3.001
Nome do Grupo
Detentos do Rap
Componentes

Mano Reco

Rony

Durap

Culina

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de rap formado por detentos (Durap e Rony) e os  ex-detentos Mano Reco (Denilson Vertelo: voz) e D.J Culina) do Presídio de Tremembé, em São Paulo. O grupo faz palestras em escolas, presídios, praças públicas e unidades da Febem e ainda apadrinha um instituição que desenvolve um trabalho social e beneficia mais de 240 crianças e 100 idosos. No ano de 2001 lançou o primeiro disco: “Quebrando as algemas do preconceito” pelo selo BMR (Brazilian Music Records). Neste CD o grupo interpretou diversas composições de autoria de Mano Reco, entre elas “Entrevista no inferno”, “Casa de Detenção”, “Baseado em fatos reais”, “Verbo infernal” e a faixa-título “Quebrando as algemas do preconceito”. Ligado ao movimento Hip-Hop (rap com break) paulista, o grupo é considerado um dos mais importantes ao lado dos Racionais MCs, Sabotage (falecido), Ndee Naldinho, Mano AICE (Conceito Moral) e Mano Cy (Disciplinados MCs).
No ano de 2012 fez o show “Detentos do Rap Ao Vivo”, na casa de espetáculo A Seringueira, no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, recebendo como convidados especiais a cantora e compositora Yzalú (Luiza Yara Lopes Silva/ex-integrante do Essência Black), Racionais MCs (Mano Brown, Kl Jay e Ice Blue), Eduardo e Dun Dun (ambos do grupo Facção Central), Dexter Douglas (do grupo Realidade Cruel), DBS, Lino Krizz, Ferrez, DJ Ori e Negredo. Na ocasião, foi gravado o primeiro DVD do grupo.

Discografias
2001 BMR CD Quebrando as algemas do preconceito
Obras
A idéia é forte (Mano Reco)
Apenas mais um (Mano Reco)
Baseado em fatos reais (Mano Reco)
Casa de Detenção (Mano Reco)
Entrevista no inferno (Mano Reco)
Fato consumado (Mano Reco)
Manos firmeza (Mano Reco)
Quebrando as algemas do preconceito (Mano Reco)
Salve (Mano Reco)
Sem aval (Mano Reco)
Ser feliz (Mano Reco)
Verbo infernal (Mano Reco)
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.