
João Francisco
Amarildo Silva
Biel Neves
Rodrigo Santiago
Flavia Ventura
Grupo musical integrado originalmente por João Francisco (voz e violão), Amarildo Silva (voz) e Rodrigo Santiago (voz e violão), e mais tarde acrescido da participação de Flávia Ventura (voz e piano), cujo histórico remonta ao projeto “Cambada Mineira” (1998), que reuniu músicos mineiros residentes no Rio de Janeiro.
No ano de 1999 lançou seu primeiro CD intitulado “Cambada Mineira”, com a participação especial de Túlio Mourão, trazendo no repertório composições de autoria de seus componentes, entre as quais “Canto dos homens” (João Francisco), “Chão das Gerais” (Amarildo Silva, Chico Pereira e Marcelo Pacheco), “Foi assim” (João Francisco e Amarildo Silva), “Rios afluentes” (Amarildo Silva e Paulo George), “Velho violeiro” (Amarildo Silva e Paulo Perez) e “Viver a vida”, uma parceria de Amarildo Silva com o poeta Tanussi Cardoso, além de releitura de “Tudo que você podia ser” (Lô Borges e Márcio Borges), “Notícias do Brasil” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Teia de renda” (Milton Nascimento e Túlio Mourão). O disco foi apresentado por Túlio Mourão com as seguintes palavras:
“… Cambada Mineira é o nome desse grupo de músicos que misturam talento, amizade e música, companheirismo, fidelidade e emoção. O conjunto fez vários shows de lançamento do disco, com destaque para o Espaço das Artes (RJ), com a participação especial de Toninho Horta.
Segundo depoimento de Fernando Brant:
“A Cambada Mineira canta as tradições, a cultura e os costumes das gentes das montanhas”.
Em 2000 o grupo lançou o CD “Cambada mineira 2”, registrando “Viagem imaginária” (Heitor Brandão e Amarildo Silva), “São João Del Rey” (Flávia Ventura), “Degraus para as nuvens” (Johnny Maestro), “Conto de fada” (Rodrigo Santiago e Amarildo Silva), “Hálito de café” (João Francisco e Raul Miranda), “Mãe das pratas” (Rodrigo Santiago e Lucio Brandão), “Virgem sertão” (Amarildo Silva e Paulo Peres), “Vida de lavrador” (João Francisco e Wilhas Silva), “Os sonhos que eu quis” (Amarildo Silva, Chico Pereira e Marcelo Pacheco) e “Além da vida”, uma parceria de Rodrigo Santiago com o letrista e pesquisador de música rural Chico Pereira, entre outras. O show de lançamento do disco foi realizado na Lona Cultural João Bosco, no bairro de Vista Alegre, Zona Norte do Rio de Janeiro, com a participação do poeta e letrista Márcio Borges, que lançou, na ocasião, seu livro “Clube da Esquina”. No ano seguinte, em 2001, o grupo fez vários shows pelo Brasil lançando o CD.
Em 2002 foi integrada ao grupo a compositora, arranjadora e pianista Flávia Ventura, Nesse mesmo ano, o grupo lançou o CD “Cambada Mineira ao vivo” gravado no Teatro Nélson Rodrigues. O disco foi indicado para o “Prêmio Caras”, na categoria “Regional”. Constam do repertório as composições “Clube da esquina 1” e “Clube da esquina 2”, ambas de Milton Nascimento, Lô Borges e Marcio Borges, “Cambada” (João Francisco e Marcio Borges), “Um beijo bom” (João Francisco), “Navegador” (Amarildo Silva e Marcelo Dinis), “Nóis é Jeca mas é jóia” (Juraíldes da Cruz) e “Nordeste” (Amarildo Silva, Marcelo Pacheco e Chico Pereira).
Em 2004 lançou na casa Dandi Brasil o CD “Perfil – Cambada”, contendo as faixas inéditas “Meninas e generais” (Amarildo Silva e Flávia Ventura) e “Meu recado” (João Francisco, Amarildo Silva e Chico Pereira), ao lado de fonogramas retirados dos três CDs anteriores e do disco “Virgem Sertão Roseano”, como “Virgem Sertão” (Amarildo Silva e Paulo Peres), “Cambada” (João Francisco e Márcio Borges), “O sapo” (João Francisco), “Rios afluentes” (Amarildo Silva e Paulo George) e “São João Del Rey” (Flavia Ventura), entre outras. Nesse mesmo ano fez show de lançamento do disco nos espaços Dandi Brasil e Teatro ArteClara (RJ). Também em 2004, apresentou-se no Teatro Rival BR (RJ), em show que contou com a participação especial de Lô Borges e Márcio Borges.
Em 2006 lançou o CD “Meu recado”, produzido por Luis Filipe de Lima. O disco contou com a participação de Toninho Horta, Wagner Tiso, Zé Renato, Simone Guimarães, Victor Biglione, David Tygel, Gabriel Grossi, Márcio Montarroyos, Nikolás Krassick, Eduardo Neves, Robertinho Silva e Jamil Joanes. No repertório, destaque para as regravações de “Caçador de mim” (Magrão e Luiz Carlos Sá) e “Cachorro urubu” (Raul Seixas), além das faixas “Clube da Esquina 2” (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges), “Meu recado” (João Francisco, Amarildo Silva e Chico Pereira), “Conto de fada” (Rodrigo Santiago e Amarildo Silva), “Canção da América” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Cateretê”, “Cavaleiros do céu”, “Jequitinhonha”, “Resposta”, “Laranjeira” e “São João Del Rey” (Flávia Ventura) e “Saudade de Minas”, de João Francisco. O disco foi escolhido pela Revista JAZZ+ em enquete com 25 maiores críticos de música do país como o terceiro melhor álbum de MPB de 2006. No CD os integrantes do grupo também executaram seus respectivos instrumentos: João Francisco Neves (violão e voz), Amarildo Silva (voz) e Flávia Ventura (piano e voz).
No ano de 2009, em comemoração aos dez anos de carreira do grupo, lançou no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro, o CD “Urbana fanzine” com as faixas “Fragmentos de uma noite de chuva” (João Francisco e Rita Rios), “Presente” (Amarildo Silva e Chico Pereira), “Carta do exílio” (João Francisco, Rodrigo Santiago e Amarildo Silva), “Nova era glacial”, “Um talibã em Tora Bora”, “Dum dum” (João Francisco e Flávia Ventura), “Delícias da cidade”, “Planos”, “Tempo certo”, “Leo e Bel” e “Bicho do Mato”, além da faixa-título “Urbana fanzine”, de João Francisco e Amarildo Silva.
No ano de 2014 o grupo apresentou-se no Bar do Vovô, na Praça de Lumiar, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2015, o grupo, já com a formação de Amarildo Silva, Biel Neves e João Francisco, fez show no bar Godofrêdo, no bairro de Botafogo, na Zona Sul e reduto da música mineira no Rio de Janeiro
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª Ed. EAS Editora, 2014.
AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.