
Caio Leite
Leonardo Marques
Ricardo Mastria
Kiko Bonato
Igor Thomaz
Pedro Vithor
William Tocalino
Felippe Pipeta
Banda instrumental de soul music surgida na cidade de São Paulo no ano de 2014.
Criada a partir dos integrantes Caio Leite e Leonardo Marques, logo após terem composto a trilha sonora do filme curta-metragem “Muito Além do Nada”. A dupla pesquisou músicas da fase “Blaxplotation”, movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970 (a palavra é uma fusão de black “negro” e explotaition “exploração”).
“Após a trilha ter sido finalizada, decidimos montar uma banda para tocar o que havíamos pesquisado”, afirmou Caio Leite.
Também passaram pela banda os músicos Mateus Melo (guitarra) e Luciano Khatib (percussão).
Em 2016 a banda lançou um EP (em vinil) com as faixas autorais “O Ronco do Cacuí” e “Tranca Rua”. No ano seguinte, em 2017, integrada por Caio Leite (baixo), Leonardo Marques (bateria), Ricardo Mastria (guitarra), Kiko Bonato (piano e teclado), Igor Thomaz (saxofone barítono), Pedro Vithor (saxofone tenor, flauta e arranjos), William Tocalino (trombone) e Felippe Pipeta (trompete), lançou o primeiro CD intitulado “Black Manta”, com produção executiva de Adriana Yuri. No disco, produzido pelos músicos da banda em parceria com Guilherme Chiappetta, contou com a participação especial do percussionista Buia Kalunga nas faixas “Mamabeat”, “Tocaia”, “Ybytu”, “Houdini”, “Le Mantra noir” e “Kaiú-Ubi”. Também foram inlcluídas as composições “Jazzmatazz”, “Fossa jazz”, “Bad white”, “7. 5511” e “Bombardino invisível”, sendo todas as 11 composições de autoria dos integrantes do banda. O show de lançamento ocorreu na Sala Adoniran Barbosa, no CCSP (Centro Cultural São Paulo). No ano seguinte, em 2018, a banda recebeu o cantor Taíde em um segundo show de lançamento do disco.
Em 2019 a banda recebeu como convidados Gérson King Combo, Hyldon e Carlos Dafé em show no teatro do SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Sobre este show registrou o jornalista Peu Araújo em matéria “A História Viva do Soul Brasileiro”, da Revista Trip, da qual destacamos o seguinte trecho alusivo à importância dos convidados:
“A impressão que se tem na coxia, no palco e nos bastidores é que a casa precisa estar arrumada para a chegada dos convidados: Esses três caras fizeram e fazem o que é a soul music e o funk brasileiro, com Tim Maia, com Cassiano, com Tony Bizarro, com Tony Tornado, com a Black Rio, com Os Diagonais, diz o baixista Caio Leite (Caio Di Giacomo Leite, 29 anos).”
No ano de 2024 a banda fez show Espaço Blue Note de São Paulo. Na ocasião, recebeu como convidado especial o cantor e compositor carioca Carlos Dafé. Neste mesmo ano a banda teve como convidado especial em seu show, no Teatro do Sesc Santo André, de São Paulo, o cantor e compositor Carlos Dafé.
ARAÚJO, Peu. A História Viva do Soul Brasileiro. Revista Trip: São Paulo, [s.n], 2019.