
Mano Reco
Rony
Durap
Culina
Grupo de rap formado por detentos (Durap e Rony) e os ex-detentos Mano Reco (Denilson Vertelo: voz) e D.J Culina) do Presídio de Tremembé, em São Paulo. O grupo faz palestras em escolas, presídios, praças públicas e unidades da Febem e ainda apadrinha um instituição que desenvolve um trabalho social e beneficia mais de 240 crianças e 100 idosos. No ano de 2001 lançou o primeiro disco: “Quebrando as algemas do preconceito” pelo selo BMR (Brazilian Music Records). Neste CD o grupo interpretou diversas composições de autoria de Mano Reco, entre elas “Entrevista no inferno”, “Casa de Detenção”, “Baseado em fatos reais”, “Verbo infernal” e a faixa-título “Quebrando as algemas do preconceito”. Ligado ao movimento Hip-Hop (rap com break) paulista, o grupo é considerado um dos mais importantes ao lado dos Racionais MCs, Sabotage (falecido), Ndee Naldinho, Mano AICE (Conceito Moral) e Mano Cy (Disciplinados MCs).
No ano de 2012 fez o show “Detentos do Rap Ao Vivo”, na casa de espetáculo A Seringueira, no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, recebendo como convidados especiais a cantora e compositora Yzalú (Luiza Yara Lopes Silva/ex-integrante do Essência Black), Racionais MCs (Mano Brown, Kl Jay e Ice Blue), Eduardo e Dun Dun (ambos do grupo Facção Central), Dexter Douglas (do grupo Realidade Cruel), DBS, Lino Krizz, Ferrez, DJ Ori e Negredo. Na ocasião, foi gravado o primeiro DVD do grupo.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.