2.001
Nome do Grupo
Eddie
Componentes

Fábio Trummer
Urêa
Rob
Kiko

Dados Históricos e Artísticos

Banda fundada pelo guitarrista e cantor Fábio Trummer em 1989.
De sua primeira formação fizeram parte os seguintes músicos: Fábio Trummer (guitarras, violão, sample e voz), Urêa (percussão e vocais), Rob (baixo) e Kiko (bateria).  Inicialmente apresentou-se em um festival estudantil. Teve várias formações, sendo considerada uma das mais antigas do movimento Mangue Beat em Recife, segundo o pesquisador Roberto Azoubel. Seu fundador, Fábio Trummer, também integrou a Orchestra Santa Massa, ao lado do DJ Dolores, entre outros.
Entre os vários integrantes que passaram pela banda, destacam-se Rogermman e Bernardo Chopinho (Banda Bonsucesso Samba Club), Karina Buhr (Banda Comadre Florzinha) e Fred Eremita.
No ano de 1993 a banda participou da coletânea “Brasil compacto”, produzida por Dado Villa Lobos (ex-Legião Urbana). No CD a banda interpretou “Falta de sol” e “Quando a maré encher”.
Em 1996 participou da trilha sonora do filme “Enjaulado”, de Kléber Mendoça Filho.
No ano de 1998, pela gravadora Roadrunner, lançou o CD “Sonic mambo”. O disco foi gravado no estúdio Long View Farma, situado em uma fazenda no interior dos Estados Unidos. Foram incluídas as faixas “Os pés a jato”, “Pedra”, “Festejem”, “O dia passa”, “Olhando os dentes”, “Sofistic balacobaco”, entre outras. No ano seguinte, ao lado da jornalista e cantora Stela Campos, entre outros artistas da cena pernambucana, participou da coletânea “Baião de viramundo”, disco em homenagem à obra de Luiz Gonzaga, no qual interpretou “Retrato de um forró” (Luiz Gonzaga e Luiz Ramalho). Ainda neste mesmo ano, participou de uma outra coletânea, “Reginaldo Rossi – um tributo”, na qual interpretou “Faça como eu faço”. Considerada um dos grandes sucessos do grupo, a música “Quando a maré encher” foi regravada no ano 2000 pelo grupo Nação Zumbi.
No ano de 2001 o grupo encerrou as atividades, permanecendo apenas o seu fundador Fábio Trummer, que se apresenta com músicos convidados. Neste mesmo ano, Cássia Eller regravou “Quando a maré encher”, que logo se tornou um dos destaques do disco da cantora.
Em 2002 a banda lançou o CD “Olinda original style”, no qual contou com as participações dos músicos Erasto Vasconcelos, Mr. Jam (Dj Dolores & Orchestra Santa Massa), Fernando Catatau, Isaar França e Karina Buhr (Comadre Florzinha), Ganja Man (Instituto), Bactéria (Mundo Livre S/A), Pi. R, Marcelo Campello, Mônica Feijó, Sapotone, Boy, Tiago (Songo), KSB e Buguinha.
No ano de 2011 a banda apresentou, no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro, o show “Carnaval no inferno”, título homônimo do CD lançado neste mesmo ano, do qual se destacaram as faixas “Quase não sobra” (Fábio Trummer e Junio Barreto) e “Gafieira na avenida”, de Jorge Du Peixe e Lúcio Maia. No show também foram incluídas alguns sucessos da banda, tais como “O baile Betinha” (Erasto Vasconcelos) e “Bairro novo” e “Casa caiada”, ambas de autoria de Fábio Trummer. Neste mesmo ano o grupo lançou o CD “Veraneio”, com produção do músico paulista Bid.

Discografias
2011 Independente CD Carnaval no inferno
2002 Independente CD Olinda original style
1999 Independente CD Baião de viramundo

(vários)

1998 Roadrunner CD Sonic mambo
1993 Independente CD Brasil compacto

(vários)

Obras
Artu (Eddie)
Buraco de bala (Eddie e Fábio Trummer)
Coqueiros (Alexandre)
Eu ia (Fábio Trummer)
Eu sou Eddie Maranguape (Erasto Vasconcelos)
Eu só poderia crer (Fred 04)
Falta de sol (Fábio Trummer, Roger Man, Karina Buhr, Fred e Berna Vieira)
Festejem (Eddie e Fábio Trummer)
Futebol e mulher (Eddie, Fábio Trummer e Salvador)
Guia de Olinda (Erasto Vasconcelos)
Não vou embora (Eddie, Fábio Trummer, Cri-Cri, Karina Buhr e Isaar França)
O Dia passa (Eddie e Fábio Trummer)
O amargo (Gustavo Lamartine)
O céu (Fábio Trummer)
Olhando os dentes (Eddie e Fábio Trummer)
Ontem eu sambei (Eddie e Fábio Trummer)
Os pés a jato (Eddie e Fábio Trummer)
Pedra (Eddie e Fábio Trummer)
Peixinhos Eddie e Erasto Vasconcelos
Pode me chamar (Fábio Trummer)
Radistae (D.P)
Sentado na beira do rio (Fábio Trummer, Mr. Jam, Dj Dolores e Isaar França)
Sofistic balacobaco (Eddie e Fábio Trummer)
Sonic mambo (Eddie e Fábio Trummer)
Urubu, gabiru, cachorro e gente (Fábio Trummer, Roger Man e Berna Vieira)
Videogamesongs (Maninho e Fábio Trummer)
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.