4.001
Nome do Grupo
Banda Mantiqueira
Componentes

Cássio Ferreira (sax tenor, sax soprano e flauta)
Celso de Almeida (bateria)Cleber Almeida (percussão)
Thiago Alves (contrabaixo)
François de Lima (trompete de válvulas)
Fred Prince (percussão)
Jarbas Barbosa (guitarra elétrica)
Josué dos Santos (sax tenor e flauta)
Nahor Gomes (trompete e flugelhorn)
Nailor Proveta (sax alto, clarinete, direção musical e arranjos)
Odésio Jericó (trompete e flugelhorn)
Ubaldo Versolato (sax barítono, flauta e piccolo)
Valdir Ferreira (trombone de vara)
Walmir Gil (trompete e flugelhorn)

Dados Históricos e Artísticos

Formada em São Paulo e integrada por Nailor Azevedo Proveta (sax alto, soprano e clarinete), Cacá Malaquias (sax tenor e flauta), Vitor Alcântara (sax tenor, soprano e flauta), Ubaldo Versolatto (sax barítono, flauta e picollo), François de Lima (trombone), Valdir Ferreira (trombone), Nahor Gomes (trompete e flugel), Odésio Jericó (trompete e flugel), Jarbas Barbosa (violão e guitarra), Edson José Alves (baixo elétrico), Wesley Lelo Izar (bateria), Fred Prince (percussão), Walmir Gil (trompete e flugel), a banda lançou o primeiro disco em 1998 “Aldeia”. Formada por 13 dos melhores músicos atuantes no cenário de gravações e concertos de São Paulo e do Brasil, a banda liderada pelo saxofonista e arranjador Naylor Proveta, renova com seus arranjos e interpretações a sonoridade das big bands brasileiras. O universo de Pixinguinha, João Bosco, Tom Jobim e outros grandes autores da música brasileira é revisitado e revigorado em arranjos, em exemplos como “Carinhoso”, “Linha de passe”, “Insensatez”. O repertório também traz composições originais, como “Cubango”, do contrabaixista e arranjador Edson José Alves, e duas composições de Proveta – “Aldeia” e “À procura”. A faixa “Aldeia” foi apontada pela crítica nacional e internacional como um dos melhores trabalhos instrumentais, tendo rendido ao grupo a indicação ao Grammy de 1998 na categoria Best Latin Jazz. Em 2000, lançaram o segundo CD, “Bixiga”, do qual se destacou a faixa-título, composição do líder, Proveta, além de músicas como “Prêt-à-porter de tafetá”, de João Bosco e Aldir Blanc, “Catavento e girassol”, de Guinga e Aldir Blanc, “Urubu malandro” de Louro e João de Barro, entre outras. O CD foi produzido por Rodolfo Stroeter e lançado pela gravadora Pau Brasil. Em 2001, a banda apresentou-se no projeto “A Era das Big Band no Brasil”, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. No ano 2002, a banda atuou no disco “Azul” da cantora e compositora Rosa Passos. Em 2003 a banda apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2017, lançou o álbum “Com alma”. Gravado no ano anterior, em São Paulo, o trabalho trouxe as faixas “Segura ele” (Pixinguinha e Benedito Lacerda), “Con Alma” (Dizzy Gillespie), “Desafinado” (Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça), “Stanats” (Moacir Romero), “Forrólins” (Cacá Malaquias) , Chorinho pro Calazans (Cacá Malaquias) e “De frente pro crime” (João Bosco e Aldir Blanc).

No mesmo ano, o álbum foi indicado ao 28º Prêmio da Música Brasileira na categoria INSTRUMENTAL GRUPO.

Em fevereiro de 2022 a Banda Mantiqueira iniciou a turnê “Banda Mantiqueira: trinta anos de estrada”, que percorreu o estado de São Paulo comemorando o tempo de atividade da big band.

 

 

Discografias
2016 Selo Sesc. CD . “Com alma”.
2000 CD Bixiga. Pau Brasil
1998 CD Aldeia. Pau Brasil
Obras
Aldeia (Proveta)
Bixiga (Proveta)
Cubango (Edson José Alves)
À procura (Proveta)
Shows
Banda Mantiqueira. Teatro Municipal do Rio de Janeiro, RJ.
Projeto A Era das Big Band no Brasil. Centro Cultural Banco do Brasil, RJ,