2.001
Nome do Grupo
Boato
Componentes

Cabelo

Léo Saad

Dado

Edson Menezes

Fernando Jacutinga

Celão

Justo

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de pop-rock formado na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1989. Integrado por Cabelo (voz), Léo Saad (guitarra), Dado (teclados), Edson Menezes (baixo), Fernando Jacutinga (bateria), Celão (percussão) e Justo (perfomance) inicialmente apresentou-se no evento “Expoesia” (dos alunos da PUC-Rio), organizada por Samuel Averbug. Em 1990, participou do projeto “Terças Feiras Poéticas”, na Faculdade da Cidade, mais precisamente após uma palestra de Heloísa Buarque de Hollanda sobre o tropicalismo. Mais tarde, a banda passou a se apresentar no “Pojeto CEP 20.000”, criado pelo poeta Chacal e apresentado no Espaço Cultural Sérgio Porto, zona sul do Rio. Sua formação inicial contava com Pedro Luís (atualmente no grupo Pedro Luís e A Parede), Alexandre Brasil, Carlos Motta e Márcio Romano. Também passaram pelo conjunto os músicos Alexandre Ferrera, André Montanha, Roberto Valente e Rodrigo Sebastian. Após muitas modificações, cristalizou-se a formação atual. De acordo com seus integrantes, suas influências vão de Chacrinha a Garrincha, Fela Kuti, Chaves, Trapalhões, Antônio Conselheiro, Chico Science, Chico Xavier, Baudelaire, repentistas, Darcy Ribeiro e todos os vendedores ambulantes. Com isso, pretende levar poesia e diversão para o maior número possível de pessoas. No ano de 1991, o curta-metragem “Boato: uma autodefinitude” recebeu o prêmio Tatu de Bronze no Festival de Cinema da Bahia. O grupo apresentou-se em várias casas noturnas do Rio de Janeiro, dividindo o palco com bandas e artistas da cidade, além de, desde 1998, se apresentar no tradicional carnaval do bairro boêmio carioca da Lapa. Além disso, o grupo abriu shows para artistas importantes como Jorge Benjor, em São Paulo, no Sesc Pompéia, e para a Blitz, no Circo Voador do Rio de Janeiro. Em 1998, lançou seu primeiro CD, “Abracadabra”, também editado no Japão. No ano 2000, juntamente com outros grupos, apresentou-se nas festividades do Reveillon 2000 de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Discografias
1998 Sony CD Abracadabra
Obras
Marginália pela paz (Rodrigo Cabelo, Beto Valente, André Montanha,Celão, Dado, Justo D'Ávila, Samuel Avebug/Boato)
Shows
Boato. Espaço Cultural Sérgio Porto. CEP 20.000, RJ,
Reveillon Copacabana, RJ.
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

CHACAL. Revista O Carioca. Rio de Janeiro. 1998.

CHAVES, Xico e CYNTRÃO, Sylvia. Da Pauliceia à Centopeia Desvairada – as Vanguardas e a MPB. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999.