
Mano Changes
Fredi Endres
Nando Endres
Pancho Da Cara
Banda de rock formada em 1995 na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul.
Integrada por Mano Changes (Tramandaí – 12/10/1975 – voz), Fredi Endres (Tramandaí – 16/03/1975 – guitarra e voz), Sid Poffo (27/01/1970 – teclados), Nando Endres (Porto Alegre – 13/07/1972 – baixo) e Pancho Da Cara (Porto Alegre – 24/12/1972 – bateria), a banda mesclava heavy metal, reggae e funk com rap.
Após uma participação especial no show da banda Ultramen, o radialista Mauro Borba solicitou à banda que gravasse um CD-demo com a faixa “Detetive”. A demo ficou pronta em um mês e várias rádios gaúchas divulgaram a música.
No ano de 1996 Sid Poffo passou a integrar a banda e ao lado de Cristiano Trein e Cristiano Zanella produziu o primeiro clipe da banda com a faixa “Detetive”, de Fredi Endres e Mano Changes. No ano seguinte o clip ganhou o prêmio de “Melhor Demo-Clipe” no “Prêmio Video Music Brasil”, da MTV.
No fim de 1998, após uma turnê pelo subúrbio do Rio de Janeiro, a banda retornou a Porto Alegre. No ano seguinte o grupo lançou, pelo Selo Rock It!, do ex-Legião Dado Villa-Lobos, o disco “Broncas legais”. No CD foram incluídas “Rap do trago” (Robert Ponger – Versão: Mano Changes e Falco), “Merda de bar” (Fredi Endres, Mano Changes, Mano Sonho, Pancho da Cara e Nando Endres), “Just” (Mano Changes e Lucatchotaylor), “Tia Nega” (Fredi Endres), “Quero te levar” (Fredi Endres, Mano Changes e Mano Sonho), “Pastilha de prosa” (MC Tico e Fabião), “Detective-la española mixx” (Fredi Endres, Mano Changes, Lucatchotaylor e Edu KJ) e “Saudações à massa funkeira” (Fredi Endres, Mano Changes e Edu KJ). O disco vendeu 50 mil cópias e contou com a produção de Edu K, tendo como destaque a música “Detetive”.
Em 2000 o grupo participou do festival “Humaitá pra Peixe”, realizado no Rio de Janeiro, no qual apresentou o repertório do disco para o público carioca. No ano seguinte, em 2001, pela gravadora Sony, lançou o CD “Maicou Douglas syndrome”. Produzido por Dudu Marote o disco contou com 12 faixas, entre elas “Cowboy” (Fredi Endres e Mano Changes), “Patife” (Fredi Endres, Mano Changes, Nando Endres e Erick Endres), “Não agüento mais” (Fredi Endres, Mano Changes e Magoo), “M D Syndrome” (Fredi Endres e Mano Changes) e “Ejaculação precoce” (Fredi Endres, Mano Changes e Pancho da Cara). Foi a única banda gaúcha a participar do Free jazz Project, no Rio de Janeiro. Também fez shows em São Paulo. Por essa época, final do ano de 2001, o tecladista Sid Poff deixou a banda.
No ano de 2002 apresentou-se na edição 2002 do “Festival Planeta Atlântida”, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No ano de 2013 a banda lançou o CD “Ao vivo no Opinião”, no qual contou com várias participações especiais como a de Chorão na faixa “Tudo o que ela gosta de escutar”; BNegão na composição “Funk até o caroço” e Edu Ka no música “Popozuda rockn roll”, entre outros. No disco, gravado em uma das principais casas noturnas de Porto Alegre, também foram incluídos alguns clássicos da banda, tais como “Detetive”, “Melô do analfabeto” e “Rap do trago”.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.