
Canário (2)
Passarinho (2)
Dupla sertaneja. Cantores. Compositores.
Antônio Bergamo, o Canário – Altinópolis, SP – 1934
Pedro Bérgamo, o Passarinho – Altinópolis, SP – 1936
Eram lavradores e começaram cantando em festas na escola local. Adotaram o nome de Canário e Canarinho. Em 1959 participaram das eliminatórias do segundo torneio “Roda de violeiros”, na Rádio Clube de Orlândia, interior de São Paulo. Obtiveram sucesso e foram para a capital onde Canarinho adotou o nome de Passarinho. Surgiu a dupla Canário e Passarinho.Os irmãos começaram a trabalhar em São Paulo como faxineiros de hotel. Conseguiram se apresentar no programa “Alvorada cabocla”, apresentado por Nhô Zé na Rádio Nacional.
Em 1963 gravaram o primeiro LP na gravadora Continental. Fizeram sucesso com as músicas “Gaiola de ouro” de Canário e Passarinho e “Eu, ela e o garçom” de José Ferreira e Canário. Em 1967 lançaram o LP “Cantando para o Brasil”. A dupla se consolidou como um dos principais nomes da música sertaneja de raiz. Já gravaram 2 CDs, 39 LPs, 9 compactos e 8 discos de 78 rpm. Cantaram também em discos e CDs mistos. A dupla, durante algum tempo, gravou seus programas em estúdio próprio para depois distribuir pelas rádios. Entre suas gravações destacam-se, “Folclore brasileiro”, “Herói vencido”, “Vá embora tristeza”, “Moreninha do Paraná”, “Filha de Maria”, Mulher do Juca”, “Os italianos”, “Não amo ninguém”, e outras. A dupla permanece junta se apresentando em eventos especiais. Além disso, Canário e Passarinho têm seus próprios programas de rádio.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.