.
O grupo afastou-se durante um tempo do cenário artístico, voltando a se reunir em 1991, para um show único em comemoração aos seus dez anos de carreira, realizados pelos integrantes originais. Diante da grande receptividade do público, a banda decidiu reiniciar seu trabalho. Paulo Back, que nessa época estava envolvido com a banda Get Back, viajou para a Inglaterra, sendo substituído temporariamente por outro músico. Nesse mesmo ano, foi lançado o disco “Expresso ao Vivo”.
Em 1993, o grupo, considerado um ícone da música de Santa Catarina da década de 1980, gravou o derradeiro disco de estúdio, “Romance em Casablanca”, vindo a se dissolver oficialmente em 1995. Todos os álbuns lançados pelo conjunto receberam reedição em CD.