
Capricho
Caprichoso
Cantores. Dupla sertaneja. Compositores.
Waldevino Silveira da Silva, o Capricho – Santo Anastácio, SP – 12/4/1948
José Roberto Januário de Matos, o Caprichoso – São Paulo, SP – 7/11/1962
Waldevino trabalhou no sítio dos pais, tendo aprendido a tocar violão e sanfona por influência do pai, que era violeiro. No final da década de 1960 resolveu tentar a sorte em São Paulo, onde trabalhou no correio. Viajou com diversas duplas sertanejas famosas fazendo pontas em apresentações de circos. Também escreveu peças sertanejas.
A dupla surgiu em 1976 lançada pela dupla de sucesso Milionário e José Rico. Capricho é afilhado de José Rico e Caprichoso, filho de Milionário. Milionário foi quem ouviu Waldevino cantando e achou que sua voz se casava bem com a de seu filho, marcando logo um ensaio.
Em 1977, lançaram pela Sertanejo seu primeiro disco, o LP “Quem ama sente saudade”, com destaque para, entre outras composições, o bolero “Não consigo dormir”, de Mabel e Milionário, o rasqueado “Higiene mental”, de Sargento Juarês Miranda e Nonô Basílio, a canção rancheira “Sozinho na estrada”, de Waldemar de Freitas Assunção, e a toada “Estrada da vida”, de Duduca e Milionário, que já fora sucesso na voz de Milionário e José Rico.