0.000
Contas Sociais
© Divulgação
Nome do Grupo
Bala Desejo
Componentes

Zé Ibarra

Lucas Nunes

Dora Morelenbaum

Julia Mestre

 

Dados Históricos e Artísticos

Bala Desejo é uma banda formada durante a pandemia do coronavírus, em 2020. O grupo começou quando os componentes Zé Ibarra, Lucas Nunes – ambos integrantes da Banda Dônica -, Dora Morelenbaum e Julia Mestre moraram juntos durante o período da pandemia em um apartamento em Copacabana. Antes, Dora participava do grupo vocal Zanzibar, Julia preparava trabalho solo e Zé Ibarra e Lucas Nunes produziam o segundo álbum da banda Dônica. Além da Banda Dônica, Lucas também participava da produção do álbum “Meu Coco”, de Caetano Veloso, lançado no final de 2021.

A banda se consolidou durante as lives de Teresa Cristina até que foi convidada para a edição cancelada do festival Coala em 2021, adiada para  setembro de 2022. Sem o Festival, a banda decidiu gravar um álbum, que veio a ser o “Sim, Sim, Sim”, lançado em janeiro de 2022. As músicas do álbum foram compostas pelos componentes em um sítio na cidade de Barbacena (MG), para onde viajaram juntos. O álbum foi lançado em duas partes (lados A e B), evocando os antigos LPs. “Sim Sim Sim” teve produção musical dos componentes da banda, coprodução de Ana Frango Elétrico e supervisão de Marcus Preto, produtor e diretor artístico de Gal Costa em trabalhos recentes.

Em setembro se apresentaram no Palco Sunset, do Rock in Rio abrindo o dia de shows no palco

Em novembro, cancelaram a apresentação no Nômade Festival, realizado em janeiro de 2023. A desistência aconteceu por causa de polêmica sobre a falta de artistas negros na abertura da cantora dos EUA Erykah Badu. A respeito do ocorrido,  a banda Bala Desejo emitiu o seguinte comunicado:

“Ontem fomos anunciados como uma das bandas de abertura do show de Erykah Badu em São Paulo.

“Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento.

“Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós.

“E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações e não concordamos com a ausência deles.

“Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias”.

Ainda em novembro de 2022, a banda ganhou o Grammy na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com o trabalho “Sim, Sim, Sim”.

Em janeiro de 2023, promoveram o Bala Baile Show: um baile no Circo Voador com participações de Maria Gadú, Sandra de Sá, Lucy Alves e Luciane Dom. Ainda em 2023 ganhou o prêmio na categoria Melhor Grupo de MPB na edição de 2023 do Prêmio da Música Brasileira.

Em 2024 encerraram  a turnê referente ao álbum “Sim, sim, sim”, iniciada dois anos antes. O último show aconteceu no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. Entre as músicas no repertório do show estiveram Dourado dourado (Dora Morelenbaum e Zé Ibarra), Caballero de la tierra (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra), “Essa confusão” (Dora Morelenbaum e Zé Ibarra), “Cronofagia (O peixe)”(Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra), “Como eu queria voltar” (Lucas Nunes, Zé Ibarra e Tom Veloso), Passarinha (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra), “Love love” (João Gil, José Gil e Julia Mestre), “Meu paraíso” (Julia Mestre, Lux Ferreira e Tomás Tróia) e “Lambe lambe”(Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes, Zé Ibarra e João Gil). A banda de apoio era formada por Alberto Continentino (baixo), Diogo Gomes (trompete), Jorge Continentino (sax tenor), Marlon Sette (trombone) e Pacato (percussão)

 

Discografias
2022 Coala Records Sim Sim Sim