5.001
Nome do Grupo
Choro Novo
Componentes

Abel Luiz

Marlon Mouzer

Reinaldo Pestana

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de choro criado no Rio de Janeiro no ano de 2010. Integrado por Abel Luiz (cavaquinho, bandolim, violão tenor e viola caipira), Marlon Mouzer (violão 7 cordas) e Reinaldo Pestana (bateria e percussão).

Em 2011, com a saída do músico Marcelo Nami, entrou para o grupo o violonista Marlon Mouzer. Neste mesmo ano apresentou-se, no projeto “Mercado da Música”, realizado no Mercado São Sebastião, em Vitória (ES), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade. No ano seguinte, em 2012, participou da programação do projeto “Música no Museu – Mês das Cordas”, apresentando o show “Choro Novo visita Villa-Lobos e outros mestres”. Ainda em 2012, o grupo apresentou-se no SESC Niterói pelo projeto “Giro Musical”.

No ano de 2013 o grupo lançou o primeiro trabalho, o CD instrumental “Sotaques & influências”, no qual foram incluídas as nove faixas “Tijolo na nuca”, “Sorrindo pra vida”, “Sinara Rúbia”, “Pra chegar!”, “O bruxo”, “Novos tempos”, “Contando os números”, “Chorrilho” e “Catarina”. O disco contou com arte de capa reproduzindo uma tela do artista-plástico chileno Carlos Paredes, que a cedeu para ser usada como capa do primeiro trabalho do grupo. O show de lançamento do disco foi apresentado no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.

Em 2014 apresentou-se na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, dentro de uma programação especial para o “Dia Nacional do Choro”. No ano posterior, em 2015, o CD “Sotaques & influências” recebeu indicação para o “26° Prêmio da Música Brasileira” na categoria “Música Instrumental – Grupo Álbum e Solista”.

No ano de 2019 o trio apresentou-se no palco do SESC Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em espetáculo no qual executou composições do novo CD “Diálogos sonoros”. No show o grupo contou com a participação especial do cavaquinista Mestre Siqueira, além de inclusão no repertório de composições de Villa-Lobos, Sivuca, Gonzaguinha, Joel Nascimento, João Bosco, entre outros.

No ano de 2024 o grupo recebeu o maestro e gaitista Rildo Hora para uma participação especial no show apresentado no palco do Arte Sesc Flamengo, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano o grupo foi a atração principal no evento mensal “Feira da Yabás”, na Praça Paulo da Portela, no subúrbio de Oswaldo Cruz.

Discografias
2019 Independente CD Diálogos sonoros
2013 Independente CD Sotaques & influências
Obras
Catarina (Abel Luiz)
Chorrilho (Abel Luiz)
Contando os números (Reinaldo Pestana)
Novos tempos (Marlon Mouzer)
O bruxo (Abel Luiz)
Pra chegar! (Reinaldo Pestana)
Sinara rúbia (Marlon Mouzer)
Sorrindo pra vida (Reinaldo Pestana)
Tijolo na nuca (Abel Luiz e Rafael Mallmith)
Shows
2013 Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) Rio de Janeiro, RJ. Choro Novo - lançamento do CD "Sotaques e Influências"
Bibliografia crítica

MARINHO, Danielli. Coluna Payrec. Revista Backstage Out: Rio de Janeiro, 2013.

MARRONE, Fábio. Revista Modern Drummer 140/Julho: Rio de Janeiro, 2014.